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Divulgação e implantação da Orientação Normativa nº 1/2013;

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Apresentação em tema: "Divulgação e implantação da Orientação Normativa nº 1/2013;"— Transcrição da apresentação:

1 Desafios para a Política de Educação infantil na Rede Municipal de São Paulo

2 Divulgação e implantação da Orientação Normativa nº 1/2013;
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Diretoria de Orientação Técnica – DOT Educação Infantil OBJETIVOS Fortalecer a atuação das equipes de Educação Infantil das DOTs P das DREs; Promover formação continuada aos educadores (as) que atuam na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino; Construção do currículo integrador para Educação Infantil e Ensino Fundamental; Divulgação e implantação da Orientação Normativa nº 1/2013;

3 Implantação e acompanhamento dos Parques Sonoros e OficinArte;
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Diretoria de Orientação Técnica – DOT Educação Infantil OBJETIVOS Construção, aplicação e acompanhamento dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil Paulistana; Divulgação e implantação da Orientação Normativa nº1/2015: Padrões Básicos de Qualidade da Educação Infantil Paulistana; Dar visibilidade ao trabalho desenvolvido nos Centros de Educação e Cultura Indígena; Implantação e acompanhamento dos Parques Sonoros e OficinArte; Estabelecer parcerias com outras Secretarias, Universidades e Instituições para dar visibilidade à pequena infância na nossa cidade

4 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Diretoria de Orientação Técnica – DOT Educação Infantil PROPOSTAS DE FORMAÇÃO “Diálogos para a Construção do Currículo Integrador da Infância Paulistana” Formação continuada desde junho/2013 com formadores e Supervisores Escolares das 13 DREs que atuam na Educação Infantil com periodicidade quinzenal. ( 1ª e 3ª semana de cada mês - quartas feiras). Escrita do documento “O uso da tecnologia e da linguagem midiática na Educação Infantil” “Diálogos para a Construção do Currículo Integrador da Infância Paulistana: articulação da Educação Infantil com ensino fundamental”. Formação continuada desde março/2014 com formadores e Supervisores Escolares das 13 DREs que atuam na Educação Infantil e Ensino Fundamental com periodicidade mensal (última quarta-feira). Escrita do documento “Currículo Integrador da Infância Paulistana: por uma ideia de Educação Básica”

5 “Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana”.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Diretoria de Orientação Técnica – DOT Educação Infantil “Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana”. Envolvimento de todas as Unidades Educacionais (2.241) da rede direta e conveniada da Educação Infantil. 2013 I Seminário Regional de Avaliação e Qualidade Social na Educação Infantil: incentivo à utilização dos Indique – EI nacional e adesão de 441 UEs na aplicação do documento. Formação com as equipes das UEs que optaram pela aplicação 2014 1º semestre: Parceria com o MEC/COEDI Reuniões descentralizadas para troca de experiências, selecionar demandas apontadas pelas UEs e aplicação de questionário. 2º semestre: II Seminário Regional de Avaliação e Qualidade Social na Educação Infantil I Seminário Interno de Avaliação e Qualidade Social na Educação Infantil Composição e inícios dos trabalhos da Comissão Ampliada para a Escrita dos Indique-EI Paulistano

6 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Diretoria de Orientação Técnica – DOT Educação Infantil Plano de trabalho – DOT EI 2015 2015 1º semestre Término da escrita da versão preliminar do documento: Indicadores da Qualidade na Educação Infantil Paulistana Reunião Técnica: “Diálogos para revisão dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil” parceria entre SME/DOT Educação Infantil e MEC/SEB/COEDI. III Seminário Regional de Avaliação e Qualidade Social na Educação Infantil Aplicação dos Indicadores e elaboração do Plano de Ação - momentos garantidos em Portaria de Calendário das Atividades – 2015. 2º semestre Acompanhamento das UEs; Análise das sugestões enviadas pelas Ues para revisão da versão preliminar do documento. Publicação da versão final 2016 Continuidade do processo com aplicação do documento oficial

7 “Formação continuada dos educadores indígena.”
“Parques Sonoros e OficinArtes” Ação integrante do Programa São Paulo Carinhosa com formação em locus nas Unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Educação. Desenvolvemos o projeto em aproximadamente 60 UEs. O projeto é organizado e planejado pelas professoras com orientação direta dos formadores e da assessora de DOT-EI, que oportuniza às crianças, vivências, experiências sonoras, incentivando meninos e meninas a brincar, construir, desconstruir, ressignificar objetos sonoros “cotidiáfonos”, dando oportunidade de realizarem e apresentarem suas descobertas e composições “Formação continuada dos educadores indígena.” Encontros mensais com os educadores indígenas que atuam nos 3 CECIs com objetivo de valorizar e fortalecer a cultura guarani e Mbyá.

8 “Celebração dos 80 anos da Educação Infantil Paulistana”
Congresso Comemorativo aos 80 Anos da Educação Infantil Paulistana. Com o objetivo de dar visibilidade às práticas educativas desenvolvidas nas Unidades de Educação Infantil, contemplará a participação de Educadores que atuam na Educação Infantil na Rede Municipal de Educação. Está previsto para os dias 5 e 6 de outubro de 2015 no Anhembi.

9 “Politica, Imaginação e Arte na Educação de Meninas e Meninos da Educação Infantil .”
Curso optativo em continuidade para 160 educadores que atuam na Educação Infantil da DRE São Miguel. Teve início em 2013 com 6 DREs, DREs e finalizado em abril de 2015 com a DRE de São Miguel atendendo ao todo profissionais que atuam na RME. Diálogos Pedagógicos e Práticas pedagógicas educomunicativas para a Promoção da Diversidade Étnico racial na Escola – Abordagem para Infância” Curso optativo para todas as DREs em parceria com o Núcleo Étnico Racial para 520 educadores da RME.

10 “Curso optativo: “Brincar para todos” - LARAMARA
Curso optativo em parceria com a Laramara para educadores que atuam na RME. Tem o objetivo de favorecer a interação, a informação e o planejamento de ações que contribuam com a construção de uma Educação Inclusiva para os bebês e crianças.

11 Curso optativo: Atendimento em Classes hospitalares parceria SME e Fundação Antonio Prudente mantenedora do Hospital A.C Câncer Center Oferecido em duas turmas anuais, este curso tem o objetivo de convidar os profissionais da RME a conhecer, debater e refletir sobre o trabalho de atendimento educacional dos alunos/pacientes em tratamento no A.C. Camargo Cancer Center na modalidade de classe hospitalar.

12 DOT-Educação Infantil
Obrigada! DOT-Educação Infantil Indicadores da Qualidade na Educação Infantil Paulistana: Orientação Normativa nº01/2013


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