Carregar apresentação
PublicouNathalia Elza Araújo Stachinski Alterado mais de 8 anos atrás
1
CONSUMO SUSTENTÁVEL E AÇÕES PRÁTICAS PARA O COTIDIANO
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A JUVENTUDE
2
"O consumismo é hoje o grande fundamentalismo“
Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano "O consumismo é hoje o grande fundamentalismo“ Profº Milton Santos
3
Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano
CONCEITO CONSUMO: Ato ou efeito de consumir, gastar as riquezas produzidas pela sociedade. X CONSUMISMO: Consumo exagerado de produtos que se adquire e, também, a compra de artigos que satisfazem as necessidades secundárias, ou seja, que não são essenciais à nossa subsistência.
4
Sociedade de Consumo Resultado da Revolução Industrial;
Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano Sociedade de Consumo Resultado da Revolução Industrial; Grande e variada oferta de produtos; A oferta excede a procura, o que implica o recurso a estratégias de marketing para escoar a produção; Preocupação com a felicidade assenta no bem- estar econômico (valorização do Ter em vez do SER)
5
O que é necessidade básica?
Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano O que é necessidade básica? Alimentos, roupas, calçados, remédios, fornecimento de água e luz, ensino escolar, lazer e assistência à saúde.
6
CONCEITO CONSUMO SUSTENTÁVEL:
Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano CONCEITO CONSUMO SUSTENTÁVEL: Saber usar os recursos naturais para satisfazer as nossas necessidades, sem comprometer as necessidades e aspirações das gerações futuras.
7
PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE
Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano CONSUMO SUSTENTÁVEL PRODUÇÃO CONSUMO PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE
8
5 ações para atingir o “Consumo Sustentável”?
Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano 5 ações para atingir o “Consumo Sustentável”? Reduzir o volume de produtos e serviços consumidos; Alterar os hábitos de consumo; Adquirir apenas o necessário; Minimizar o desperdício e a geração de lixo; Consumir apenas produtos e serviços produzidos com respeito ao meio ambiente.
9
Consumismo e degradação ambiental
Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano Consumismo e degradação ambiental O consumo em excesso ocasionou uma exploração desenfreada da natureza. Ex.: florestas e matas são devastadas para dar lugar a lavouras e pastagens; elevação do número de espécies em extinção; esterilização dos solos; aumento da poluição das águas e do ar.
10
Consumismo e degradação ambiental
Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano Consumismo e degradação ambiental Cultura do “descartável”, produtos fabricados para ter uma vida útil cada vez menor geram mais lixo. Ex.: garrafas e sacolas plásticas, latas de alumínio, embalagens de papel e etc.
11
A balança do consumo entre ricos e pobres
Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano O consumo é desigual A balança do consumo entre ricos e pobres Consumo (do total oferecido) 20% da população mais risca 20% da população mais pobre Carne e peixe 45% menos de 5% Energia 58% menos de 4% Linhas telefônicas 74% 1,5% Papel 84% 1,1% Veículos 87% menos de 1% PNUD – Relatório de Desenvolvimento Humano, 1998
12
Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano
A maior parte da poluição gerada no planeta, assim como a intensa exploração dos recursos naturais, é causada pelo alto nível de consumo de apenas 20% da população mundial.
13
Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano
14
O perigo da massificação dos padrões de consumo a nível global
Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano O perigo da massificação dos padrões de consumo a nível global
15
Exemplo: norte-americanos X indianos
Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano Exemplo: norte-americanos X indianos Enquanto cada norte-americano dispões de calorias diárias em sua alimentação, o indiano consome apenas Enquanto um habitante norte-americano consome, em média, quilowatts-hora de energia elétrica anualmente, um indiano consome menos de 500 quilowatts-hora.
16
O consumismo na infância
Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano O consumismo na infância
17
O consumismo na infância
Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano O consumismo na infância MÍDIA A publicidade voltada para crianças assume uma linguagem imperativa, associadas ao luxo, erotismo, beleza e fantasia. AGENTE DE FOMENTO DA CULTURA DE CONSUMO
18
O consumismo na infância
Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano O consumismo na infância A publicidade voltada para crianças assume uma linguagem imperativa, associadas ao luxo, erotismo, beleza e fantasia. Mudança no papel da criança: deixa de ser dependente dos pais e passa a ser cliente, opina, exige e consome. A publicidade voltada para crianças assume uma linguagem imperativa, associadas ao luxo, erotismo, beleza e fantasia.
19
O consumismo na infância
Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano O consumismo na infância “COMO PODE UMA FAMÍLIA, SOZINHA, PROTEGER OS FILHOS DE UMA INDÚSTRIA QUE GASTA US$ 15 BILHÕES ANUALMENTE PARA MANIPULÁ-LOS?” Susan Linn A publicidade voltada para crianças assume uma linguagem imperativa, associadas ao luxo, erotismo, beleza e fantasia.
20
problema social e ambiental
Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano O que fazer? CONSUMISMO: problema social e ambiental Provocado pela massiva exposição da publicidade A publicidade voltada para crianças assume uma linguagem imperativa, associadas ao luxo, erotismo, beleza e fantasia. Deve ser combatido com políticas públicas voltadas para a educação do consumo.
21
O que fazer? Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano
A publicidade voltada para crianças assume uma linguagem imperativa, associadas ao luxo, erotismo, beleza e fantasia.
22
O que fazer? Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano
A publicidade voltada para crianças assume uma linguagem imperativa, associadas ao luxo, erotismo, beleza e fantasia.
23
AÇÕES PRÁTICAS VER ARQUIVO ANEXO: “AÇÕES PRÁTICAS.DOC”
Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano AÇÕES PRÁTICAS VER ARQUIVO ANEXO: “AÇÕES PRÁTICAS.DOC” A publicidade voltada para crianças assume uma linguagem imperativa, associadas ao luxo, erotismo, beleza e fantasia.
24
RECOMENDAÇÕES DOCUMENTÁRIOS: Surplus – Terrorized Into Being Consumers
Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano RECOMENDAÇÕES DOCUMENTÁRIOS: Surplus – Terrorized Into Being Consumers Coconut Revolution (Revolução dos Cocos) Consuming Kids (Crinças do Consumo) O Mundo Global visto do lado de cá (Entrevista com Milton Santos) Criança, a alma do negócio Story of Stuff (A História das Coisas) WEBSITES: Publicidade Infantil NÃO: Instituto Alana: Criança e Consumo: Desligue a TV: O consumismo: A publicidade voltada para crianças assume uma linguagem imperativa, associadas ao luxo, erotismo, beleza e fantasia.
25
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BAUMAN, Zygmunt . Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008. BOLIGIAN, L. e ALVES, A. Geografia: espaço e vivência. São Paulo: Atual, 2007. PROJETO ARARIBÁ. Geografia: Ensino Fundamental. 9º ano, 2008, Ed. Moderna. SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. São Paulo: Record, 2001. SOUZA, José E. D. G et all. A cultura do consumo e a infância. Disponível em: Acesso em 25/mar de 2010. A publicidade voltada para crianças assume uma linguagem imperativa, associadas ao luxo, erotismo, beleza e fantasia.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.