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Estratégias de Comunicação

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Apresentação em tema: "Estratégias de Comunicação"— Transcrição da apresentação:

1 Estratégias de Comunicação
Prof. Dr. Basile Emmanouel Mihailidis

2 Composto da Comunicação
Propaganda e Publicidade Venda Pessoal Promoção de Vendas Relações Públicas Merchandising Marketing Direto

3 Public idade Propa ganda

4 Public Propa idade ganda Surgimento dos termos Papa Clemente VII
Propagar a fé católica pelo mundo Comunicação persuasiva Técnicas de propaganda Papa Clemente VII Adolf Hitler Jornalista Walter Lippman Psicólogo Edward Bernays

5 Public Propa idade ganda
Verbo do latim “publicus” - ato de divulgar, tornar público Tem em vista induzir (o cliente) a uma atitude dinâmica favorável Surgiu e se desenvolveu Ciências Public idade Propa ganda O que é? Apresentação não pessoal e indiretamente paga de uma organização, produto ou serviço, com o intuito de atribuir a imagem de uma organização ou produto, aspectos favoráveis. 5

6 Propaganda e Publicidade
O QUE É PROPAGANDA? “Propaganda é qualquer forma PAGA de apresentação não pessoal e promocional de idéias, bens ou serviços por um patrocinador identificado. Os anúncios são uma maneira lucrativa de disseminar mensagens, seja para desenvolver uma preferência de marca, seja para instruir as pessoas”. (Philip Kotler)

7 As formas mais comuns de publicidade são
Propaganda e Publicidade O QUE É PUBLICIDADE? A Publicidade é a comunicação NÃO PAGA de informações sobre a companhia ou seus produtos, geralmente em alguma forma de mídia. As formas mais comuns de publicidade são as reportagens e os anúncios de utilidade pública.

8 Propaganda e Publicidade
Termo Advertising Publicidade Termo Publicity

9 Tipos de Mídia Televisão
Vantagens: Apela aos sentidos, cobertura em massa, causa maior impacto, combina som, vídeo e movimentos. Desvantagens: Audiência não seletiva, vida curta, mídia cara, rápida passagem no vídeo.

10 Tipos de Mídia Jornal Vantagens: flexível, cobertura intensa de mercados locais, larga aceitação e uso, boa credibilidade, razoavelmente barato. Desvantagens: vida curta, qualidade de impressão inferior, leitura geralmente muito rápida, muitos anunciantes.

11 Tipos de Mídia Revista Vantagens: AUDIÊNCIA DIRETA; VIDA MAIOR; FIDELIDADE Desvantagens: COMUNICAÇÃO EVENTUAL; TEMPO MAIOR PARA VEICULAÇÃO

12 INVESTIMENTO ALTO POR UNIDADE BAIXO INDICE DE INTERESSE DO LEITOR
Tipos de Mídia Mala Direta Vantagem SELETIVIDADE FLEXIBILIDADE PERSONALIZADA Desvantagem INVESTIMENTO ALTO POR UNIDADE BAIXO INDICE DE INTERESSE DO LEITOR

13 Tipos de Mídia Rádio Vantagem Desvantagem FÁCIL PRODUÇÃO MENOR ATENÇÃO
INVESTIMENTO BAIXO MASSIVO ATINGE TAMBÉM OS ANALFABETOS Desvantagem MENOR ATENÇÃO SÓ SOM VIDA CURTA

14 Tipos de Mídia Cinema Vantagem INVESTIMENTO BAIXO
RECEBE ATENÇÃO IMPACTO Desvantagem LIMITADO DIFICULDADE NA PRODUÇÃO AUDIÊNCIA CRÍTICA

15 Tipos de Mídia Internet Vantagem GRANDE PÚBLICO Desvantagem
VÁRIAS CLASSES SOCIAIS; RAPIDEZ Desvantagem LIMITADO INVEST. ALTO ATUALIZAÇÕES

16 Tipos de Mídia Outdoor Desvantagem ACIDENTES NATUREZA NÃO SELETIVO
FLEXÍVEL CHAMATIVO MENOR ESFORÇO AUDIÊNCIA

17 O autor Mitsuru Higuchi Yanaze (Gestão de Marketing e Comunicação) sugere a NÃO distinção entre as palavras Publicidade e Propaganda. Claro que, cada palavra tem um enfoque específico, especialmente quando usada em sua definição técnica e de mercado, porém, no final, são apresentados como palavras equivalentes.   O que nos leva a acreditar nisso é que, no Brasil, não se fala Propagandista e sim Publicitário para aquele profissional que cria mensagens e materiais promocionais.


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