A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comportamento Organizacional e Visão Sistêmica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comportamento Organizacional e Visão Sistêmica"— Transcrição da apresentação:

1 Comportamento Organizacional e Visão Sistêmica

2 Comportamento Organizacional
O Comportamento Organizacional  trata-se de uma área da Administração que busca avaliar o impacto que os indivíduos possuem para uma empresa

3 Comportamento Organizacional
Consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduz absenteísmo e a rotatividade e promove a cidadania organizacional.

4 Conceito de CO– Derek Pugh
O estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas.

5 Conceito - Livro O Comportamento Organizacional preocupa-se com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional, o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções,sentimentos e ações dos trabalhadores; o efeito do ambiente sobre a organização, no que tange a sua eficiência, eficácia e efetividade.

6 Propósitos As finalidades do comportamento organizacional correspondem a explicação, previsão e controle do comportamento humano

7 Propósitos (Explicação)
A explicação refere-se a identificação das causas ou razões que impulsionaram determinados fatos/acontecimentos/fenômenos

8 Propósitos (Previsão)
A previsão está direcionada para eventos futuros estabelecendo os resultados alcançados através de uma ação específica.

9 Propósitos (Controle)
O controle apresenta-se como um objetivo controverso, pois há em si uma dificuldade em monitorar o comportamento do ser humano, o qual é integrante fundamental nas organizações. O controle implica na contribuição mais valiosa que o comportamento organizacional acarreta para o trabalho gerando eficácia.

10 Variáveis dentro da empresa
Algumas variáveis Estrutura, Clima e cultura organizacional, Ambiente de trabalho, Planejamento, Habilidades interpessoais.

11 Oportunidades e Desafios
Aumentar a produtividade e a qualidades dos produtos de uma empresa (GESTÃO DA QUALIDADE): Satisfação constate do cliente mediante o aprimoramento contínuo de todos os processos organizacionais. Melhoria das habilidades humanas: Motivação,liderança, treinamento, satisfação com trabalho, avaliação de desempenho,comunicação eficiente,etc.  Administrar a diversidade da força de trabalho: Um dos desafios mais importantes e abrangentes . Diz respeito à raça,etnia, sexo dos participantes, mulheres, negros, deficientes físicos, idosos...

12 Oportunidades e Desafios
Respondendo à globalização: Aprender a trabalhar com pessoas em diferentes culturas(Qualificação, compreensão cultura e adaptar o estilo de gerenciamento a sua cultura).  Fortalecer as pessoas: Empowerment - Fortalecimento dos funcionários, equipes autogerenciadas . Estimular a inovação e a mudança: Organizações bem sucedidas precisam encorajar a inovação e dominar a arte da mudança para expressar sua competitividade , ou estarão fadadas à morte. Os funcionários de uma empresa podem ser a mola propulsora da inovação e da mudança ou podem ser uma barreira poderosa contra elas. O desafio enfrentado pelos executivos é estimular a criatividade e a tolerância à mudança

13 Oportunidades e Desafios
Ajudar os funcionários a alcançar o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional: Atenuar a confusão entre a vida profissional e a pessoal. teletrabalho, maior flexibilidade para que possam compatibilizar os assuntos profissionais e pessoais. Comportamento organizacional concede diversas sugestões para orientar o planejamento de ambientes de trabalho que ajudem o administrador a enfrentar esses conflitos.

14 Visão Sistêmica Para entender a visão sistêmica dentro de uma organização devemos primeiro entender o pensamento sistêmico.

15 Conceito Pensamento Sistêmico
O pensamento sistêmico, de uma forma geral, pode ser definido como uma nova forma de percepção da realidade.

16 Segundo Capra (1996) quanto mais são estudados os problemas de nossa época, mais se percebe que eles não podem ser entendidos isoladamente. São problemas sistêmicos, o que significa que estão interligados e são interdependentes. Deve-se sempre partir do princípio de que o todo e mais que a soma das partes, tendo desta forma o sistema como um todo integrado cujas propriedades essenciais surgem das inter-relações entre suas partes. Entender a realidade sistemicamente significa, literalmente, colocá-la dentro de um contexto e estabelecer a natureza de suas relações.

17 Visão Sistêmica Consiste na compreensão do todo a partir de uma análise global das partes e da interação entre as mesmas. Várias forças atuam em um sistema em funcionamento, sejam estas internas ou externas.

18 Visão Sistêmica A visão sistêmica só é possível, a partir do conhecimento das características e conceito dos sistemas. Um sistema nada mais é que um conjunto de elementos interconectados, que forma uma unidade organizada. Essa unidade, para funcionar adequadamente, precisa ter seus elementos trabalhando em harmonia, para poder atingir determinada finalidade.

19 Parte do Texto. O século XX trouxe à nossa sociedade ocidental a descoberta e que vivemos em sistemas. Sistema pode ser definido como um conjunto de partes coordenadas que se interagem para alcançar um objetivo. A partir dessa noção, podemos afirmar que o ser humano é um sistema dentro de sistemas. Nosso organismo é um conjunto de órgãos funcionando coordenadamente para o nosso bem-estar.


Carregar ppt "Comportamento Organizacional e Visão Sistêmica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google