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Reflexões sobre o estágio na formação do Pedagogo UEMG IV FÓRUM NACIONAL DE PEDAGOGIA Interlocuções entre formação, saberes e práticas Maria Marcia Sigrist.

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1 reflexões sobre o estágio na formação do Pedagogo UEMG IV FÓRUM NACIONAL DE PEDAGOGIA Interlocuções entre formação, saberes e práticas Maria Marcia Sigrist Malavasi FE/Unicamp

2 Reformulação do Curso de Pedagogia Lutas políticas e disputas de poder/ espaços Currículo mais amplo, flexível (ausência de pré-requisitos e disciplinas eletivas em qualquer unidade do campus)

3 Sólida formação teórica (formamos pedagogos e não técnicos) Pesquisa como eixo de formação Unidade teoria-prática estágios, as distintas práticas de formação, a carga horária do curso.

4 Duração: 4 anos integral e 5 anos noturno 3465horas/420 horas de estágio Disciplinas interdepartamentais(Seminários de Integração Curricular, Pesquisa e Prática Pedagógica, Atividades Livres)

5 ESTÁGIO SUPERVISIONADO: aspecto destacado de forma recorrente Dissertação de Mestrado: Luana Costa Almeida “Marcas de Formação nos egressos do Curso de Pedagogia/Unicamp”

6  Como os estágios estão articulados com a reformulação dos cursos de Pedagogia?  As novas propostas de estágio atendem as exigências da reformulação dos cursos de Pedagogia?  Os novos estágios conseguiram produzir transformação e melhoria na práxis de nossos estudantes?

7 :  Como as IES tem se organizado para atender e acompanhar os estudantes em seus campos de estágio?  Quais são as experiências realmente pioneiras e exitosas existentes no Brasil relacionadas aos estágios nos cursos de Pedagogia?

8 HISTÓRIA DA CONSTRUÇÃO DE UMA POLÍTICA DE ESTÁGIO PARA A FE A partir de 2007 organizaram-se GTs com representações de todos os departamentos e de estudantes Constituição de uma Comissão de Estágio com representantes de toda a comunidade acadêmica. Apresentação de uma proposta, aprovada em congregação (nov 2008)

9 HISTÓRIA DA CONSTRUÇÃO DE UMA POLÍTICA DE ESTÁGIO PARA A FE: Reuniões com representantes dos campos de estágio objetivando conhecer as expectativas dos mesmos acerca de nossos estudantes Encontros com supervisores de estágio dos campos objetivando conhecer suas necessidades Reuniões com representantes de redes, SAE, PRG para obtenção de recursos par viabilizar a proposta

10 CONSTRUÇÃO DE UMA POLÍTICA DE ESTÁGIO PARA A FE Ampliando os campos de estágio e induzindo projetos com ênfase no trabalho coletivo Grupos de estudantes nos projetos. Ex: “estágio guarda-chuva” Vinculando o supervisor à Instituição e integrando-o ao projeto (SAE, certificação, oferta de cursos,etc.

11 LIMITES Mais que a proposta em si, a ausência do exercício do trabalho coletivo docente, dificulta o desenvolvimento da política de estágio da FE Estágio na Pedagogia: ainda não se efetivou integralmente, diferentemente das demais licenciaturas onde há, inclusive, bolsas para os estagiários se locomoverem e compra de materiais para a escola

12 LIMITES Estágio para estudantes dos cursos noturnos PROPOSTA: Política pública que garanta aos estudantes de cursos noturnos, o desenvolvimento dos estágios através de uma parceria entre empregadores, IES e campo de estágio.

13 Como projetos autônomos, emancipatórios e coletivos podem conviver com uma política de avaliação classificatória e excludente que estreita currículos e trabalha para elevar índices tradutores de uma qualidade regida pelo viés mercadológico?


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