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Conduzindo um estudo Pré-requisitos: - conhecimento da realidade;

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Apresentação em tema: "Conduzindo um estudo Pré-requisitos: - conhecimento da realidade;"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologias, técnicas e instrumentos de coleta e análise de dados para estudos de usos e usuários

2 Conduzindo um estudo Pré-requisitos: - conhecimento da realidade;
noções básicas de metodologia e técnicas de pesquisa; usar a evidência empírica; ter um raciocínio lógico; seriedade; questionamento constante das crenças e conclusões.

3 Para que estudar usuários?
Seu objetivo imediato é a aquisição de conhecimento. - resolver problemas específicos; - gerar teorias; - avaliar teorias existentes. “Não existe pesquisa sem teoria; seja explícita ou implícita”.

4 A importância da pergunta
O tipo de pergunta determina todo o resto: Objetivos Métodos Técnicas Instrumentos Estratégias para análise

5 Uma vez definidos pergunta e objetivos
Você pode responder à questão: Qualitativo ou quantitativo?

6 Qualitativo ou quantitativo ?
Estudo quantitativo Estudo qualitativo abordagem das ciências naturais abordagem da etnologia e da comunicação preocupações dominantes são objetividade, generalizibilidade, reprodutibilidade essas preocupações são secundarias lógica da verificação lógica da descoberta o contexto é colocado o contexto é apreendido

7 Qualitativo ou quantitativo?
Estudo quantitativo Estudo qualitativo o que será significativo é conhecido precisamente a priori, tudo pode ser significativo o controle a priori das variáveis o controle a posteriori das variáveis procedimentos codificados e fixados procedimentos variáveis

8 Além dessa comparação, pode-se dizer que:
um estudo qualitativo inclui quase sempre um contato pessoal e sensível duma duração importante com o ambiente ou as pessoas desse âmbito a construção da problemática permanece aberta e extensiva o planejamento metodológico não é completamente determinado e fechado antes do inicio do estudo, mas evolui em função dos resultados, da saturação, do nível da aceitação interna,... a fase da coleta dos dados não é separada totalmente da fase do tratamento desses dados

9 Além dessa comparação, pode-se dizer que:
a cada etapa do estudo, o pesquisador, ele mesmo, se constitui como a principal ferramenta metodológica, a analise dos dados tem com alvo a descrição ou a teorização e não a obtenção de resultados, o bom estudo se insere num espaço dialógico de descoberta e de validação de procedimentos e não numa lógica de prova.

10 Complementaridade de ambos os métodos
-Aporte do método qualitativo ao quantitativo no planejamento do estudo, a discussão com o grupo que participará da investigação, o uso de entrevistas e a observação podem melhorar a formulação do problema, o levantamento de hipóteses e a determinação da amostra.

11 Complementaridade de ambos os métodos
-Aporte do método qualitativo ao quantitativo na coleta de dados, entrevistas, observações e discussões em grupo podem enriquecer as informações obtidas, particularmente pela profundidade e pelo detalhamento das técnicas qualitativas.

12 Complementaridade de ambos os métodos
-Aporte do método qualitativo ao quantitativo na análise de dados, as técnicas qualitativas permitem verificar os resultados dos questionários e ampliar as relações descobertas.

13 Complementaridade de ambos os métodos
-Aporte do método quantitativo ao qualitativo no planejamento do estudo, a utilização de um questionário prévio no momento da observação ou entrevista pode contribuir para delimitar o problema investigado e a informação coletada, permitindo identificar casos representativos ou não, em nível grupal e individual.

14 Complementaridade de ambos os métodos
-Aporte do método quantitativo ao qualitativo na coleta de dados, o questionário prévio pode ajudar a evitar perguntas rotineiras e a identificar características objetivas, como, por exemplo, geopolíticas de uma comunidade, que podem influir no contexto da pesquisa.

15 Complementaridade de ambos os métodos
-Aporte do método quantitativo ao qualitativo na análise da informação, as técnicas estatísticas podem contribuir para verificar informações e reinterpretar observações qualitativas, permitindo conclusões mais objetivas.

16 Métodos dos estudos de usuários
Seguindo a abordagem proposta por Cunha (1982, p.7), vamos diferenciar os métodos de pesquisa para estudo de usuário a partir da técnica de coleta de dados utilizada. Lembramos que uma pesquisa envolve várias etapas: definição dos propósitos e limites do estudo; preparação de um esboço da organização do relatório final; determinação dos tipos de dados e dos métodos de coleta; preparação das tabelas, formulários e impressos para coleta e tabulação dos dados; coleta de dados; tabulação e análise; preparação do relatório; revisão, crítica e preparação final do relatório. (Cf. WIGHT, citado por FIGUEIREDO, 1994, p )

17 Métodos mais utilizados na coleta de dados dos estudos de usuários
A escolha das técnicas de coleta de dados relaciona-se intimamente com os propósitos e o objeto do estudo e pode ser subdividida em três classes: técnicas envolvendo análise documentária, técnicas envolvendo observação e técnicas envolvendo perguntas (CUNHA, 1982, p.7).

18 Técnicas envolvendo análise documentária:
Análise de conteúdo Análise de citações Documentos de biblioteca Diários

19 Técnicas envolvendo observação:
Observação não participante Observação participante Análise de tarefas e resolução de problemas

20 Técnicas envolvendo perguntas:
Questionário Entrevista Técnica do Incidente Crítico Técnica de Delfos (Delphi) Grupos Focais

21 Elaboração e Aplicação de Questionários
1º Passo: Conhecer o contexto associado ao projeto. 2º Passo: Colher informações preliminares a respeito de questões importantes para as partes interessadas e os indivíduos-chave: - informações descritivas - informações comportamentais - informações preferenciais 3º Passo: Delinear e especificar questões-chave 4º Passo: Elaborar primeira versão do questionário 5º Passo: Aplicar Pré-Teste para avaliar: - Clareza - Abrangência - Aceitabilidade 6º Passo: Revisar as perguntas (se necessário, efetuar novo pré-teste) 7º Passo: Aplicar o questionário

22 Texto ou declaração introdutória deve:
Identificar a organização ou entidade que conduz o estudo. Estabelecer os objetivos e metas do estudo. Apresentar a base da seleção da amostra. Demonstrar a importância dos resultados para os próprios entrevistados. Valorizar a participação do entrevistado. Demonstrar que todas as respostas são valiosas: não há respostas corretas ou incorretas. Estimar o tempo necessário à condução do questionário. Por correio ou incluir instruções para devolução. Por telefone ou pessoalmente: solicitar permissão para prosseguir com as perguntas.

23 Tipos de erros frequentes
Erros de amostragem Efeito de contaminação das perguntas Uso de palavras não-compreensíveis para os sujeitos Tendência a responder sim ou não Indução da resposta pelos termos da pergunta Conotações negativas ou dramáticas Relações pouco favoráveis entre o pesquisador e os pesquisados.

24 Formato das perguntas: aberto ou fechado
Vantagens das perguntas fechadas: Conjunto de alternativas de resposta é uniforme Lista de possibilidades de resposta tende a tornar a pergunta mais clara Evita-se respostas estranhas ou irrelevantes Oferecem melhor abordagem de tratamento para assuntos delicados Quantos abortos você já fez? ___ nenhum ___ um ___ dois ___ três ___ quatro ___ cinco ou mais Exemplos: Qual a sua formação escolar? ___ ensino médio incompleto ou menos ___ ensino médio completo ___ superior incompleto ___ superior completo ___ pós-graduação

25 Formato das perguntas: aberto ou fechado
Desvantagens das perguntas fechadas: Seleção de resposta ao acaso por incerteza ou incompreensão da pergunta Não permitem distinções sutis entre os entrevistados Tendem a restringir a amplitude do assunto A questão da categoria “outros, favor especificar” O uso de perguntas abertas: Volume de informações irrelevantes e repetitivas Aptidão de comunicação por parte de entrevistado Demanda de tempo  índice de recusas Categorização interpretativa, subjetiva e demorada

26 Seqüência das perguntas
Perguntas introdutórias Perguntas delicadas Perguntas afins Série padronizada de respostas Seqüência lógica Perguntas de filtragem ou “peneira” Verificações de confiabilidade Perguntas abertas de acompanhamento Perguntas abertas de aspectos gerais Extensão do questionário

27 Diretrizes para a redação de perguntas:
Prestar atenção ao nível de linguagem Ter cuidado com palavras e frases não-específicas Evitar perguntas com múltiplas finalidades Evitar informações manipulativas Verificar se existe alguma ênfase inadequada Avaliar a existência de palavras e frases emocionais

28 Níveis de medição: Escala nominal Escala ordinal Escala de intervalos

29 Formatação das perguntas:
Distribuição das respostas no questionário Número de respostas alternativas Estrutura de categorias para variáveis de escala de intervalos Ordem das alternativas de resposta Respostas múltiplas Respostas escalonadas Instruções ao entrevistador

30 Considere as seguintes perguntas e indique que problema ou que problemas existem na sua redação:
1. Você acha que os imigrantes clandestinos deveriam receber pagamentos da AFDC (Ajuda a Famílias com Crianças Dependentes)? ____ Sim ____ Não ____ Sem opinião

31 Considere as seguintes perguntas e indique que problema ou que problemas existem na sua redação:
2. Sua cidade tem um dos governos mais eficientes do país. Por favor, classifique-a em termos da sua eficiência global. Muito Favorável Favorável Neutro Desfavorável

32 Considere as seguintes perguntas e indique que problema ou que problemas existem na sua redação:
3. Você está satisfeito com o fluxo do trânsito e a disponibilidade de estacionamento em sua vizinhança? ____ Sim ____ Não ____ Sem opinião

33 Considere as seguintes perguntas e indique que problema ou que problemas existem na sua redação:
4. Você acredita que a eutanásia deve ser praticada se o paciente está irremediavelmente doente ou dá seu consentimento? ____ Sim ____ Não ____ Sem opinião

34 Considere as seguintes perguntas e indique que problema ou que problemas existem na sua redação:
5. Por favor, indique abaixo sua renda: ____ Abaixo de R$400,00 ____ R$400,00 e abaixo de R$600,00 ____ R$ 600,00 - R$1000,00 ____ R$1000,00 - R$1250,00 ____ Acima de R$ 1250,00 – R$2000,00

35 Considere as seguintes perguntas e indique que problema ou que problemas existem na sua redação:
6. Que espécie de atividades você gostaria de ver mais em sua comunidade? ____ Peças de teatro ____ Música ____ Dança ____ Palestras ____ Futebol ____ Filmes

36 Determinação da composição da amostragem
Definir a população ou universo Definir a população útil – lista de membros identificáveis e contáveis Extrair a amostra dos entrevistados – população identificada para as entrevistas

37 Aplicação do Questionário
Pesquisas por correio Pesquisas por telefone Pesquisas pessoais Tabulação e análise das respostas ao questionário

38 Técnicas envolvendo perguntas:
Questionário Entrevista Técnica do Incidente Crítico Técnica de Delfos (Delphi) Grupos Focais

39 Limitações dos estudos de usuários
Os dados obtidos a partir de questionamentos usualmente diferem daqueles obtidos por métodos de observação Espera-se que o usuário responda sobre suas necessidades de informação quando eles realmente não sabem quais serviços e produtos poderiam existir à sua disposição; o conteúdo, extensão e profundidade dos mesmos; não sabem sequer quais são suas reais necessidades, são capazes de expor apenas suas demandas.

40 Limitações dos estudos de usuários
Necessidade de maior rigor nas amostragens Necessidade de uso mais aprofundado de análises estatísticas Necessidade de maior conhecimento por parte dos pesquisadores em EU dos métodos e técnicas de pesquisa social, com incremento no uso de diferentes técnicas de coletas de dados Mais importante que melhorar metodologia é melhorar os modelos teóricos

41 Referências BAPTISTA, Sofia Galvão; CUNHA, Murilo Bastos. Estudos de usuários: visão global dos métodos de coleta de dados. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 12, n. 2, p , maio/ago CUNHA, Murilo Bastos da. Metodologias para estudo dos usuários de informação científica e tecnológica. Revista de Biblioteconomia de Brasília, Brasília, v.10, n.2 (número temático sobre estudo e tratamento de usuários da informação), p. 5-20, jul./dez FIGUEIREDO, Nice Menezes de. Estudos de uso e usuários da informação. Brasília: IBICT, p. ISBN – X NASCIMENTO, Maria de Jesus, WESCHENFELDE, Sara. Necessidade de informação dos vereadores de Florianópolis: estudo de usuário. Informação & Sociedade : estudos. V. 12, n. 1, 2002. REA, Louis M. e PARKER, Richard A. Metodologia de Pesquisa: do planejamento à execução. São Paulo: Pioneira, 2002.


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