A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

82 anos pregando as boas novas as boas novas 50ª. ASSEMBLÉIA GERAL SUMARÉ, 28 A 30 DE NOVEMBRO DE 2014 Faça já sua inscrição!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "82 anos pregando as boas novas as boas novas 50ª. ASSEMBLÉIA GERAL SUMARÉ, 28 A 30 DE NOVEMBRO DE 2014 Faça já sua inscrição!"— Transcrição da apresentação:

1

2 82 anos pregando as boas novas as boas novas

3 50ª. ASSEMBLÉIA GERAL SUMARÉ, 28 A 30 DE NOVEMBRO DE 2014 Faça já sua inscrição!

4 sejam bem vindos! SEJAM BEM VINDOS!

5

6 Vamos ao estudo de hoje...

7 03 de maio de 2014 Santidade ao Senhor!

8 A história continua... humildade Refletir, à luz de Romanos 9, sobre a soberania de Deus, a fim de que o estudante da palavra seja desafiado a exaltar ao Senhor soberano, tanto por seus planos como por seu método de salvação.

9 A história continua... TEXTO BÁSICO Mas quem és tu, ó homem, para argumentares com Deus? Por acaso a coisa criada dirá ao que a formou: Por que me fizestes assim? (Rm 9:20 – AS21) TEXTO BÁSICO

10 Abimeleque 1/2 Já estudamos três grandes blocos da carta de Paulo aos Romanos. Como vimos, no primeiro deles (Rm 1:1-3:20), o assunto em destaque é o problema do homem: o pecado. No segundo (Rm 3:21- 5:21), temos em realce a solução de Deus para o problema do homem: o sacrifício de Cristo, que concede justificação àquele que o recebe. No terceiro bloco (Rm 6:1-8:39), o que está em tela é a santificação daqueles que foram justificados: como deve viver o homem pecador

11 Abimeleque Que foi alvo do amor de Deus. Neste quarto bloco (Rm 9:1- 11:36), que será base desta e de mais duas lições, Paulo trata sobre o glorioso plano de Deus envolvendo judeus e gentios. O apóstolo trata da incredulidade dos judeus, sua rejeição ao Messias, a entrada dos gentios ao povo de Deus e o futuro de Israel. Nesta lição, que tem como foco somente o capítulo 9, estudaremos sobre o propósito soberano de Deus de salvar tanto judeus quanto gentios. 2/2

12 Direto ao ponto Expor o capítulo 9 da carta de Paulo aos Romanos, trecho em que somos colocados diante do tema da soberania de Deus e da responsabilidade do homem, duas verdades colocadas lado a lado.

13 I – VAMOS AO ESTUDO

14 Jesus é o caminho para o céu! Não há como não nos enchermos de confiança, ao lermos as últimas palavras de Rm 8:31-39. Contudo, no início do capítulo seguinte, o tom muda. Paulo parte para uma súbita descida às angústias presentes nos porões do seu ser. Ele muda o tom de celebração para lamento:... Tenho grande tristeza e incessante dor no coração (Rm 9:2), em face da incredulidade de sua nação, e chega a dizer que preferiria ser separado de Cristo, se isso pudesse salvar os judeus (9:3). O povo de Israel, mesmo tão abençoado por Deus (Rm 9:4-5) e preparado para receber o Messias durante séculos, não o reconheceu. Por que isso aconteceu? Paulo formula quatro questões para tratar desse assunto.

15 Jesus é o caminho para o céu!

16 1.A plena paciência de Jesus. VAMOS AS PERGUNTAS

17 1. Com base em Rm 9:1-8 e no item 1, comente com a classe a razão da tristeza de Paulo. Podemos dizer que a palavra de Deus falhou? Justifique sua resposta. 1.A palavra de Deus falhou?:

18 2. Leia Rm 9:14-18; o item 2, e responda: Deus tinha ou não o direito de escolher aqueles por meio dos quais a sua promessa seria cumprida? Ele é injusto por não fazer isso com base nas obras? 2. Há injustica da parte de Deus?: Jacó, o Escolhido!

19 3. Com base em Rm 9:19-29 e no item 3, comente com a classe sobre quem são os “vasos da ira” e os “vasos de misericórdia”. O que podemos aprender com a expressão “preparou de antemão para a glória”? 3. Por que Deus se queixa?:

20 4. Leia Rm 9:30-33; o item 4, e responda: A quem Paulo atribui a responsabilidade pelo fato de os judeus não terem alcançado a justificação? Justifique sua resposta. 4. Que vamos dizer disso tudo?:

21 Os combatentes Como aplicar em sua vida.

22 II – VAMOS A PRÁTICA

23 Nunca conseguiremos entender todos os atos do Deus soberano. Os seus pensamentos são muito superiores aos nossos, assim como os seus caminhos. Reconheçamos a nossa insignificância, antes de lhe fazermos qualquer questionamento. Como gente que crê no Deus soberano, não nos esqueçamos de louvá-lo por ter arquitetado tão bem o plano de salvação. De antemão, ele já havia planejado salvar tanto judeus quanto gentios (Rm 9:25-29). Glória, pois, a ele! 1. Exaltemos a Deus por seu plano soberano de salvação.

24 5. Com base na primeira aplicação, comente sobre o que precisamos ter em mente, ao tentar questionar Deus por qualquer coisa. Diante do plano glorioso arquitetado por ele, o que devemos fazer? 1. Exaltemos a Deus por seu plano soberano de salvação.

25 2. Exaltemos a Deus por seu método gracioso de salvação. Outro motivo pelo qual devemos exaltar a Deus é o método empregado e escolhido por ele para que sejamos salvos: a justiça que vem da fé. Não conseguiríamos ser salvos, se a salvação dependesse de nós. Você se lembra da segunda lição desta série? Estávamos todos perdidos e condenados, sem Cristo Jesus. Mas, por pura misericórdia, Deus escolheu redimir-nos, por meio do seu Filho.

26 6. Você tem coragem de pedir a Deus que lhe conceda ou não a salvação com base nos seus próprios atos? Acha que, se dependesse de nós, a salvação seria possível? Que atitude você deve adotar, diante do método escolhido por Deus? 2. Exaltemos a Deus por seu método gracioso de salvação.

27

28 Na presente lição estudamos sobre uma faceta do caráter de Deus, exposta com muita propriedade pelo apóstolo Paulo no capítulo 9 de Romanos. Deus nos foi apresentado como “O Soberano”. Os seus planos não podem ser frustrados; sua palavra e suas promessas nunca falham. Ele nunca comete injustiça! Além disso, tem o direito de agir para o nosso bem como lhe apraz. A sua liberdade é um atributo ligado a sua soberania. CONTINUA DESAFIO SEMANAL

29 Diante desse Deus soberano e do seu plano descortinado em parte no capítulo 9 de Romanos, fomos desafiados a exaltar o Eterno. Ele planejou de antemão um plano de salvação abrangente, que contempla judeus e gentios. Além disso, enviou Cristo, que é Deus bendito e em quem temos a justificação. Isso não é maravilhoso? Seu desafio nesta semana será o de reservar um tempo para orar a Deus e agradecer-lhe especificamente por essas questões mencionadas. DESAFIO SEMANAL

30

31

32 82 anos pregando as boas novas

33 EDIÇÃO EM POWER POINT


Carregar ppt "82 anos pregando as boas novas as boas novas 50ª. ASSEMBLÉIA GERAL SUMARÉ, 28 A 30 DE NOVEMBRO DE 2014 Faça já sua inscrição!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google