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Autores: Everton Flávio Rufino Seára

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Apresentação em tema: "Autores: Everton Flávio Rufino Seára"— Transcrição da apresentação:

1 Processo de Desenvolvimento de Software Educacional: proposta e experimentação
Autores: Everton Flávio Rufino Seára Fabiane Barreto Vavassori Benitti, Dra. Luciane Maria Schlindwein, Dra.

2 Estrutura da Apresentação
Contextualização do projeto Softvali; Processo de desenvolvimento; Considerações finais.

3 Rede Pública de Blumenau/SC
O Projeto Softvali O projeto Softvali visa a concepção, o desenvolvimento e a avaliação de software educacional coerentemente com uma perspectiva pedagógica Rede Pública de Blumenau/SC Ensino Fundamental O ambiente descrito/apresentado é parte de um projeto, denominado Softvali, que tem por objetivo <está no quadro>. Uma das motivações para o desenvolvimento deste projeto está relacionado com o fato que a maioria dos Softwares Educacionais encontrados no mercado apresentam interface atrativa, entretanto, não são norteados por uma perspectiva pedagógica em sua concepção. Portanto, este projeto tem sido norteado pelo projeto pedagógico da Rede Pública de Blumenau – denominado Escola sem Fronteiras. A rede pública conta com 42 escolas sendo que todas tem sala de informática.

4 Processo de Desenvolvimento
Equipe Multidisciplinar; Prototipação, Iterativo e Incremental; Quatro grandes etapas Concepção; Elaboração/Construção; Finalização; Viabilização.

5 Processo de Desenvolvimento

6 Equipe Multidisciplinar
Profissionais da área computacional; Profissionais da educação Pedagogia; Psicologia; Professores. Designers; Alunos.

7 Etapa 1: Concepção

8 Etapa 1: Concepção Definir Identificar infra-estrutura das escolas;
Objetivos de aprendizagem; Requisitos do software; Escopo do software; Público alvo; Identificar infra-estrutura das escolas; Dividir requisitos em incrementos.

9 Softvali – Público-Alvo
Foi realizada uma pesquisa com 459 crianças da Rede Pública de Blumenau para avaliar a preferência de uso do computador. Pesquisa envolveu 459 alunos de 10 escolas. Este gráfico demonstra o resultado a questão “O que você gosta de fazer no computador?” Evidencia a preferência pelos jogos...

10 Metodologia de trabalho da Rede Pública
Softvali - Concepção 1° passo: Análise de softwares educacionais Mercado Projetos de pesquisa 2° passo: O que queremos com o Softvali? Integrado com projetos de trabalho 30 min. no laboratório Ambientes configuráveis Diferentes disciplinas Criatividade/Desafio Lúdico Aproximadamente 50 encontros Metodologia de trabalho da Rede Pública Projetos de trabalho por ser a prática pedagógica pregada pela Rede As atividades projetadas para 30 min, por ser o Tempo médio das aulas no laboratório Ambiente configurável – ou seja, flexível para atender a diversas disciplinas e poder ser utilizado mais de uma vez com a mesma turma Explorar a criatividade do aluno e colocar desafios... Como um motivador ao aluno A inclusão do lúdico observando a preferência dos alunos por jogos...

11 Softvali - Requisitos O Software é contextualizado no mapa da cidade de Blumenau, e prevê atividades para 25 cenários dispostos pela cidade. : Priorizado cenários Fundação Cultural Museu Cinema Supermercado Fazenda

12 Requisitos - Softvali Museu Cinema Supermercado Fazenda Artes, 3D;
Alfabetização; Supermercado Matemática, lúdico; Fazenda Meio ambiente, RPG.

13 Etapa 1: Concepção Resultado - Documentos
Planejamento geral do software; Visão geral; Infra-estrutura; Características do público alvo; Objetivos de aprendizagem; Requisitos do Software. Planejamento do processo Identificação dos estágios; Cronograma geral.

14 Etapa 1: Concepção Adequações da equipe; Nivelamento de linguagem
Estabelecer diálogo; Conhecimentos de informática; Fundamentos pedagógicos.

15 Etapa 2: Elaboração

16 Etapa 2: Elaboração Abrange atividades de: Objetivo específico:
Implementação; Avaliação; Validação preliminar do software. Objetivo específico: Criação do protótipo funcional, norteado pelos requisitos identificados na concepção.

17 Etapa 2: Elaboração Especificar incremento: Construir protótipo:
Detalhar os requisitos do software; Criar especificação inicial; Pesquisa tecnológica. Construir protótipo: Desenvolver protótipo; Elaborar interface com usuário.

18 Etapa 2: Elaboração Avaliar protótipo: Validação preliminar:
Funcionalidade; Usabilidade; Performance; Potencial pedagógico. Validação preliminar: Realizada nas escolas; Validação (aspectos tecnológicos); Avaliação (aspectos pedagógicos).

19 Museu

20 Cinema

21 Supermercado

22 Fazenda

23 Validação

24 Etapa 3: Finalização

25 Etapa 3: Finalização Parte final da “elaboração”;
Divide-se em duas atividades: Integração: Identificar e realizar ajustes encontrados na validação preliminar. Integrar incremento ao produto final. Elaborar documentação: Gerar especificação detalhada do incremento; Criar Manual do usuário (utilização e exemplo de atividades pedagógicas).

26 Etapa 4: Viabilização

27 Etapa 4: Viabilização Formação docente; Acompanhamento inicial;
Cursos de formação continuada. Acompanhamento inicial; Suporte.

28 Formação Docente

29 Considerações Finais Metodologia de trabalho multidisciplinar;
Processo vem auxiliar a construção de software educacional; Prototipação ajuda na visualização por parte dos educadores; Processo proporciona feedback dos objetivos de aprendizagem; Demonstrou grande desempenho no desenvolvimento do software apresentado.

30 Contato... everton.flavio@univali.br fabiane.benitti@univali.br


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