A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REFLUXO GASTROESOFÁGICO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REFLUXO GASTROESOFÁGICO"— Transcrição da apresentação:

1 REFLUXO GASTROESOFÁGICO

2 REFLUXO GASTROESOFÁGICO
Conceito: retorno do conteúdo gástrico do estômago para o esôfago distal, havendo regurgitação e/ou vômitos Gravidade: é um evento normal. Passa a ser patológico quando a criança perde muito peso e/ou quando há broncoaspiração do conteúdo gástrico

3 REFLUXO GASTROESOFÁGICO
Causas Hipotonia, defeitos ou imaturidade da válvula esofagiana inferior. Ela só atinge seus valores máximos de pressão, após a criança completar 1 mês de vida. Curto segmento do esôfago Ingestão de ar no ato de mamar Ingestão de leite além do necessário Falta de eructação.

4 REFLUXO GASTROESOFÁGICO
Diagnóstico: Exames laboratoriais: cintilografia, pHmetria, Rx ( EED) com contraste. História clínica onde constata-se o quadro clínico de: Irritação com choro contínuo, principalmente na pri­meira hora após a alimentação(devido o suco gástrico no esôfago). Vômitos freqüentes, causando diminuição das calo­rias ingeridas.

5 REFLUXO GASTROESOFÁGICO
Irritação com choro contínuo, principalmente na pri­meira hora após a alimentação(devido o suco gástrico no esôfago). Vômitos freqüentes, causando diminuição das calo­rias ingeridas. Emagrecimento, devido a perda constante de alimento. Esofagite (como conseqüência suco gástrico no esôfago).

6 REFLUXO GASTROESOFÁGICO
Processos pulmonares de repetição (pneumonia aspirativa) Presença de hematêmese e melena Sono interrompido com freqüência devido ao descon­forto. Movimentos de mastigação, alguns minutos após a alimentação, podendo haver retorno de leite na cavidade oral. Apnéia e bradicardia, alguns minutos após a alimen­tação. 

7 TRATAMENTO O tratamento clinico é realizado através da educação postural, dieta(espessamento)e medicamentos. Procinéticos: aumenta a pressão exercida sobre o EEI, ajuda na motilidade gástrica (amplia as contrações peristálticas) e no esvaziamento gástrico. Cisaprida: Comercialização suspensa devido a associação com arritmias e morte súbita. Domperidona (Prepulsid): aumenta o peristaltismo intestinal e acelera o esvaziamento gástrico) Bromoprida; Metoclopramida.

8 TRATAMENTO Antiácidos Antagonistas dos receptores de H2: ranitidina: diminui a acidez gástrica, inibindo sua secreção. Inibidor da bomba de prótons: omeprazol: inibe a secreção do ácido gástrico.

9 Tratamento cirúrgico (fundoplicatura de Nissen por videolaparoscopia) é indicado quando o tratamento medicamentoso é refratário(o medicamento não faz efeito) como nas complicações graves do RGE e crianças com déficit neurológico grave e doença pulmonar crônica

10 REFLUXO GASTROESOFÁGICO
Prognóstico: Se as regurgitações perdurarem após 4 a 6 meses deve-se suspeitar de RGE patológico Se não patológico, melhora em torno de 6 meses a um ano de idade. Se patológico normalmente é feita cirurgia.

11 Observar padrão respiratório e peso diário
 Assistência de Enfermagem Para crianças internadas mesmo que por outros por outros motivos, identificar, através dos sintomas, aquelas que sugerem o R.G.E. Observar padrão respiratório e peso diário Colocar o RN em decúbito lateral ou ventral, com o berço elevado na cabeceira e a própria criança elevada em decúbito de 30°.

12 Assistência de Enfermagem
Após as mamadas, colocar o RN em decúbito elevado e lateral direito, para facilitar que o conteúdo seja direcionado para o duodeno facilitando o esvaziamento gástrico. Durante e após as mamadas movimentar a criança, o mínimo possível ou não movimentar. Colocar a criança para eructar durante e após a alimentação, porque o ar deglutido após as mamadas, aumenta a pressão gástrica, forçando a abertura da válvula esofagiana, favorecendo a regurgitação.

13 Assistência de Enfermagem
Colocar a criança para mamar na posição vertical. Oferecer leite materno em menores quantidades e maiores intervalos para evitar que ultrapasse a capacidade gástrica, o que faz com que aumente a pressão e abra a válvula esofagiana inferior. Proporcionar alimentação engrossada,(papa de Epstein, leite para refluxo) fracionada com volumes pequenos e várias vezes ao dia para proteger a mucosa do estômago.

14 Assistência de Enfermagem
Não colocar roupas apertadas Evitar exercícios com as pernas, que aumentam a pressão intra-abdominal Orientar os pais, após a alta, quanto à alimentação, posição e medicação e cuidados especiais Colocar macacão próprio para refluxo

15 Papa de Epstein oferecida para crianças com Refluxo Gastroesofágico
 Ingredientes: 3 colheres das de chá de farinha de milho ou de arroz, 1 colher das de chá de açúcar, 120 ml de água.

16 A papa fria tem consistência de pudim.
 Preparo Cozinha-se a farinha na água açucarada, até essa mistura ficar com consistência aumentada. Retira-se a mistura do fogo e deixa-se esfriar. A papa fria tem consistência de pudim.


Carregar ppt "REFLUXO GASTROESOFÁGICO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google