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Universidade Estadual de Feira de Santana

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Apresentação em tema: "Universidade Estadual de Feira de Santana"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Estadual de Feira de Santana
Dificuldades de aprendizagem em cálculo Feira de Santana 2009

2 Dificuldade de aprendizagem
É um termo genérico que diz respeito a um grupo heterogêneo de desordens manifestadas por problemas significativos na aquisição e uso das capacidades de escuta, fala, leitura, escrita, raciocínio ou matemáticas.

3 Algumas causas das dificuldades de aprendizagem em matemática
Ansiedade e medo de fracassar Falta de motivação Distúrbios de memória auditiva Distúrbios de escrita Distúrbio de leitura Distúrbios de percepção visual

4 Discalculia, o que é isso?
É um dos transtornos de aprendizagem que causa a dificuldade na matemática.

5 Subtipos da discalculia:
Kocs (apud García, 1998) classificou a discalculia em seis subtipos, podendo ocorrer em combinações diferentes e com outros transtornos:

6 Discalculia Verbal - dificuldade para nomear as quantidades matemáticas, os números, os termos, os símbolos e as relações. Discalculia Practognóstica - dificuldade para enumerar, comparar e manipular objetos reais ou em imagens matematicamente. Discalculia Léxica - Dificuldades na leitura de símbolos matemáticos.

7 Discalculia Gráfica - Dificuldades na escrita de símbolos matemáticos.
Discalculia Ideognóstica – Dificuldades em fazer operações mentais e na compreensão de conceitos matemáticos. Discalculia Operacional - Dificuldades na execução de operações e cálculos numéricos.

8 Requisitos necessários para o aprendizado de matemática e as dificuldades causadas pela discalculia:

9 De 3 a 6 anos/aptidões esperadas
Ter compreensão dos conceitos: *Igual e diferente *Curto e longo *Grande e pequeno *Menos que e mais que *Classificar objetos pelo tamanho, cor e forma *Reconhecer números de 0 a 9 e contar até 10.

10 DIFICULDADES *Problemas em nomear quantidades matemáticas, números, termos, símbolos *Insucesso ao enumerar, comparar, manipular objetos reais ou em imagens *Nomear formas *Reproduzir formas e figuras.

11 6 a 12 anos/aptidões esperadas
Agrupar objetos de 10 em 10 Ler e escrever de 0 a 99 Nomear o valor do dinheiro Dizer a hora Realizar operações matemáticas como soma e subtração Começar a usar mapas Compreender metades e números ordinais.  

12 DIFICULDADES Leitura e escrita incorreta dos símbolos matemáticos

13 12 a 16 anos/aptidões esperadas
Capacidade para usar números na vida cotidiana Uso de calculadoras Leitura de quadros, gráficos e mapas Entendimento do conceito de probabilidade Desenvolvimento de problemas.

14 DIFICULDADES Falta de compreensão dos conceitos matemáticos
  Dificuldade na execução mental e concreta de cálculos numéricos

15 Diversas habilidades podem estar prejudicadas na discalculia:
Linguísticas Perceptuais De atenção Matemáticas

16 O diagnóstico Na pré-escola, já é possível notar algum sinal do distúrbio, quando a criança apresenta dificuldade em responder às relações matemáticas propostas - como igual e diferente, pequeno e grande. Mas ainda é cedo para um diagnóstico preciso. É só a partir dos 7 ou 8 anos, com a introdução dos símbolos específicos da matemática e das operações básicas, que os sintomas se tornam mais visíveis.

17 O diagnóstico deve ser feito por uma equipe multidisciplinar
Antes de diagnosticar a discalculia, devem ser eliminadas outras causas de dificuldades, como o ensino inadequado ou incorreto; os problemas com visão; audição ou os danos ou doenças neurológicas e doenças psiquiátricas. Devemos eliminar também a possibilidade de a criança apresentar acalculia ou pseudo discalculia.

18 O que é Acalculia? É a perda da capacidade de executar cálculos e desenvolver raciocínio aritmético Trata-se de uma lesão cerebral

19 Pode-se identificar três tipos de acalculia:
Alexia e agrafia Acalculia espacial Anaritmetia

20 Pseudo Discalculia Apresenta características semelhantes às da discalculia, mas é resultado de bloqueios emocionais.

21 Efeitos no estudante O desconhecimento dos pais, professores e até colegas podem abalar ainda mais a auto-estima do estudante com críticas e punições. A discalculia pode comprometer o desenvolvimento escolar de maneira mais ampla. Inseguro devido à sua limitação, o estudante geralmente tem medo de enfrentar novas experiências de aprendizagem

22 A discalculia pode ser curada?
Se a criança receber um tratamento adequado, a possibilidade de desenvolvimento da capacidade matemática é grande. Faz-se necessário uma intervenção pedagógica constante.

23 Intervenção pedagógica

24 Faz-se necessário: Desenvolvimento profissional para a equipe de professores. Tempo adequado para planejamento e colaboração entre eles. Turmas com um tamanho adequado para o desenvolvimento do trabalho. Profissionais e auxílio técnico apropriado.

25 Alguns caminhos que o professor deve seguir
Planejar atividades que facilitem o sucesso do aluno, a fim de melhorar seu auto conceito e aumentar sua auto-estima. Utilizar métodos variados.

26 Explicar ao aluno suas dificuldades e diga que está ali para ajudá-lo sempre que precisar.
Não forçar o aluno a fazer as lições quando estiver nervoso por não ter conseguido. Propor jogos na sala.

27 Procurar usar situações concretas, nos problemas.
Permitir o uso de uma calculadora. Oferecer fácil acesso às tabelas e listas de fórmulas (não exija que o aluno memorize).

28 Dar mais tempo para o aluno fazer a tarefa.
Utilizar recursos tecnológicos disponíveis.

29 Conclusão É um grande desafio identificar, diagnosticar e fazer as intervenções necessárias para que a aprendizagem do aluno seja satisfatória, para sua vida acadêmica e para sua auto estima. As dificuldades de aprendizagem, não só as de matemática, mas todas as outras, ainda é um assunto pouco explorado nas escolas. É preciso levar o tema para dentro da escola - não como assunto pontual, mas numa discussão permanente contemplando as diversas dimensões da vida do aluno, visando o seu desenvolvimento integral.

30 Referências Garcia Sánchez, Jesus-Nicasio. Dificuldades de aprendizagem e intervenção psicopedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2004. Rotta, Newra Tellechea. Transtornos da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2006. Sacramento, Ivonete. Dificuldades de aprendizagem em matemática- discalculia. Acesso em 17/08/09:


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