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1 Função Marketing “Tarefa de criar, promover e fornecer bens e serviços a clientes (pf e pj) podendo ser: marketing de bens, serviços, experiências, eventos,

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1 1 Função Marketing “Tarefa de criar, promover e fornecer bens e serviços a clientes (pf e pj) podendo ser: marketing de bens, serviços, experiências, eventos, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações e idéias” Kotler 2000 10 ed. Prof. Juliano Santiago Angeli

2 2 Função Marketing Bens: bens tangíveis; Serviços: emp. aéreas, hotéis, locadoras; Experiências: brinquedos da Walt Disdey World; Eventos: olimpíadas, feiras de negócios; Pessoas: músicos, artistas, políticos; Lugares: cidades, estados, regiões; Prof. Juliano Santiago Angeli

3 3 Função Marketing Propriedades: compra e venda; Organizações: melhorar a imagem pública; Informações: revistas, panfletos; Idéias: Revlon “Na fábrica, fazemos cosméticos, na loja vendemos esperança” Prof. Juliano Santiago Angeli

4 4 Função Marketing Da mesma maneira que profissionais da logística são responsáveis pela gestão de suprimentos, os profissionais do marketing são responsáveis pela gestão da demanda, procurando influenciar o nível, a velocidade e composição da demanda para alcançar os objetivos da organização. Prof. Juliano Santiago Angeli

5 5 Escopo de marketing Comportamento do consumidor; Preço; Compras Administração de vendas Comunicação mercadológica; Marketing social e societal; Embalagem; Vias de distribuição; Pesquisa mercadológica; Varejo/atacado; Distribuição física. Prof. Juliano Santiago Angeli

6 6 Quatro P`s PRODUTO PREÇO PROMOÇÃO PRAÇA Prof. Juliano Santiago Angeli

7 7 Quatro P`s PRODUTO: é algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer a uma necessidade. Podem ser tangíveis e intangíveis. Bens de conveniência: comprados com freqüência e sem comparação (sabonete) Bens comparados: roupas, móveis; Bens de especialidade: automóveis; Bens não procurados: jazigo e enciclopédia. Prof. Juliano Santiago Angeli

8 8 Quatro P`s PREÇO: o marketing envolve trocas, sendo esta benéficas. Preço é a expressão monetária pelo bem ou serviço. O consumidor pode analisar o preço pelo: qualidade, quantidade, assistência técnica, serviços, etc. Prof. Juliano Santiago Angeli

9 9 Quatro P`s PRAÇA (PONTO DE VENDA): após um produto ser produzido, com seu preço estabelecido, este necessita ser distribuído no mercado até os pontos de venda. É de vital importância que o produto chegue até os varejistas para que estes o distribuam para os consumidores, sendo que estes produtos passam por diversos elos (revendedores, transportadoras, armazéns (CD) da cadeia de distribuição. Prof. Juliano Santiago Angeli

10 10 Quatro P`s Promoção: é a comunicação entre quem vende algo e quem compra algo.Uma comunicação mais ampla do que a comunicação tradicional do marketing é a CIM (comunicação integrada do marketing) envolvendo relacionamento longos e duradouros. Porém o que esta comunicação busca é satisfazer o consumidor e maximizar o lucro da empresa. Prof. Juliano Santiago Angeli

11 11 Segmentação Localização geográfica; Características demográficas; Caract. sócio-econômicas; Caract. Psicológicas; Caract. relativas ao atributo do produto; Caract. do comportamento do consumidor; Caract. relativas ao benefício buscado pelo consumidor. Prof. Juliano Santiago Angeli

12 12 Pesquisa de mercado Esforço planejado e organizado para obter fatos e conhecimentos novos que facilitem o processo de tomada de decisão. Ocasiões: Novo produto. Existe mercado para este produto? Qual a dimensão para o mercado? Quais são as característica do consumidor? Previsão de vendas? Qual a apresentação que o produto deve ter? Preço? Participação no Mercado? Prof. Juliano Santiago Angeli

13 13 O composto da comunicação Propaganda: técnica de comunicação destinada a comunicação de valores e ideologia, com o objetivo de captar adesão. Ponto positivo: vários clientes, ponto negativo: compradores não potenciais. Venda pessoal: “corpo a corpo”. Ponto positivo: permite perguntas e tem feedback, ponto negativo: a habilidade variam entre vendedores. Prof. Juliano Santiago Angeli

14 14 O composto da comunicação Promoção de vendas: pressão feita pelo marketing durante um período, para estimular o consumo. Ponto positivo: favorece melhores preços para estimular a demanda, ponto negativo: clientes fiéis podem estocar os produtos e risco de cópi pela concorrência. Publicidade: público específico, objetivando valorizar a marca, produto, serviço ou instituição. Contribuindo para consumo, adesão fidelização. Ponto positivo: custo total pode ser muito baixo, ponto negativo a competição pela atenção da mídia é pesada. Prof. Juliano Santiago Angeli


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