Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Escola de Tempo Integral
Alexandre Vieira Rocha
2
Escola de Tempo Integral x Escola Integral: como construir uma proposta inovadora?
Gabriel e Cavaliere (2012) definem a educação integral como uma ação educacional que envolve dimensões variadas e abrangentes da formação dos indivíduos. Ou seja, não basta “cultivar” o intelecto apenas. O indivíduo é muito mais que apenas o cognitivo.
3
Educação Integral no Brasil
Escolas-Parque, Anísio Teixeira CIEPs, Darcy Ribeiro Programa Mais Educação e experiências que o inspiraram (Bairro Escola – Nova Iguaçu-RJ, Belo Horizonte-MG, Porto Alegre-RS) Palmas (TO) Apucarana (PR)
4
“Para o turno extra, deixam-se as outras dimensões da formação integral tidas como optativas, lúdicas, culturais, corpóreas menos profissionais mais soltas e mais atraentes” (Arroyo, 2012, p.42)
5
“Quanto mais desumanos forem as formas de viver das escolas, das crianças e dos adolescentes mais dignos, mais humanos terão de ser os espaços, os tempos, os tratamentos dos seus corpos, de seu viver, conviver nas escolas e nas salas de aula, nos regimentos, nos processos cotidianos de agrupar, ensinar, avaliar”. (Arroyo,2012, p.42)
6
“A ida à comunidade não poderá jamais representar uma fuga do espaço escolar ou, o que tem a mesma gravidade, uma forma de a escola suprir a falta de espaço próprio e de condições de trabalho.” (Giolo, 2012, p.101)
7
Valorização dos saberes através da educação além dos espaços escolares
8
Reestruturação dos espaços com fins educativos
* Reestruturação dos espaços com fins educativos * Atividades diferenciadas (evitar o mais do mesmo)
9
Protagonismo Juvenil: Grêmios Escolares e espaços de participação efetiva
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.