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Economia da Educação Pedro Telhado Pereira. Os trabalhadores portugueses apresentam uma baixa instrução.

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Apresentação em tema: "Economia da Educação Pedro Telhado Pereira. Os trabalhadores portugueses apresentam uma baixa instrução."— Transcrição da apresentação:

1 Economia da Educação Pedro Telhado Pereira

2 Os trabalhadores portugueses apresentam uma baixa instrução

3 As populações mais jovens não estavam a recuperar a um bom ritmo População com o Secundário Completo (1999), por grupos de idade País25-6425-3435-4445-5455-64 Espanha3555412513 Grécia5071584224 Irlanda5167564131 Itália4255503721 Portugal2130211511

4  Todos os países, com excepção de Portugal, apresentam um crescimento de mais de 30% entre a geração dos 55-64 e a dos 25-34  Portugal apresenta um crescimento de menos de 20%

5 Passados quase dez anos em 2008 População com o Secundário Completo (2008), por grupos de idade País25-6425-3435-4445-5455-64 Espanha5165574529 Grécia6175695639 Irlanda6985756245 Itália5369574935 Portugal2847292013

6 Portugal em 2008 já tinha ultrapassado os 30% de diferença  No entanto menos de metade da geração mais jovem (25-34) tem o secundário completo.  Os valores apresentados por esta geração são semelhantes aos das gerações 20 anos mais velhas nos países comparados.

7 Em 2010 Age group 25-6425-3435-4445-5455-64 Greece6579726244 Ireland7387806750 Italy5571595138 Portugal3252342216 Spain5365604832 OECD average 7482787262 EU21 average 7583807364 Population that has attained at least upper secondary education1 (2010) Percentage, by age group

8 Portugal em 2010  Já mais de metade da geração mais jovem (25-34) tem o secundário completo.  No entanto, os valores apresentados por esta geração continuam a ser semelhantes aos das gerações 20 anos mais velhas nos países comparados.

9 A1 Table A1.2a. Percentage of the population that has attained at least upper secondary education, by age group (2011) Version 1 - Last updated: 24-Jun-2013 This document and any map included herein are without prejudice to the status of or sovereignty over any territory, to the delimitation of international frontiers and boundaries and to the name of any territory, city or area. Table A1.2a. Percentage of the population that has attained at least upper secondary education, by age group (2011) Notes Age group 25-6430-3425-3435-4445-5455-64 (1)(2)(3)(4)(5)(6) OECD Greece 677880746447 Ireland 738685806852 Italy 566971605240 Portugal 355256392418 Spain 546665615034 OECD average 7582 787364 EU21 average 7684 807565

10 Table A1.2a. Percentage of adults who have attained at least upper secondary education, by age group (2012) Notes Age group 25-6425-3430-3435-4445-5455-64(6)-(3) (1)(3)(2)(4)(5)(6) OECD Greece 68838174655033 Ireland 7586 80705531 Italy 57727062534229 Portugal 38585543272038 Spain 55646562513529 OECD average 7582 79736418 EU21 average 7784 81756618

11 No Ensino Superior em 2008 População com o Ensino Superior Completo (2008), por grupos de idade País25-6425-3435-4445-5455-64 Espanha2939332416 Grécia2328272215 Irlanda3445372719 Itália1420151210 Portugal142315108

12 Para a geração mais nova, a Itália está pior  No entanto, Portugal ainda está muito abaixo dos outros países com os quais comparamos

13 No Superior em 2010 Tertiary-type B education Tertiary-type A and advanced research programmes Total tertiary education 25 - 64 25- 34 35- 44 45- 54 55- 64 25 - 64 25 - 34 35 - 44 45 - 54 55 - 64 25-64 25 - 34 35 - 44 45 - 54 55 - 64 25-64 in thousan ds Greece711863172018171325312723171510 Ireland1618 131022302417123748423021885 Italynnn1n142015121015211612114955 Portugal x( 11 ) x(1 2) x(1 3) x(1 4) x(1 5) 152516109152516109919 Spain912 74212724191431393526188116 OECD average 10111210822282419163138332823 210 281 EU21 average 910119820272117142835302520

14 Para a geração mais nova, a Itália continua pior  E Portugal vai-se aproximando lentamente dos outros países com os quais comparamos

15 Table A1.3a. Percentage of the population that has attained tertiary education, by type of programme and age group (2011) Tertiary-type B education Tertiary-type A and advanced research programmes Total tertiary 25- 64 30- 34 25- 34 35- 44 45- 54 55- 64 25- 64 30- 34 25- 34 35- 44 45- 54 55- 64 25- 64 30- 34 25- 34 35- 44 45- 54 55-64 25-64 in thousand s (1)(2)(3)(4)(5)(6)(7)(8)(9)(10)(11)(12) (13 ) (14 ) (15)(16)(17)(18)(19) OECD Greece 89129631820211918152629332824191.601 Ireland 151816181310233231261813384947433123904 Italy n n n n n n1520211611 1520211711 5.019 Portugal x(7)x(8)x(9) x(10 ) x(11 ) x(12 )1726271911 1726271911 1.027 Spain 91312 742227 2520153241393727198.350 OECD average 10 111082330 2519173239 342824 OECD total (in thousands) 215.988 EU21 average 9991098212928231815293736312521

16 Table A1.3a. Percentage of adults who have attained tertiary education, by type of programme and age group (2012) Notes Tertiary-type B Tertiary-type A or advanced research programmes Total tertiary 25-6430-3425-3435-4445-5455-6425-6430-3425-3435-4445-5455-64 25- 64 30- 34 25-3435-4445-5455-64 25-64 (in thousands) (1)(2)(3)(4)(5)(6)(7)(8)(9)(10)(11)(12)(13)(14)(15)(16)(17)(18)(19) Greece 911138851820211916152731352724201.641 Ireland 1518161813102533 281915405149463225965 Italy n n n n n n1521221712111622 1712115.272 Portugal x(7)x(8)x(9)x(10)x(11)x(12)1927282014111927282014111.095 Spain 1013 12842327 2015324039 28198.508 OECD average 10 11109243130262017324039352924 OECD total (in thousands) 222.074 EU21 average 99910 8223029241815303837332622

17 Justifica-se estudar o investimento em Educação?  A educação como um investimento? Redução do consumo presente Aumento do consumo futuro Risco  A educação como capital humano? Aumenta a produtividade

18 Diferença importante do capital humano  O capital humano pertence ao indivíduo que o possui, podendo só ser “alugado” por períodos limitados no tempo.  Não existe de compra do capital humano, o que equivaleria à escravatura.  Esta diferença faz com que as empresas tenham pequeno incentivo em investir em capital humano.

19 Suponha que uma empresa paga os estudos a um seu funcionário  Ao terminar os seus estudos o funcionário produz mais, mas não pode receber todo o aumento de “produto” porque parte tem que ser retido pela empresa para cobrir os custos de investimento.  O funcionário pode mudar-se para outra empresa onde receberá mais…

20 Mas será que a educação leva a maiores salários? Vejamos o caso de Portugal

21 Salários em Portugal por graus de Educação e Idade

22 Leitura do gráfico anterior  A educação aumenta os salários  As pessoas mais velhas têm salários mais elevados  O salário depende do grau de educação e da idade (experiência)

23 Como será o perfil de salários?

24 Estudo da decisão de continuar os estudos – Análise Custo-Benefício CUSTOS  Custos adicionais que irá incorrer por continuar a estudar Livros escolares Propinas Diferencial de custos por se ter que deslocar para o local de estudo … Benefícios  Diferencial de salários devido ao aumento de capital humano  Outros que iremos ver mais tarde

25 Temos 2 perfis

26 Como comparar estes 2 perfis?  Temos que perceber € 1000 hoje não é o mesmo do que € 1000 daqui um ano Se tiver € 1000 hoje posso aplicá-lo e receber juros e daqui a um ano tenho € 1000 + taxa de juro X € 1000 = = ( 1 + taxa de juro ) X € 1000 Se tiver € 1000 hoje posso gastá-lo já, daqui a um ano posso não estar em condições de o fazer …

27 Assim  No presente  € 1000 daqui a um ano vale € 1000 a dividir por (1+r) onde r é a taxa de desconto.  € 1000 daqui a dois anos vale € 1000 a dividir por (1+r) ao quadrado.  € 1000 daqui a n anos vale € 1000 a dividir por (1+r) elevado a n.

28 Voltemos aos perfis de salários

29 Façamos a diferença entre os dois perfis e adicionemos os custos adicionais

30 Temos que achar o valor presente  para uma dada taxa de desconto

31 Como tomar a decisão  Se a expressão anterior for positiva deve continuar a educação.  Se a expressão anterior for negativa não deve continuar a educação.

32 Um exemplo com dois períodos  Salário sem Educação – 500  Salário com Educação – 2000  Custo das propinas – 1000  Custos dos livros – 100  Taxa de desconto – 5%  Qual a decisão?

33 Ou podemos calcular a taxa interna de rendibilidade ou seja a taxa r que satisfaz a seguinte relação

34 Como tomar a decisão  Se a rendibilidade for suficientemente elevada então deve continuar a educação.

35 Calcule a taxa para o exemplo  Use uma folha de Excel

36 Que método usar  Os métodos dão ordenações diferentes para educações de diferente tempo de estudo.  O segundo método aceita a hipótese que se consegue aplicar o dinheiro à taxa de rendibilidade da educação  O método do valor presente parece ser o mais adequado, mas…

37 Como calcular a rendibilidade:  Pensemos que a decisão é de estudar mais um ano  A pessoa vive um tempo infinito  Ganha S1 com mais um ano de educação e S0 no momento actual  Não existem custos adicionais

38 Temos dois fluxos de salários  Sem educação

39  Com educação

40 São iguais quando

41 O que os economistas calculam

42 Na próxima aula vamos “enriquecer” este modelo  Pensando nos custos  Pensando nos benefícios  Pensando na rendibilidade social  ….


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