A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRÁTICAS DE LINGUAGENS: FUNDAMENTOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRÁTICAS DE LINGUAGENS: FUNDAMENTOS"— Transcrição da apresentação:

1 PRÁTICAS DE LINGUAGENS: FUNDAMENTOS
Profª: Rose Cléa Universidade Castelo Branco

2 MECANISMOS GRAMATICAIS
TEXTUALIDADE MECANISMOS LEXICAIS FATORES LINGUÍSTICOS COESÃO MECANISMOS GRAMATICAIS CONTINUIDADE PROGRESSÃO COERÊNCIA NÃO CONTRADIÇÃO ARTICULAÇÃO

3 VOCABULÁRIO PERTINENTE A UM MESMO CAMPO SEMÂNTICO
COESÃO LEXICAL REITERAÇÃO -REPETIÇÃO DO NOME -NOMINALIZAÇÃO ASSOCIAÇÃO VOCABULÁRIO PERTINENTE A UM MESMO CAMPO SEMÂNTICO SUBSTITUIÇÃO -SINONÍMIA -ANTONÍMIA -HIPERONÍMIA -HIPONÍMIA

4 COESÃO LEXICAL REITERAÇÃO REPETIÇÃO
Ex1.: O presidente viajou para o exterior. O presidente levou consigo uma grande comitiva. Ex2.: Airton Sena fez uma linda história no automobilismo. Infelizmente, Sena se foi há vinte anos. NOMINALIZAÇÃO Ex.: Os professores adiaram a data da prova. Esse adiamento atrasará o calendário acadêmico.

5 COESÃO LEXICAL SUBSTITUIÇÃO Ex1.: Enquanto esperava, uma menininha veio ao meu encontro. A garota parecia assustada. (sinonímia) Ex2.: O avião já havia levantado voo. De repente, o aparelho começou a fazer um ruído ensurdecedor. (hiperonímia) Ex3.: Procurei por alguns minutos a bendita ferramenta, mas acabei desistindo, pois não achei o martelo que meu pai queria. (hiponímia)

6 COESÃO LEXICAL ASSOCIAÇÃO Ex1.: Houve um grave acidente na Av. Brasil. Dezenas de ambulâncias transportaram os feridos para os hospitais dos bairros mais próximos. Ex2. Finalizado o julgamento, réu e defesa choravam sem parar, pois a sentença não foi favorável.

7 COESÃO GRAMATICAL  Pronomes anafóricos ou catafóricos Ex.: O caçador tentava libertar-se das cordas, mas ele foi mordido pelo cão antes de conseguir. Ex.: Ele era tão bom, tão amigo. Pena que tenha morrido tão cedo o meu pai. Os artigos Ex.: Um índice preocupante para os organizadores da Copa é o crescimento da violência. (geralmente catafórico) Ex.: Na escola, uma professora foi agredida. A professora teve de ser hospitalizada.

8 COESÃO GRAMATICAL ELIPSE Ex.: Pedro vai buscar as bebidas, mas não arrumará o salão de festas. Correlação entre tempos verbais Ex1.: Quando eu tiver dinheiro, comprarei um carro. Ex2.: Se eu tivesse dinheiro, compraria um carro.

9 COESÃO GRAMATICAL POR SEQUENCIAÇÃO Encadeamento que se faz por meio de marcas linguísticas que estabelecem relações de consequência, conclusão, oposição, explicação, temporalidade etc. Ex1.: Se o estado de saúde é grave, deve ir para o hospital. (condição) Ex2.: Como estava doente, faltou à aula. (causa) Ex3.: Todos confiavam no presidente, no entanto ele nos decepcionou. (oposição)

10 COERÊNCIA CONTINUIDADE Ex.: Os cães são animais de faro apuradíssimo, por isso esses animais são excelentes auxiliares da polícia. PROGRESSÃO

11 COERÊNCIA NÃO CONTRADIÇÃO
Ex.: Assistir aos programas de televisão é mortificante, pois eles tiram do ser humano a oportunidade de criar, imaginar e de conviver com a família. ARTICULAÇÃO Ex.: Pedro e João são esportistas. O primeiro adora volei; o segundo, futebol. Ex.: Ana não foi à escola, portanto não fez a prova de hoje. Dessa forma, terá de fazer segunda chamada.

12 TEXTUALIDADE INTENCIONALIDADE EXTRALINGUÍSTICOS FATORES ACEITABILIDADE
SITUACIONALIDADE INFORMATIVIDADE INTERTEXTUALIDADE

13 INTENCIONALIDADE (produtor)
ACEITABILIDADE (receptor)

14 INFORMATIVIDADE Baixa informatividade Alta informatividade
A água é um líquido sem cor, sem odor e sem sabor que é essencial à vida. A neologia essencialmente fonológica supõe a criação de um item léxico cujo significante seja totalmente inédito.

15 Uma pessoa esperando um ônibus há uma hora.
SITUACIONALIDADE A PORTA ESTÁ ABERTA!! Você sabe que horas são?? A professora diz chamando a atenção de um aluno que está fazendo bagunça. (= SAIA, FORA!!) A mãe repreendendo o filho sobre a porta da geladeira. (= FECHE!) A professora fala para um aluno que chegou 20h, numa aula que começa às 19h. (= Está atrasado) Uma pessoa esperando um ônibus há uma hora. (= Está demorando)

16 INTERTEXTUALIDADE - Ao “diálogo” entre textos dá-se o nome de intertextualidade. - Intertextualidade é um dos fatores de textualidade em que se faz referência - explícita ou implícita - a outros textos

17 o HD travou, a memória sumiu,
INTERTEXTUALIDADE A intertextualidade está ligada ao “conhecimento de mundo”, que deve ser compartilhado, ou seja, deve ser comum ao produtor e ao receptor de textos. Cinema arte poesia E agora Mané? A luz acabou, o HD travou, a memória sumiu, a torre queimou... E agora você?


Carregar ppt "PRÁTICAS DE LINGUAGENS: FUNDAMENTOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google