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Microeconomia.

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Apresentação em tema: "Microeconomia."— Transcrição da apresentação:

1 Microeconomia

2 Microeconomia Microeconomia ou Teoria dos Preços
Microeconomia Microeconomia ou Teoria dos Preços Analisa a formação dos preços no mercado, ou seja, como a empresa e o consumidor interagem e decidem qual o preço e a quantidade de determinado bem ou serviço em mercados específicos. Estuda o funcionamento da oferta e da demarcam um dado bem ou serviços nas formação do preço no mercado, isto é, o preço obtido pela interação do conjunto de consumidores com o conjunto de empresas que fabricam um dado bem ou serviço.

3 Macroeconomia Enfoca o comportamento da economia como um todo,
considerando variáveis globais como consumo agregado: renda nacional e investimentos globais, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxas de juros, balanço de pagamento e taxas de câmbio.

4 . A hipótese “Coeteris Paribus” permanece constante
. Pressupostos básicos da análise microeconômica . A hipótese “Coeteris Paribus” permanece constante Análise de um mercado específico: A Microeconomia, se vale da hipótese de que “tudo o mais permanece constante” (em latim, coeteris paribus). Foco de estudo: é dirigido apenas naquele MERCADO, analisando-se o papel que a oferta e a demanda nele exercem, supondo que outras variáveis interfiram muito pouco, ou que não interfiram de maneira absoluta.

5 Ex: A hipótese “coeteris paribus”
O preço de um serviço se modifique, considerando que os homens que trabalham na execução da tarefa, o tempo de trabalho, e a quantidade do serviço executado permaneçam inalterados (constantes).

6 Hipótese de estudo de um determinado mercado:
Selecionam-se apenas as variáveis que influenciam os agentes independentemente de outros fatores que estão em outros mercados, poderem influenciá-los. Ex: sabemos que a procura de uma mercadoria é normalmente mais afetada por seu preço e pela renda dos consumidores. Para analisar o efeito do preço sobre a procura, supomos que a renda permanece constante (coeteris paribus); da mesma forma, para avaliar a relação entre a procura e a renda dos consumidores, supomos que o preço da mercadoria não varia.

7 Objetivos da empresa: Reside nos objetivos da empresa produtora de bens e serviços. Princípio da Racionalidade: Segundo o qual o empresário sempre busca a maximização do lucro total, otimizando a utilização dos recursos de que dispõe: Esse princípio da racionalidade supõe um “homo economicus”, isto é, um homem econômico é aplicado na teoria microeconômica. Por esse princípio, os empresários tentam sempre maximizar lucros, estando condicionados pelos custos da produção, . os consumidores procuram maximizar sua satisfação (ou utilidade) no consumo de bens e serviços limitados por sua renda e pelo preços das mercadorias.

8 Aplicações da Analise microeconômica
A análise microeconômica ou teoria dos preços, como parte da ciência econômica, preocupa-se em explicar como se determinar os preços dos bens e serviços, bem como dos fatores de produção. O instrumental microeconômico procura responder, também, a questões aparentemente triviais; por exemplo, por que, quando cair, coeteris paribus? A teoria microeconômica não é um manual de técnicas para a tomada da de decisões do dia a dia, mesmo assim ela representa uma ferramenta útil para estabelecer políticas e estratégias, dentro de horizonte de planejamento, tanto para empresas como para políticas econômicas.

9 Para as empresas, a análise microeconômicas pode subsidiar as seguintes decisões:
- Políticas de preços; - Previsões de demanda e faturamento; - Previsões de custos de produção; - Decisões ótimas de produção (escolhas da melhor alternativa de produção, isto é, da melhor combinação de fatores de produção, e do tamanho (escala)ótimo de operação); - Avaliação e elaboração de projetos de investimentos (análise custo-benefício da compra de equipamento, ampliação da empresa); - Política de propaganda e publicidade (como as preferências dos consumidores podem afetar a procura dos produtos); - Localização da empresa (se a empresa deve situar-se próximo aos centros consumidores ou centros fornecedores de insumos); - Diferenciação de mercados (possibilidade de preços diferenciados, em diferentes mercados consumidores do mesmo produto).

10 . Efeitos de impostos sobre mercados específicos;
Em relação á política econômica, a teoria microeconômica pode contribuir na analise e tomada de decisões das seguintes questões: . Avaliação de projetos de investimentos públicos; . Efeitos de impostos sobre mercados específicos; . Política de subsídios (nos preços de produtos como trigo e leite, ou na compra de insumos como máquinas, fertilizantes); . Fixação de preços mínimos na agricultura; . Fixação do salário mínimo; . Controle de preços; . Politica salarial; . Política de preços e tarifas públicas (água, luz e outras); . fixação de tarifas alfandegárias; . Leis antitruste (defesa da concorrência) Como se observa, são decisões necessárias ao planejamento estratégico das empresas e á política e á programação econômica do setor público.

11 A microeconomia preocupa-se em explicar como é gerado o preço dos produtos finais e dos fatores de produção num equilíbrio, geralmente perfeitamente competitivo. Divide-se em: Teoria do Consumidor: Estuda as preferências do consumidor analisando o seu comportamento, as suas escolhas, as restrições quanto a valores e a demanda de mercado. Teoria da Firma: Estuda a estrutura econômica de organizações cujo objetivo é maximizar lucros. Organizações que para isso compram fatores de produção e vendem o produto desses fatores de produção para os consumidores. Estuda estruturas de mercado tanto competitivas quanto monopolisticas. Teoria da Produção: Estuda o processo de transformação de fatores adquiridos pela empresa em produtos finais para a venda no mercado. Estuda as relações entre as variações dos fatores de produção e suas conseqüência no produto final. Determina as curvas de custo, que são utilizadas pelas firmas para determinar o volume ótimo de oferta.

12 Análise das estruturas de mercado
A partir da demanda e da oferta de mercado, são determinados o preço e a quantidade de equilíbrio de um dado bem ou serviço. O preço e a quantidade, entretanto, dependerão da particular forma ou estrutura desse mercado, ou seja, se ele é competitivo com muitas empresas produzindo um dado produto, ou concentrado em poucas ou uma única empresa.

13 O que é Demanda: Demanda significa a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir por um preço definido em um mercado. A quantidade de um bem que os compradores desejam e podem comprar é chamada de quantidade demandada. Ex: escolha do consumidor pela compra, de um bem ou serviço, como preço, . preço dos outros bens substitutos, . a renda do consumidor e o . gosto ou preferência do indivíduo.

14 A demanda sempre influencia a oferta, ou seja, a demanda que determina o movimento da oferta.
A demanda pode aumentar ou diminuir de acordo com uma estação, com o momento da economia, com a renda da população etc. A lei da demanda indica que em condições normais em um mercado, a quantidade demandada é inversamente proporcional ao preço do bem em questão. Ou seja,  se um produto tem um preço baixo, provavelmente vai ter uma grande demanda.

15 Tipos de demanda Negativa: quando o bem em questão não agrada os possíveis consumidores, que podem mesmo rejeitar o bem ou produto. Isto muitas vezes acontece quando uma marca ou produto é envolvido em algum escândalo; Inexistente: acontece quando o bem é desconhecido para o consumidor ou então não vê a utilidade em adquirir o bem; Latente: ocorre no caso de se verificar uma determinada necessidade, mas apesar de existir uma demanda, não existe um bem capaz de satisfazê-la;

16 Declinante: é o caso de um produto que já teve uma alta demanda, mas que por algum motivo, ela está decrescendo; Irregular: verifica-se quando um produto é sazonal, ou seja, é direcionado para uma ocasião específica do ano, e por isso a procura aumenta nessa altura; Plena: é a demanda considerada ideal pela organização que vende um bem, significando que os objetivos de venda previstos foram alcançados; Excessiva: quando a procura por um determinado bem ou produto excede a capacidade de resposta da empresa, não conseguindo satisfazer a todos.

17 Oferta Para a economia, a oferta é constituída pelo conjunto de bens e serviços oferecidos no mercado a uma determinada altura e por um preço concreto. A oferta é basicamente a quantidade de produtos e serviços disponíveis para consumo.

18 Teoria do equilíbrio geral e bem estar
A analise do equilíbrio geral leva em conta as inter-relações entre todos os mercados, diferentemente da análise de equilíbrio parcial, que analisa um mercado isoladamente, sem considerar suas inter-relações com os demais. Ou seja, procura-se analisar-se o comportamento independente de cada agente econômico conduz todos a uma posição de equilíbrio global, embora todos sejam, na realidade, interdependentes. A teoria do bem estar, ou welfare economics, estuda como alcançar soluções socialmente eficientes para o problemas da alocação e distribuição dos recursos, ou seja, encontrar a ``alocação ótima dos recursos ``.

19 Imperfeições(falhas) de Mercado
Na análise das imperfeições de mercado, estudam-se situações nas quais o mercado isoladamente não promove perfeita alocação de recursos. EX: EXTERNALIDADES - fazem com que os mercados aloquem recursos de forma ineficiente. Exemplifica da seguinte forma externalidade negativa. “As fábricas de alumínio emitem poluição; para cada quantidade de alumínio produzida, uma determinada quantidade de fumaça entra na atmosfera. Como a fumaça cria um risco para a saúde de quem respira esse ar, esta é uma externalidade negativa. Externalidade positiva, por exemplo, é a educação. Ela rende externalidades positivas porque uma população mais instruída leva a um governo melhor, o que beneficia a todos.


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