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O QUE É O SALÃO DO TURISMO – ROTEIROS DO BRASIL

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Apresentação em tema: "O QUE É O SALÃO DO TURISMO – ROTEIROS DO BRASIL"— Transcrição da apresentação:

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2 O QUE É O SALÃO DO TURISMO – ROTEIROS DO BRASIL
É uma estratégia de mobilização, promoção e comercialização dos roteiros turísticos desenvolvidos segundo as diretrizes e os princípios do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil.

3 OBJETIVOS Apresentar, promover e incentivar a comercialização dos roteiros turísticos, contribuindo para estruturá-los e qualificá-los; Fortalecer o processo de regionalização do turismo no país; Ampliar, fortalecer e renovar os canais de distribuição e comercialização dos roteiros turísticos; Estimular a percepção da relevância dos produtos associados ao turismo na formatação dos roteiros turísticos; Institucionalizar e ampliar a integração e cooperação entre as Unidades da Federação, regiões turísticas e os setores público e privado; Disseminar e compartilhar informações, experiências e conhecimentos sobre a regionalização do turismo e outros temas relacionados ao setor.

4 EXPECTATIVA DE PÚBLICO
O SALÃO ESPERA RECEBER MAIS DE 100 MIL VISITANTES, ENTRE: Gestores públicos Micro e pequenos empreendedores Profissionais do setor Operadores e agentes de viagem Profissionais da imprensa Pesquisadores Professores Estudantes Público em geral

5 GESTÃO DO SALÃO DO TURISMO
MINISTÉRIO DO TURISMO SECRETARIA EXECUTIVA SECRETARIA NACIONAL DE PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO EMBRATUR SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICAS DE TURISMO Negociação, organização e implementação Relações públicas / comunicação Orientações e critérios para mobilização e participação Coordenação Geral (DEAOT)* Coordenação Executiva (CGIN)* Grupo de Comunicação Abertura do Salão do Turismo, estratégias de mobilização, divulgação, press trip, etc. PARCEIROS Grupos de Trabalho Exposição Rodada de Negócios Núcleo de Conhecimento Missões Promocionais Captação de Patrocínios Públicos Feira de Roteiros Turísticos Vitrine Brasil (Produção Associada) Área de Comercialização Gastronomia Mercado da Agricultura Familiar Manifestações Artísticas Mostra de Artesanato Agentes operadores X operadoras internacionais Agricultura Familiar Artesanato Debates Pesquisa Caravana Brasil Press Trip A mobilização e a organização do Salão do Turismo ocorrem simultaneamente à estruturação dos roteiros turísticos no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil, assim como ações de apoio ao desenvolvimento das regiões turísticas. Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil Comunicação externa com parceiros – Trabalho integrado internamente MTur Comunicação e Tomada de decisão interna Comunicação Externa *DEAOT = Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico *CGIN = Coordenação Geral de Informações

6 ONDE E QUANDO Parque Anhembi - São Paulo - SP De 18 a 22 de junho 2008 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Cerimônia de abertura: quarta-feira, 18 de junho - 11h Quarta-feira (18) a Sexta-feira (20): das 14h às 20h Sábado (21) e Domingo (22): das 10h às 20h ORGANIZADORA OFICIAL Alcântara Machado Feiras de Negócios Ltda

7 ESTRUTURA DO EVENTO EM 2008 NÚCLEO DE CONHECIMENTO RODADA DE NEGÓCIOS
FEIRA DE ROTEIROS TURÍSTICOS RODADA DE NEGÓCIOS Nacional Internacional MISSÕES PROMOCIONAIS Caravana Brasil Press Trip VITRINE BRASIL Lojas de Artesanato Área de Gastronomia Espaço Saber Fazer Exposição de Jóias Armazém Agricultura da Familiar Manifestações Artísticas ÁREA DE COMERCIALIZAÇÃO

8 BALCÃO DE COMERCIALIZAÇÃO ÁREA DE COMERCIALIZAÇÃO
O QUE MUDA PARA O SALÃO DO TURISMO 2008 Edição de 2006 Edição de 2008 BALCÃO DE COMERCIALIZAÇÃO ÁREA DE COMERCIALIZAÇÃO Espaço de 1.026m² Ocupado por agências de viagens e operadoras turísticas para venda de roteiros para o público visitante, a preços e condições especiais Espaço de no mínimo mil m² Área sob responsabilidade da Organizadora de Eventos Licitada Comercialização de produtos e serviços prestados pelos associados das entidades do Conselho Nacional de Turismo, além de outros que sejam de interesse dos Roteiros Turísticos (Conceito estabelecido pelo MTur) MOSTRA GASTRONÔMICA ÁREA DE GASTRONOMIA Espaço de m²

9 RESULTADOS DAS EDIÇÕES 2005 / 2006
GERAL Item 2005 2006 Área do evento Público 108,6 mil 109,4 mil Movimentação na cidade de São Paulo por ocasião do Salão do Turismo R$ 20,7 milhões R$ 25,9 milhões (parcial) FEIRA DE ROTEIROS TURÍSTICOS Item 2005 2006 Roteiros 451 396 (87 com foco no padrão de qualidade internacional, 474 municípios) Regiões 134 149 Municípios 959 1.027

10 RESULTADOS DAS EDIÇÕES 2005 / 2006
VITRINE BRASIL: Mostra de Artesanato (Casas do Brasil) Item 2005 2006 Peças comercializadas 24 mil 30,9 mil Valor total em vendas R$ 212 mil R$ 473,2 mil VITRINE BRASIL: Mercado de Agricultura Familiar Item 2005 2006 Valor total em vendas R$ 130 mil R$ 120,4 mil VITRINE BRASIL: Mostra Gastronômica Item 2005 2006 Pratos comercializados 60 mil (degustações) 53,4 mil (pratos) Valor cobrado por prato R$ 2 Pratos R$ 3 e doces R$ 2 Valor total em vendas R$ 108 mil R$ 152,2 mil VITRINE BRASIL: Manifestações Artísticas Item 2005 2006 Número de apresentações 78 90 (sendo 77 no evento e 13 no Sesc/SP) Número de artistas 733 1009

11 RESULTADOS DAS EDIÇÕES 2005 / 2006
RODADAS DE NEGÓCIOS Item 2005 2006 Valor total de expectativa de negócios para as Rodadas de Negócios R$ 74,6 milhões (projeção para 24 meses) R$ 135,4 milhões (projeção para 24 meses) BALCÃO DE COMERCIALIZAÇÃO (novidade do Salão 2006) Item 2006 Consultas sobre roteiros turísticos 1.328 clientes cadastrados Pacotes turísticos vendidos 120 (301 passageiros) Negócios efetivados no período do evento R$ 350 mil Expectativa de negócios nas primeiras semanas após o evento R$ 150 mil Roteiros mais comercializados Natal, Maceió, Porto Seguro, Fernando de Noronha e Fortaleza

12 RESULTADOS DAS EDIÇÕES 2005 / 2006
NÚCLEO DO CONHECIMENTO Item 2005 2006 Participantes 43 operadores da América do Sul (10 argentinos, 23 chilenos e 10 peruanos) 66 participantes, sendo 60 operadores internacionais dos seguintes países: Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Peru, Colômbia e Equador MISSÕES PROMOCIONAIS PRESS TRIP 2005 2006 Público 5 mil 8 mil Palestras 45 57 Palestrantes nacionais 108 134 Palestrantes internacionais 3 CARAVANA BRASIL 2005 2006 Convidados nacionais 19 jornalistas, de 15 Unidades da Federação 22 jornalistas, de 17 Unidades da Federação Convidados internacionais 25 jornalistas, de 08 países 06 jornalistas, de 05 países

13 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
JAN FEV MAR ABR MAI JUN OUT NOV DEZ 2007 JUL AGO 2008 ATIVIDADE DATA / PRAZO FINAL Elaboração do Projeto Básico e Briefing para o Edital de Concorrência Out. a dez. 2007 Reuniões internas de planejamento do Salão do Turismo Desde out. 2007 Sessão de abertura do Edital de Concorrência 12 de fevereiro Publicação no Diário Oficial da União do resultado da Concorrência 11 de março Reunião com os interlocutores do Salão do Turismo 25 de fevereiro UFs: Envio da Ficha do Roteiro Turístico para o Encontro de Conhecimento 06 de março Seminário de Segmentação durante o 29º Encontro de Comercial Braztoa 26 de março Encontro de Conhecimento durante o 29º Encontro Comercial Braztoa 28 de março

14 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
DATA / PRAZO FINAL UFs: Envio da indicação dos pratos e bebidas típicas para a Área de Gastronomia 28 de março UFs: Envio da indicação dos empreendimentos para o Armazém da Agricultura Familiar MTur: envio da relação de projetos apoiados pelo MTur para subsidiar indicação do artesão para o Espaço Saber Fazer 31 de março UFs: Indicação da Entidade selecionada para a Vitrine Brasil 15 de abril UFs: Envio da indicação das regiões e roteiros turísticos para a Feira de Roteiros Turísticos e para a Área de Comercialização 18 de abril UFs: Envio da indicação da(s) Manifestação(ões) Artística(s) para apresentação na Mostra Entidade indicada pela UF para Vitrine Brasil: envio da indicação do nome do(a) artesão(ã) para Agenda de Revezamento do Espaço Saber Fazer 23 de abril Entidade indicada pela UF para Vitrine Brasil: envio da Ficha de Inscrição do(a) artesão(ã) para Espaço Saber Fazer Lançamento Oficial do evento para imprensa Abril Reunião com os interlocutores do Salão do Turismo - em Brasília - local a definir 06 de maio Salão do Turismo - Roteiros do Brasil 18 a 22 de junho

15 CONTATOS DEPARTAMENTO DE ESTRUTURAÇÃO, ARTICULAÇÃO E ORDENAMENTO TURÍSTICO COORDENAÇÃO-GERAL DO SALÃO DO TURISMO Fone: (61) COORDENAÇÃO-EXECUTIVA DO SALÃO DO TURISMO Ministério do Turismo - Esplanada dos Ministérios - Bloco U - 2 º andar - Sala 235 Brasília/DF - CEP – 900 Isabel Barnasque Fone: (61) Fax: (61) ALCÂNTARA MACHADO FEIRAS DE NEGÓCIOS LTDA Lawrence Reinisch Telefone: (11) Fax: (11)


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