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Plano de negócio.

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Apresentação em tema: "Plano de negócio."— Transcrição da apresentação:

1 Plano de negócio

2 Índice de mortalidade de médias e pequenas empresas
Brasil: 70% USA: 50% Pesquisa Small Business Administrator: 98% falta ou falha de planejamento.

3 O que é Plano de Negócio? Descrição do empreendimento e modelo de negócio que sustenta a empresa. Orientação no ambiente de negócio. Deve responder: Em que negócio estou? O que vendo? Qual é o meu mercado-alvo?

4 Para que planejar? Gerenciar negócio e apresentá-lo a investidores, bancos e clientes. Análise de risco dos agentes financeiros. Entender e estabelecer diretrizes para o negócio. Gerenciar de forma mais eficaz. Identificar oportunidades e transformá-las em diferencial competitivo.

5 Fatores de sucesso considerados no PN
Conceito de negócio Atendimento às necessidades de mercado. Características de um negócio bem-sucedido: Algo novo Algo melhor Um mercado novo ou mal-atendido

6 Fatores de sucesso considerados no PN
Reconhecimento do mercado. Tamanho do mercado. Acessibilidade do mercado. Receptividade do mercado. Fatores que o afetam.

7 Fatores de sucesso considerados no PN
Situação do setor Levantar fatores que afetam o setor. Setores em crise: Dificuldades de financiamento. Oportunidade se houver posicionamento adequado. Ex.: construção de novas casas x reformas.

8 Fatores de sucesso considerados no PN
Enfoque empresarial consistente. Reconhecimento da natureza da empresa Definição das principais metas Declaração da missão

9 Fatores de sucesso considerados no PN
Gerenciamento competente. Capacidade da equipe de diretores. Controle financeiro. Previsão dos custos iniciais de operação. Previsão de mudanças.

10 Estrutura Sumário executivo – síntese das principais informações do plano explicita objetivo do plano em relação ao leitor. Enunciado do projeto Competência dos responsáveis Produtos e tecnologia Mercado potencial Elementos de diferenciação Previsão de vendas Rentabilidade e projeções financeiras Necessidades de financiamento

11 Estrutura A empresa Histórico Missão Visão
Objetivos e metas de negócios Situação atual: crescimento, faturamento dos últimos anos, estrutura organizacional e legal, certificações, parcerias e serviços terceirizados.

12 Estrutura Análise estratégica Ameaças e oportunidades
Forças e fraquezas O setor A concorrência O mercado

13 Estrutura Plano de marketing
O produto: ciclo de vida, vantagens competitivas. Planos de pesquisa e desenvolvimento. Preço Distribuição Comunicação Serviços ao cliente (venda e pós-venda) Relacionamento com os clientes

14 Estrutura Plano financeiro Investimento inicial
Projeção dos resultados Projeção do fluxo de caixa Projeção do balanço Ponto de equilíbrio Análise do investimento Tempo de retorno do investimento Valor atual líquido

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16 Posicionamento do negócio
Restrito: produto. AI ou Eventos? Amplo: demandas de mercado. Soluções em Comunicação? ou Comunicação de resultados?

17 Decisões para definir a abrangência do negócio
Dimensão do produto. Necessidades do mercado. Tecnologia de produtos/serviços. Decisão relacionada ao diferencial e ao valor que ele agrega.

18 Decisões para definir a abrangência do negócio
Abrangência geográfica. Escolha de mercados específicos. Aceitabilidade ou adequação do produto/serviço ao perfil de cliente. Existência de produtos/serviços substitutos ou concorrentes. Quantos estágios da cadeia quer ou necessita participar. Consultoria, assessoria, parcerias.

19 VISÃO Estabelece o foco, a direção da empresa rumo ao futuro.
Onde se pretende que a organização esteja amanhã em seu ambiente e o que se deve fazer para isso. É orientada por valores e princípios. Deve ser viável. Orienta o estabelecimento de objetivos e metas. Motiva as pessoas.

20 Fatores para a elaboração da visão
Aprendizado sobre mercado e ambiente. Marca. Alianças, parcerias, redes: interação de competências distintas. Potencial humano – comprometimento.

21 MISSÃO Razão de existir da empresa.
Papel da organização em face da realidade. Delimita ação no espaço de negócio escolhido, dá senso de direção ao negócio. Deve ser compartilhada por todos os funcionários.

22 Características da missão
Possui número limitado de metas. Enfatiza principais valores e políticas (essas definem como lidar com seus públicos de interesse). Define escopo competitivo. Define setor . Define produtos. Define competência (tecnologia, atendimento, comunicação) que apóiam sua atuação. Define segmento de mercado. Quem é nosso cliente? Quem poderá vir a ser nosso cliente? O que podemos fazer para manter os primeiros e conquistar novos? Define atuação geográfica: região, país estado, cidade, grupo de países.

23 Edelman Visão Um líder global e independente de comunicação que se posiciona e protege seus clientes em um mundo em constante mudança e com crescente fluxo de informações. Missão Oferecer consultoria em Relações Públicas e serviços estratégicos de comunicação que permitam a nossos clientes construir relacionamentos duradouros e influenciar atitudes e comportamentos em um mundo complexo. Empreendemos nossa missão através da convergência, integrando conhecimento especializado de práticas e indústrias, entendimento de mercados locais, metodologias próprias e criatividade. Somos dedicados em construir longas e recompensadoras parcerias que agreguem valor aos nossos clientes e ao nosso pessoal. Valores Qualidade>Integridade>Respeito>Espírito Empreendedor>Benefícios Mútuos

24 Ketchum Estratégia Missão
Oferecer as melhores, mais modernas e criativas soluções em comunicação, agregando valor à imagem corporativa de nossos clientes.  Valores Nossos valores refletem a responsabilidade em assegurar um meio saudável e colaborativo que permita a satisfação da equipe e o comprometimento com o melhor serviço e resultados para os clientes. Criatividade>Resultados>Comprometimento>Precisão>Talento>Paixão


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