A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ensino de Ciências e Cidadania CTSA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ensino de Ciências e Cidadania CTSA"— Transcrição da apresentação:

1 Ensino de Ciências e Cidadania CTSA
Equipe CNT - Diretoria de ensino região BAURU rosimeire frança – biologia silvia fernandes - Química Prescila debiase - ciências rafael plana - física 19/03/2012

2 – fortalecer a ideia da área de CNT; – problematizar dificuldades;
1º Encontro de CNT 19/03/2012 Objetivos: – fortalecer a ideia da área de CNT; – problematizar dificuldades; – buscar soluções; – desenvolvimento profissional.

3 O MUNDO EM TRANSFORMAÇÃO
VÍDEO O MUNDO EM TRANSFORMAÇÃO Mundoemtransformacao-FILME.avi

4 CTSA

5 A importância da Educação Científica na Sociedade Atual Cachapuz 2005

6 Que razões podemos avaliar sobre a necessidade de uma educação científica para todos os cidadãos?

7 “Num mundo repleto pelos produtos da indagação científica, a alfabetização científica converteu-se numa necessidade para todos: todos necessitamos utilizar a informação científica para realizar opções que nos deparam a cada dia; todos necessitamos ser capazes de participar em discussões públicas sobre assuntos importantes que se relacionam com a ciência e com a tecnologia; e todos merecemos compartilhar a emoção e a realização pessoal que pode produzir a compreensão do mundo natural”. Jornal National Science Education Standards, previsto pelo National Research Council (Conselho Nacional de Pesquisa 1996)

8 Mas qual deveria ser esse currículo científico básico para todos os cidadãos? Marco (2000)
A.C. Prática utiliza os conhecimentos na vida diária com o fim de melhorar as condições de vida, o conhecimento de nós mesmos, etc; A.C. Cívica para que todas as pessoas possam intervir socialmente com critério científico em decisões políticas; A.C. Cultural relacionada com os níveis da natureza da ciência, com o significado da ciência e da tecnologia e a sua incidência na configuração social.

9 A presença das Ciências da Natureza na sociedade contemporânea
As Ciências da Natureza estão presentes na cultura e na vida em sociedade, na investigação dos materiais, das substâncias, das técnicas, da vida e do cosmo. A ciência e as tecnologias na produção de conhecimentos, bens e serviços fazem da alfabetização científico-tecnológica uma condição de cidadania. Na educação de base os jovens devem se preparar para se expressar com as linguagens da ciência, desenvolver visão de mundo científico e fazer uso prático de seus conhecimentos.

10 Ciências nos Referenciais Curriculares Nacionais
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional envolve as ciências ao demandar o domínio “das formas contemporâneas de linguagem” ou “dos princípios científico-tecnológicos que presidem a produção moderna”. Esse desenvolvimento da cultura científica está mais explicitado nas Diretrizes Curriculares Nacionais e mais detalhado ainda na Matriz de Competências do Exame Nacional do Ensino Médio.

11 Sobre o Método para conduzir o ensino de Ciências da Natureza
Atividades com participação ativa dos alunos, demandando consulta e cooperação com seus colegas, assim como tomada de posição. Temáticas que dialoguem com o contexto da escola e com a realidade do aluno, antecedendo as que transcendem seu universo vivencial. Linguagens e níveis de complexidade compatíveis com a maturidade esperável da faixa etária de cada série. Observações que não se limitem a experiências demonstrativas ou laboratoriais, mas envolvam percepções do mundo real, com a participação e o registro feito pelos alunos. Utilização dos cadernos de alunos e de professor, compatível com lançar mão de diferentes livros didáticos, assim como de textos para-didáticos e vídeos.

12 O QUE ENVOLVE UM Novo método científico?
Problema Hipótese de trabalho Desenho experimental Fase experimental Análise e interpretação dos dados Conclusão Novos problemas

13 Ciência e Tecnologia no vocabulário do dia-a-dia
DNA H20. Laser Informações nutricionais dos alimentos AQUECIMENTO GLOBAL DESMATAMENTO

14 Relação Ciência/Tecnologia/Sociedade

15 Ciência PRODUTO PROCESSO MERCADO

16 Evolução dos objetivos do ensino de Ciências
Situação Internacional 1950 Guerra Fria 1970 Guerra tecnológica 2000 Globalização problemas ambientais Situação no Brasil Leis LDB 4024/61 LDB 5692/71 LDB 9394/96 Situação educacional Escola pública para elite Ampliação da escola pública para o cidadão Educação para o cidadão trabalhador. Ensino de Ciências Ciência Neutra Ciência processo Ciência Construção social

17 FOTOSSÍNTESE

18 CTS O objetivo central do ensino de CTS na educação básica é promover a educação científica e tecnológica dos cidadãos, auxiliando o aluno a construir conhecimentos, habilidades e valores necessários para tomar decisões responsáveis sobre questões de ciência e tecnologia na sociedade e atuar na solução de tais questões (Aikenhead, 1994; Santos & Mortimer, 2000; Santos & Schnetzler, 1997; Solomon, 1993; Teixeira, 2003; Yager, 1990).

19 Segundo Roberts (1991), currículos de ciências com ênfase em CTS são aqueles que tratam das inter-relações entre explicação científica, planejamento tecnológico, solução de problemas e tomada de decisão sobre temas práticos de importância social.

20 Assim, uma proposta curricular de CTS pode ser vista como uma integração entre educação científica, tecnológica e social (Figura 3), em que os conteúdos científicos e tecnológicos são estudados juntamente com a discussão de seus aspectos históricos, éticos, políticos e socioeconômicos (López e Cerezo, 1996).

21

22 Ensinar ciência significa, portanto, ensinar a ler sua linguagem, compreendendo sua estrutura sintática e discursiva, o significado de seu vocabulário, interpretando suas fórmulas, esquemas, gráficos, diagramas, tabelas etc. Além disso, Newton, Driver e Osborne (1999) consideram que o ensino de ciências deve ajudar o aluno a construir um argumento científico, o qual é diferente da argumentação do senso comum.

23 Como demonstram Osborne, Erduran e Monk (2001), a linguagem escolar geralmente é fundamentada mais em argumentos de autoridade do que em justificativas assentadas em valores científicos, e, dessa forma, o ensino de ciências deveria dar maior atenção ao desenvolvimento da argumentação científica.

24 Ocorre que a escola tradicionalmente não vem ensinando os alunos a fazer a leitura da linguagem científica e muito menos a fazer uso da argumentação científica.

25 O ensino de ciências tem-se limitado a um processo de memorização de vocábulos, de sistemas classificatórios e de fórmulas por meio de estratégias didáticas em que os estudantes aprendem os termos científicos, mas não são capazes de extrair o significado de sua linguagem.

26 Superação das visões deformadas da ciência e da tecnologia: Um requisito essencial para a renovação da educação científica. Começamos por uma informação criticada por equipes de docentes implicados em um esforço de clarificação e por uma abundante literatura sobre a educação científica: - A transmissão de uma visão descontextualizada, socialmente neutra que esquece dimensões essenciais da atividade científica e tecnológica, como o seu impacto no meio natural e social, ou os interesses e influências da sociedade no seu desenvolvimento (Hodson, 1994).

27 Ignora-se, porém, as complexas relações CTS, Ciência-Tecnologia-Sociedade, ou melhor CTSA, agregando o A de Ambiente para chamar a atenção sobre os graves problemas de degradação do meio que afetam a totalidade do planeta. Este comportamento descontextualizado comporta, muito em particular, uma falta de clarificação das relações entre a ciência e a tecnologia.

28 As propostas de incorporação da dimensão CTSA têm o objetivo de promover a necessária contextualização da atividade científica, discutindo a relevância dos problemas abordados, estudando as suas aplicações e possíveis repercussões (pondo ênfase na tomada de decisões), mas afastando outros aspectos chaves do que supõe a tecnologia: a análise meios-fins, o desenho e a realização de protótipos (com a resolução de inúmeros problemas práticos), a utilização dos processos de produção, a análise risco-custo-benefício, a introdução de melhorias sugeridas pelo uso, ou seja, tudo o que supõe a realização prática e o manuseamento real dos produtos tecnológicos de que depende a nossa vida diária.

29 De fato, os referênciais mais frequentes das relações CTSA que incluem a maioria dos textos escolares de ciências reduzem-se à enumeração de algumas aplicações dos conhecimentos científicos (Solbes e Vilches, 1997), caindo assim numa exaltação simplista da ciência como fator absoluto de progresso.

30 A recuperação desses processos históricos e de relações Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA), sem deixar de lado os problemas que protagonizam um papel central no questionamento de dogmatismos e na defesa da liberdade de investigação e pensamento, pode contribuir para devolver à aprendizagem das ciências a vitalidade e relevância do próprio desenvolvimento científico.

31 Os debates sobre heliocentrismo, o evolucionismo, a síntese orgânica, a origem da vida,...constituem exemplos relevantes (Cachapuz et al 2005).

32 SUGESTÃO PARA A LEITURA DOS Livros:
A necessária renovação do ensino de Ciências – Acervo biblioteca do professor A aprendizagem e o ensino de ciências – do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Autores: Juan Ignacio Pozo e Miguel Ángel Gómes Crespo

33 Livro verde – EM em Rede – 2005 – Artigos de divulgação científica
↓↓↓ A área de CNT deve reler e pensar em como utilizar.

34 BIBLIOGRAfia - Wilson Luiz Pereira dos Santos – Revista Brasileira de Educação - Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. - Maura Ventura Chinelli et all - Epistemologia em sala de aula: a natureza da ciência e da atividade científica na prática profissional de professores de ciências. - Cachapuz, A. et al 2005 – Livro: A necessária renovação do Ensino de Ciências. - Luiz Carlos Meneses – Simpósio CNT A presença das Ciências da Natureza na sociedade contemporânea. - Ensino de Ciências e Cidadania - Myriam Krasilchik - Faculdade de Educação/USP.

35 ATIVIDADES CTSA

36 a) Esses problemas são interessantes para os alunos?
1 - Nas situações de aprendizagem existem problemas que tenham foco na CTSA? 2 - Em caso positivo: a) Esses problemas são interessantes para os alunos? b) As atividades propostas incentivam a reflexão e a argumentação? c) As atividades propostas exigem do aluno apenas consultas a textos ou a evocação da memória para serem resolvidas? d) É possível fazer associações dos conhecimentos construídos com outras disciplinas ou com outras situações de aprendizagem? 3 - Em caso negativo, que modificações poderiam ser feitas nessas situações para que elas fiquem próximas do que discutimos em nosso encontro?

37 Eixos do Currículo Conclusão Com relação aos Eixos do Currículo: CTSA e Alfabetização científica. Podemos concluir que:

38 CTSA → Há um equilíbrio. As CTSA estão inseridas de forma compartimentada entre os cadernos, mas está completa no currículo, ou seja, ao longo do currículo.

39 Alfabetização científica → O currículo e a sua metodologia favorecem a alfabetização científica. As concepções espontâneas dos alunos são um ponto de partida para que elaboremos uma metodologia de ensino compatível com essa realidade para promover a alfabetização científica em sala de aula, ou seja, a construção de conhecimentos pelos alunos.

40 EDUCAÇÃO AMBIENTAL Nas áreas de CNT não há foco em Educação Ambiental. Não encontramos proposta de mudança (atitudinal) nos problemas ambientais, mas, a sua identificação no currículo também depende de como eu a concebo.

41 A história da tecnologia também tem influência na forma de organização social e, assim como a ciência, tem implicações no ambiente. Creio que discutir essas relações entre ciência, tecnologia, sociedade e o ambiente contribui para o desenvolvimento da EA.

42 Agradecimento Rosimeire, Silvia, Prescila e Rafael, Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino–Região Bauru, agradecem aos professores de CNT que participaram dos encontros de formação e que contribuíram com suas práticas pedagógicas para o enriquecimento da formação profissional de todos os envolvidos, ampliando a visão de integração de nossa área.


Carregar ppt "Ensino de Ciências e Cidadania CTSA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google