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GESTÃO DE PROJETOS DE MANUTENÇÃO

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Apresentação em tema: "GESTÃO DE PROJETOS DE MANUTENÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DE PROJETOS DE MANUTENÇÃO
CEMan CENTRO DE ESTUDOS EM CIÊNCIAS DA ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL NA GESTÃO PARA RESULTADOS GESTÃO DE PROJETOS DE MANUTENÇÃO Prof. Ítalo Coutinho, MSc. Endereço: (31)

2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Compreender os processos de organização das informações para a gestão de projetos de manutenção. Conhecer ferramental mais atual para a gestão de projetos de manutenção Exercitar e se capacitar para gerenciar projetos de manutenção.

3 Aula – 3º Dia (19/março/2010) Revisão da Palestra sobre Gestão de Projetos RISCO QUALIDADE AQUISIÇÕES Exercícios

4

5 Risco

6 Incerteza: Evento não quantificável
Processos de Gerência de Risco GERÊNCIA DE RISCO Incerteza x Risco Incerteza: Evento não quantificável Risco: Evento quantificável. Medida numérica da incerteza.

7 Processos de Gerência de Risco
“É um evento quantificável que, se ocorrer, tem um efeito positivo ou negativo no objetivo do projeto”

8 Processos de Gerência de Risco
Monitorar e Controlar os Riscos (controle) Planejar as Respostas aos Riscos (planejamento) Realizar a Análise Quantitativa dos Riscos Realizar a Análise Qualitativa Identificar os riscos Planejar o Gerenciamento RISCO

9 Processos de Gerência de Risco
PLANEJAR O GERENCIAMENTO DOS RISCOS Objetivo: Decidir como abordar e planejar a gerência de risco no projeto Identificar, criar Estratégias frente aos Riscos e a melhor tomada de decisão POSSÍVEL* (*) milagre quem faz é Santo

10 Processos de Gerência de Risco PLANEJAR O GERENCIAMENTO DOS RISCOS

11 Processos de Gerência de Risco PLANEJAR O GERENCIAMENTO DOS RISCOS

12 Processos de Gerência de Risco
PLANEJAR O GERENCIAMENTO DOS RISCOS Plano de Gerência dos Riscos: Descreve como a identificação, a análise qualitativa e quantitativa, o planejamento das respostas, a monitoração e o controle do risco será estruturado e realizado durante o ciclo de vida do projeto. Dica de Ferramenta: RBS (Risk Breakdown Structure)

13 Processos de Gerência de Risco
IDENTIFICAR OS RISCOS Objetivo: Determinar o riscos prováveis do projeto e documentar as características de cada um. Faça um BRAINSTORMING com a equipe do projeto (ou do planejamento), busque se basear em históricos.

14 Processos de Gerência de Risco REALIZAR ANÁLISE QUALITATIVA DOS RISCOS
Objetivo: Avaliar o impacto e probabilidade dos riscos identificados. Este processo prioriza riscos de acordo com seu efeito potencial nos objetivos do projeto.

15 Processos de Gerência de Risco
REALIZAR A ANÁLISE QUANTITATIVA DOS RISCOS Objetivo: Analisar numericamente a probabilidade de cada risco e sua conseqüência nos objetivos do Projeto, bem como a extensão do risco global do projeto.

16 Processos de Gerência de Risco PLANEJAR AS RESPOSTAS AOS RISCOS
Objetivo: Desenvolver opções e determinar ações para ampliar oportunidades e reduzir ameaças aos objetivos do projeto.

17 Processos de Gerência de Risco
PLANEJAR AS RESPOSTAS AOS RISCOS Inclui a identificação e designação de indivíduos ou grupos responsáveis para cada resposta de risco planejada. Este processo assegura que os riscos identificados serão corretamente tratados. DICA: Plano de Contingência e Plano de Contorno

18 Processos de Gerência de Risco MONITORAR E CONTROLAR OS RISCOS
Objetivos: Manter rastreabilidade dos riscos identificados, monitorar riscos residuais e identificar novos riscos, assegurar a execução dos planos de risco e avaliar a efetividade na redução dos riscos.

19 As respostas aos riscos estão sendo implementadas como planejadas?
Processos de Gerência de Risco MONITORAR E CONTROLAR OS RISCOS Deve responder: As respostas aos riscos estão sendo implementadas como planejadas? As ações de resposta aos riscos são tão efetivas quanto esperadas? Tem ocorrido ou surgido riscos que não foram identificados previamente?

20 Processos de Gerência de Risco 10 Mandamentos da INGerência de Risco
Vai fazendo, a gente não tem tempo a perder Aperta esses caras que eles vão trabalhar Lá vem o mensageiro das más notícias Eu já estudei muito na vida, isso que você está falando é besteira O cliente não sabe o que quer Não gostou, vai embora Feriado e festas de final de ano são sempre assim, vamos trabalhar sem folgas para tirar o atraso Tem que comprar sempre pelo preço mais barato Sempre fizemos assim, vai dar certo Teoria é um coisa, Prática é outra

21 Qualidade

22 Processos de Gerência da Qualidade
Inclui os processos necessários para garantir que o projeto irá satisfazer as necessidades para as quais ele foi empreendido “O ótimo é inimigo do bom” (Dito popular)

23 Processos de Gerência da Qualidade
Realizar o Controle da Qualidade (controle) Realizar a Garantia (execução) Planejar a Qualidade (planejamento) QUALIDADE

24 DICA: Planeje a Qualidade do Projeto junto com seu cliente
Processos de Gerência da Qualidade PLANEJAR A QUALIDADE Objetivo: Identificar que padrões de qualidade são relevantes para o projeto e determinar a forma de satisfazê-los. DICA: Planeje a Qualidade do Projeto junto com seu cliente

25 Alinhar as atividades ao foco do projeto (escopo)
Processos de Gerência da Qualidade PLANEJAR A QUALIDADE Alinhar as atividades ao foco do projeto (escopo)

26 Processos de Gerência da Qualidade
REALIZAR A GARANTIA DA QUALIDADE Objetivo: Estabelecer parâmetros que possam atuar como indicadores do andamento do projeto. Exemplos: TEMPO, CUSTO, FÍSICO

27 Processos de Gerência da Qualidade REALIZAR O CONTROLE DA QUALIDADE
Objetivo: Avaliar periodicamente o desempenho geral do projeto buscando assegurar a satisfação dos padrões de qualidade relevantes.

28 Processos de Gerência da Qualidade
Planejamento da Qualidade Planejamento Qual o Padrão da Qualidade que será usado? Como vamos alcançar tais padrões? Garantia da Qualidade Implementar O que podemos aprender nas auditorias para melhorar a Qualidade? Nossos padrões são apropriados? Execução Controle da Qualidade Medir / Mensurar Medir e testar o número de erros. Medir o desempenho do cronograma. Foi alcançado o padrão de Qualidade? Controle

29 Aquisições/Contratos

30 Processos de Gerência das Aquisições
Encerrar as Aquisições (encerramento) Administrar as Aquisições (monitoramento e controle) Realizar as (execução) Planejar as aquisições (planejamento) AQUISIÇÕES

31 Objetivos: Determinar o que contratar ou adquirir e quando.
Processos de Gerência das Aquisições PLANEJAR AS AQUISIÇÕES Objetivos: Determinar o que contratar ou adquirir e quando. DICA: Atrelar ao fluxo de caixa do Projeto

32 Processos de Gerência das Aquisições
PLANEJAR AS AQUISIÇÕES Que tipos de contratos serão usados? Se a organização executora tem um departamento de compras, que ações a equipe de projeto pode tomar por conta própria? Definição do tempo de antecedência que deve ser feito o pedido. Política de Compra Interna e do Cliente.

33 Estabelecer Parcerias, Consórcios, Join Venture
Processos de Gerência das Aquisições PLANEJAR AS AQUISIÇÕES Objetivo: Documentar os requerimentos do produto e identificar os fornecedores potenciais. Estabelecer Parcerias, Consórcios, Join Venture

34 Processos de Gerência das Aquisições
REALIZAR AS AQUISIÇÕES Objetivo: Obter propostas de fornecimento apropriadas a cada caso. DICA: Utilize propostas-padrão, facilita análise

35 Processos de Gerência das Aquisições
ADMINISTRAR AS AQUISIÇÕES Objetivo: Assegurar que o desempenho dos fornecedores está adequado aos requerimentos contratuais. “O que é combinado não custa caro” (Dito popular)

36 Processos de Gerência das Aquisições
ENCERRAR AS AQUISIÇÕES Objetivo: Fechamento formal dos contratos e arquivamento das informações para um futuro uso. DICA: Formalize os encerramentos, solicite termo de encerramento

37 Processos de Gerência das Aquisições
Como montar o Plano de Gerência dos Contratos e Aquisições ? 1. Analise as características do Projeto (volume do investimento, prazo complexidade, localização) 2. Avalie os fatores econômicos e financeiros (cenário Nacional, número de fornecedores, situação do mercado) 3. Fatores sociais e políticos (incentivo a fornecedores nacionais, criação de novos empregos, estímulo a fornecedores locais, reflexos na comunidade, meio-ambiente) 4. Fatores jurídicos 5. Fatores fiscais 6. Fatores Técnicos

38 ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL NA GESTÃO PARA RESULTADOS
Realização:


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