A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Redes de Conhecimento: uma contribuição para o conceito de informação corporativa Maria Inês Tomaél.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Redes de Conhecimento: uma contribuição para o conceito de informação corporativa Maria Inês Tomaél."— Transcrição da apresentação:

1 Redes de Conhecimento: uma contribuição para o conceito de informação corporativa
Maria Inês Tomaél

2 Contexto Organizacional
O relacionamento intra e interorganizacional, visando a cooperação, é, atualmente, o coração da nova forma organizacional – em rede. JARVENPAA; TANRIVERDI

3 Contexto Organizacional
O relacionamento intra e interorganizacional, visando a cooperação, é, atualmente, o coração da nova forma organizacional – em rede. JARVENPAA; TANRIVERDI Informação Conhecimento R E D E S

4 O todo é maior do que a soma das partes.
R E D E S TECIDO Fios isolados Ligações A compreensão da rede só ocorre com o entendimento das ligações recíprocas. Não se pode vislumbrar as redes por uma de suas partes, mas apenas pelo seu todo. O todo é maior do que a soma das partes.

5 As unidades que integram a rede, formando um todo, são responsáveis pelo compartilhamento da informação na rede. As relações que mantêm são tão imbricadas que, na maior parte das vezes, é difícil precisar como começou ou com quem.

6 Construtos ... Informação Conhecimento REDES DE CONHECIMENTO

7 REDES DE CONHECIMENTO Junção de pessoas e/ou organizações que compartilham informações e constroem conhecimentos por meio de suas interações.

8 REDES REDES DE CONHECIMENTO SÃO REDES SOCIAIS
E redes sociais compreendem um conjunto de participantes autônomos, unindo idéias e recursos em torno de valores e interesses compartilhados. Marteleto

9 VANTAGENS DAS REDES DE CONHECIMENTO
enfatizam a criação de valores comuns por todos os seus membros, movimentam-se por meio do compartilhamento da informação, visando a reunião e a criação de novos conhecimentos; Creech e Willard

10 VANTAGENS DAS REDES DE CONHECIMENTO
fortalecem a capacidade de pesquisa e de comunicação em todos os membros na rede; Creech e Willard

11 VANTAGENS DAS REDES DE CONHECIMENTO
identificam e implementam estratégias que exigem maior empenho dos responsáveis na tomada de decisões, isso porque movimentam o conhecimento nas redes dentro de políticas e práticas adotadas pelos participantes. Creech e Willard

12 TIPOS DE REDES DE CONHECIMENTO
Internas de Gestão do conhecimento Desenvolvem-se através do mapeamento do conhecimento dos especialistas, combinado com a criação de ambientes apropriados para compartilhá-lo.

13 TIPOS DE REDES DE CONHECIMENTO
Alianças Estratégicas Arranjos intencionais, que ocorrem no setor privado, entre organizações que têm interesses comuns, e que permitem que as firmas ganhem vantagem competitiva.

14 TIPOS DE REDES DE CONHECIMENTO
Comunidades de Práticas Constituída para a conversação e a troca de informação, que possibilita o desenvolvimento de novas idéias e processos. Atraem indivíduos que estão dispostos a compartilhar sua expertise.

15 TIPOS DE REDES DE CONHECIMENTO
Conhecimento Virtual São mais proeminentes em setores baseados em ciência e tecnologia. Reúnem transeuntes que delineiam provisoriamente seu contorno, são laterais e sua estrutura organizacional é mediada por computador.

16 TIPOS DE REDES DE CONHECIMENTO
Aprendizagem Profissional Constroem a base individual de uma determinada habilidade. A transferência do conhecimento nessas redes é espontânea e contínua, e decorre naturalmente do trabalho e do apoio mútuo. Seu foco converge na melhoria da habilidade e perícia dos membros da rede.

17 TIPOS DE REDES DE CONHECIMENTO
Melhores Práticas São caracterizadas pelo seu direcionamento múltiplo; cada membro e cada unidade pode em princípio, aprender com todos os outros. Essa rede concentra seus esforços na eficiência organizacional e na reutilização do conhecimento existente.

18 TIPOS DE REDES DE CONHECIMENTO
Oportunidade de Negócios São formadas por grupos de indivíduos genuinamente interessados em criar um novo produto ou serviço. Essas redes quebram regras organizacionais e abrem novas perspectivas de negócios.

19 REDES

20 REDES = COOPERAÇÃO Reúnem uma diversidade de propriedades em uma única capacidade, procurando melhores resultados, investindo tempo e energia em busca de novas oportunidades, subsidiando o processo de inteligência estratégica e a geração de novos conhecimentos.

21 Maria Inês Tomaél


Carregar ppt "Redes de Conhecimento: uma contribuição para o conceito de informação corporativa Maria Inês Tomaél."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google