Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRicardo Aquino di Castro Alterado mais de 8 anos atrás
1
Prof. MSc. Cláudio Cabral Gestão de Produto
2
O PDP é um Plano que visa minimizar incertezas para se desenvolver um produto desde a identificação da demanda até seu lançamento no mercado. Informações precisas são fundamentais para tomar decisões em tempo adequado
3
1. Identificação de oportunidade 2. Geração de ideias 3. Seleção: análise e triagem 4. Desenvolvimento e Teste de conceito 5. Desenvolvimento das estratégias de marketing 6. Análise do negócio 7. Desenvolvimento de produto 8. Teste de mercado 9. Lançamento 10. Plano de Negócio
4
O PDP segue a sequência Projetar- Construir-Testar-Otimizar. Determinar o custo final do produto é um custo final do produto uma das maiores dúvidas; Mudanças ocorrem ao longo do projeto visando melhorias e analisando viabilidades técnicas e comerciais;
5
Projetos radicais (breakthrough) Alterações significativas Nova categoria ou família de produtos Novas tecnologias e materiais Requer processo de manufatura inovador
6
Projetos plataformas ou próxima geração Alterações significativas Sem novas tecnologias ou materiais Novo sistema de soluções para o cliente Estrutura comum entre os diversos modelos de uma família
7
Projetos incrementais ou derivados Pequenas modificações em relação aos existentes Visam redução de custo, por exemplo Inovações incrementais nos produtos/processos
8
Projetos follow-source (seguir a fonte) De outras unidades do grupo, clientes ou contrato tecnologia Não requer alterações significativas Unidade local adapta para suas condições Envolve validação do processo, equipamentos, ferramentas, a produção do lote piloto e o início da produção.
9
Projetos de novos produtos podem ser de soluções que são novas para a empresa e/ou para o mercado. Projeto novo para a empresa - é aquele cujo produto já existe no mercado, mas que, para a empresa, é totalmente novo. Projeto novo para o mercado - é aquele cujo produto ainda não existe no mercado.
11
Processo de Desenvolvimento de Produto Início: Planejamento Estratégico do Negócio concluído (Corporação e Unidade de Negócio) Fim: Portfolio de produtos definido Minuta dos projetos elaboradas
12
Processo de Desenvolvimento de Produto Descrição. atividades de desenvolvimento aprovados na fase anterior. Nesta macro-fase cada produto é gerenciado como um projeto. Início: Minuta do projeto aprovada Fim: Todos os documentos de especificação do produto foram preparados e aprovados.
13
Processo de Desenvolvimento de Produto Importância. É nesta fase de desenvolvimento que há a concepção do produto, o cuidado com o seu desempenho e ao atendimento aos requisitos do mercado. São definidos os processos de fabricação e montagem que influenciam o custo final.
14
Processo de Desenvolvimento de Produto (PÓS) Definição. O pós-desenvolvimento consiste na avaliação do ciclo de vida do produto, parar que as experiências sirvam de referência a desenvolvimento futuros produtos. Início: Produto Lançado Fim: Produto Retirado do Mercado ou re-lançado com novas características.
16
tempo Quantidade de Escolhas tempo Grau de Incerteza ? $ tempo 85% Influência no Custo Projeto Detalhado Projeto Conceitual Projeto Informacional Lançamento do Produto Preparação Produção X
17
$ tempo Custo de Modificação Projeto Detalhado Projeto Conceitual Projeto Informacional Lançamento do Produto Preparação Produção
18
Acompanhar simultaneamente Reduz tempo e custo
19
Performance Estabilidade Desenvolvimento Crescimento Assimilação interna Produção Comercialização Legalização/ registros.
20
Um bom PDP irá indicar a viabilidade de se lançar ou não um produto. O PDP pode melhorar as especificações, desempenho e resultados de um produto.
21
Obrigado Até a próxima aula
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.