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e suas particularidades

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Apresentação em tema: "e suas particularidades"— Transcrição da apresentação:

1 e suas particularidades
As cores e suas particularidades

2 As cores têm diferentes valores emotivos ou simbólicos dependendo de onde você está. Seu significado cultural não deve ser ignorado.

3 AMARELO Ligação com o ouro, fruto maduro e o sol.
Representa a felicidade e a alegria na sociedade ocidental. Na China era a cor do imperador, por se encontrar no centro do universo. É uma cor sagrada e imperial em muitas culturas asiáticas. Entre os cristãos, o amarelo é a cor da eternidade e da fé. Em vários países simboliza o despeito e a traição. Símbolo do desespero, por ser intenso, violento e agudo. Parece maior do que é, pois tem característica expansiva Na mitologia grega = pomo de outro, símbolo da discórdia

4 AZUL Todas as cores que se misturam com o azul esfriam-se, por ser ele a cor mais fria. Uma superfície pintada de azul dilui-se na atmosfera, causando a impressão de se desmaterializar. Um ambiente azul acalma e tranqüiliza, mas diferente do verde, ele não tonifica. Egípcios consideravam o azul como a cor da verdade. O azul foi escolhido como a cor da nobreza, originando a expressão “de sangue azul”. Cor sagrada na religião judaica. Chineses o associam à imortalidade.

5 MARROM A mistura de muitas cores diferentes tende ao marrom.
Muitos acrescentam marrom à uma cor para diminuir a vibração das cores, ao invés de preto. Na Colômbia, esta é uma cor que desestimula as vendas. A cor do luto na Índia.

6 LARANJA Provém do árabe naranj, derivado do sânscrito, significa fruta que agrada aos elefantes. Antes da chegada da fruta à Europa, chamavam-no de ouro, tostado, açafrão... Poder de dispersão. As áreas coloridas com o laranja parecem sempre maiores do que são na realidade. Infidelidade, luxúria (Dionísio vestia-se de laranja para as festas em sua honra). Representa mutação, inconstância, instabilidade, hipocrisia. Cromoterapia: cor da alegria, usada para dar mais “vida”. É anti- depressiva, vitaliza. Utilizado para representar o dia das bruxas nos Estados Unidos. Associada à religião protestante na Irlanda.

7 VERDE Equilíbrio da mistura do amarelo com o azul. Claridade x obscuridade, calor x frio, aproximação x afastamento, movimento excêntrico x movimento concêntrico. Simboliza energia, fertilidade e crescimento. “Verde” significa jovem e inexperiente. Psicologia: Energia da juventude, do crescimento físico, da fertilidade, da esperança. Sensação de renovação, frescor e brilho. Fundamental para o tratamento do estresse, por ser cor predominante na natureza. Emoção: estabilizador emocional. Calmante, remoção de medos. Torna o espaço estático, vazio e neutro. Não promove vitalidade, nem ajuda no relaxamento. Verde do dólar e da esperança de riqueza. Utilizada em um chapéu, indica que uma esposa está sendo infiel na China. Tem conotações negativas na França e é uma má escolha para embalagens. Muito importante nos países muçulmanos, pois é a cor do Islã.

8 VIOLETA Nome genérico dadas a todas as cores resultantes da mistura do vermelho com o azul. A mistura é comumente chamada de roxo, que é considerada a cor da nobreza nas culturas européias. Na simbologia cristã, o roxo é a cor da paixão. É a cor da temperança. Equilíbrio entre a terra (vermelho) e o céu (azul), os sentimentos e o espírito, a paixão e a inteligência, o amor e a sabedoria. Em tons escuros, o violeta está ligado à idéia de saudade, ciúme, angústia e melancolia, tornando-se deprimente. Em tons claros é alegre e se aproxima das propriedades do rosa. Acalma profundamente o espírito, além de aliviar o corpo e a mente. A mais espiritual de todas as cores.

9 VERMELHO Culturalmente associado ao sangue e ao fogo. Guarda significados polarizados, sangue vivo e o sangue morto ou derramado. Para a cultura pagã é a cor da maçã no paraíso, do vinho, das vestimentas de Dionísio, do amor carnal, da paixão, do coração, dos lábios, erotismo e da atração. O pecado é assimilado também como proibição e, do medo de tocar no fogo, como perigo. O prostíbulo era chamada de “casa da luz vermelha”. Cor da provocação nas touradas e das luvas de boxe, para esconder as manchas de sangue. Cor dos comunistas e da esquerda. Cor do fogo que transforma, da revolução. No candomblé, cor de Exu: poder de fertilização masculina e a força transformadora das coisas (espírito revolucionário). Na cultura chinesa há predominância desta cor pois é considerada de boa sorte, proteção divina, energia, poder e celebração. Também utilizada desde casamentos a funerais. Idéia de pergio: trânsito. Indica fogo. Cartão vermelho do futebol, faixa vermelha dos remédios, “estar no vermelho”, fim do combustível.

10 VERMELHO Utilizada para vestidos de noiva na Índia, uma vez que é a cor da pureza. Nas culturas orientais, quando utilizada com a cor branca, significa alegria. Psicologia: forte sensação de estar presente no aqui-agora, sensação de poder, consciência física, vontade e sexualidade. É excitante, prazeroso, estimulante e ativador. Revigora a criatividade. Emocional: vermelho não é experiência agradável. Não é considerada uma cor para a alma. Natureza agressiva e desejo ardente. Decoração: sua intensa propagação faz reduzir o espaço. Indicado em ambientes de fluxo rápido de pessoas , em restaurantes, estimula a comer (Mc Donalds). Não é recomendado em quartos de dormir.

11 BRANCO Adição de todos os comprimentos de onda. Apesar de fisicamente ser a cor de todas as cores, psicologicamente, o branco é a ausência delas. Por simbolizar a própria luz, o branco tornou-se emblema da divindade. Associada à morte no Japão, especialmente cravos brancos. Cor de luto nas culturas orientais. Também simboliza a morte. Cor da pureza nas culturas ocidentais, utilizada para vestidos de noivas. Vestuário: o branco é associado à limpeza, pureza e inocência, sendo utilizado por profissionais de saúde, alimentação, noivas e batismos. Usados para as pessoas se manterem refrescadas sob o forte calor. Ao mesmo tempo que traz claridade e alegria ao cômodo, na decoração, para alguns se for usado em abundância pode causar um sentimento de frieza e impessoalidade.

12 PRETO Alguns não o consideram cor. Sua aparência indica a privação ou ausência da luz. Propriedade física de absorver quase todos os raios luminosos incidentes sobre ele, refletindo apenas quantidade mínima desses raios. Utilizada para luto nas culturas ocidentais, associada à morte, mas também extremamente elegante e estilosa. No design, tem emprego indispensável como elemento de contraste para ressaltar a qualidade dos matizes. As cores puras (vermelho, amarelo, azul, violeta...) ganham luminosidade e vibração quando contornadas com preto. Transmite a sensação de renúncia, entrega, abandono e introspecção. Sua condição de total ausência de cores a relaciona com a idéia do nada, do vazio, da negação, do espaço infinito. Funciona como um isolante. Protege das energias externas (artes marciais). Relacionada a testosterona, representa agressividade, distanciamento e disciplina. Uma pessoa que gosta desta cor é considerada sofisticada, séria, autoritária, impressionante, digna e misteriosa.

13 Definições A COR não tem existência material por si só, os objetos são incolores. Nossa percepção do fenômeno COR se deve à nossa capaciade de percebermos uma determinada faixa visível das ondas eletromagnéticas, provenientes do sol, denominada LUZ. O espectro visível para o ser humano varia entre a faixa do vermelho e aos tons violetas. Quando falamos que um objeto possui determinada cor, estamos nos referindo à capacidade que esse objeto tem de refletir a cor que o caracteriza e absorver os demais comprimentos de onda. A cor é apenas uma sensação provocada pela ação da luz sobre o órgão da visão.

14 Entendendo as cores Existem dois tipos de cores, a cor-luz e a cor- pigmento. Para o design, representam dois sistemas de cor diferentes o RGB (red, green, blue) = vermelho, verde e azul e o CMYK (ciano, magenta, amarelo e preto). O sistema RGB é usado na televisão e monitores de computador. Já o CMYK é usado para impressão. As somas das 3 cores-luz (primárias aditivas) formam o branco.

15 Cores primárias aditivas

16 A luz branca é composta de luz vermelha, verde e azul
A luz branca é composta de luz vermelha, verde e azul. Quando apenas duas cores primárias aditivas são combinadas, elas criam uma das primárias subtrativas.

17 Cores primárias subtrativas

18 Primárias subtrativas funcionam da mesma maneira, mas quando duas são combinadas, criam uma primária aditiva, e quando todas são combinadas, produzem o preto.

19 Elementos da cor MATIZ: sinônimo de cor, comprimento de onda ou coloração. BRILHO: luminosidade ou valor (branco). SATURAÇÃO: croma ou pureza da cor, intensidade da cor (preto).

20 BBrilho e saturação

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23 Imagens pretas e brancas

24 Círculo cromático

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26 Cores primárias É cada uma das 3 cores indecomponíveis que, misturadas em proporções variáveis, produzem todas as cores do espectro. A soma das cores primárias aditivas é a luz branca. O preto aparece quando não existe nenhuma das cores primárias. Para muitos autores, o branco e o preto não são considerados cores. A classificação de cores primárias, secundárias e terciárias é aplicada para as cores do círculo cromático. A adição de preto a alguma cor do círculo cromático provoca perda de saturação dessa cor. Uma cor pura está em sua saturação máxima. O branco misturado a uma cor causa alteração de seu valor (luminosidade).

27 Secundárias e Terciárias
Cor secundária é aquela formada em equilíbrio óptico por duas cores primárias. Cor terciária é a intermediária entre uma cor secundária e uma das duas primárias que lhe dão origem.

28 Cores complementares As cores diametralmente opostas se complementam na retina. Assim, ao amarelo, o violeta; à púrpura, o verde. Todos os tons se complementam entre si. (Goethe, 1993) São as cores que se encontram opostas no círculo cromático.

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32 A teoria das cores é fundamental na aplicação de efeitos visuais.

33 As cores complementares são ótimas dicas para solucionar a composição cromática de um trabalho.

34 A cor complementar do verde é o vermelho, o que cria uma harmonia e equilíbrio na imagem.

35 Referências www.mundocor.com.br
cor-modelos-de-cor.html


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