Carregar apresentação
PublicouAlícia Belém Belo Alterado mais de 8 anos atrás
1
AS EMPRESAS Conceito de organização – formal e informal;
Características das empresas; As empresas como sistema aberto; Conceito de Sistema – tipos e representações; Os níveis das empresas – racionalidade; O papel da empresa.
2
ORGANIZAÇÃO CONCEITO:
“[...] a organização é um sistema planejado de esforço cooperativo no qual cada participante tem um papel definido a desempenhar e deveres e tarefas a executar”. (CURY, 2000)
3
ORGANIZAÇÃO CONCEITO:
“... a organização é um artefato que pode ser abordado como um conjunto articulado de pessoas, métodos e recursos materiais, projetado para um dado fim e balizado por um conjunto de imperativos determinantes (crenças, valores, culturas etc.).”(MEIRELES, 2003)
4
ORGANIZAÇÃO CONCEITO:
“As organizações são organismos sociais que além de produzirem bens e/ou serviços, são responsáveis pela construção de um mundo melhor. “
5
EMPRESAS ESTRUTURA: “Estrutura organizacional: Forma pela qual as atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas.” Stoner, 1992.
6
NÍVEIS DA ESTRUTURA
7
ESTRATÉGICO Nível Estratégico: Corresponde ao nível de cúpula da empresa. É representado pelo Presidente e/ou pelos seus diretores. Neste nível o administrador deve pensar muito mais a empresa ao invés de executar.
8
TÁTICO Nível Tático: Nível gerencial de uma organização. É responsável pela articulação do que é feito em cada subsistema da empresa, para as pessoas que se encontram na base poderem desenvolver as atividades com qualidade superior. Deve atuar como um multiplicador para assegurar o alinhamento estratégico entre todos os níveis.
9
OPERACIONAL Nível Operacional: Representa o “chão da fábrica”. É o nível responsável pela execução e realização das tarefas e atividades cotidianas. Nesse nível o administrador deve possuir visão operacional, isto é, conhecimento técnico para orientar e dirigir os funcionários.
10
ORGANIZAÇÃO FORMAL Deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns aspectos pelo seu organograma.
11
Conceito de Organograma
Organograma é um gráfico que representa a estrutura formal de uma organização. Os organogramas mostram como estão dispostas as unidades funcionais, a hierarquia e as relações de comunicação existentes entre estes.
12
Tipos de Estrutura Formal
TIPOS DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ⇒ Funcional. ⇒ Clientes. ⇒ Produtos. ⇒ Territorial. ⇒ Por projetos.
13
TIPOS DE ESTRUTURA FORMAL
Estrutura Funcional
14
Tipos de Estrutura Formal
Por Clientes:
15
Tipos de Estrutura Formal
Por Produtos ou Serviços:
16
Tipos de Estrutura Formal
Territorial:
17
Tipos de Estrutura Formal
Por Projeto:
18
CARACTERÍSTICAS DAS ORGANIZAÇÕES FORMAIS
São altamente burocratizadas; Está sujeita a controle; Estruturada; Ênfase na estrutura; Líder Formal.
19
ORGANIZAÇÕES INFORMAIS
“Surge da interação social das pessoas, o que significa que se desenvolve espontaneamente quando as pessoas se reúnem. Representa relações que usualmente não aparecem no organograma.”
20
ORGANIZAÇÕES INFORMAIS
São relacionamentos não-documentados e não-reconhecidos oficialmente entre os membros de uma organização que surgem inevitavelmente em decorrência das necessidades pessoais e grupais dos empregados.
21
CARACTERÍSITCAS DAS ORGANIZAÇÕES INFORMAIS
Está nas pessoas; Sempre existirão; Na maioria das vezes a autoridade flui na horizontal; É instável;
22
CARACTERÍSTICA DAS ORGANIZAÇÕES INFORMAIS
Não está sujeita a controle; Está sujeita aos sentimentos; Líder Informal; Desenvolve sistemas e canais de comunicação.
23
VANTAGENS DA ESTRUTURA INFORMAL
Proporciona maior rapidez no processo; Complementa e estrutura formal; Reduz a carga de comunicação dos chefes; Motiva e integra as pessoas na empresa.
24
DESVANTAGENS DA ESTRUTURA INFORMAL
Propicia Fofocas – rádio peão; Dificuldade de controle; Perda de tempo e rendimento; Desentendimentos desnecessários.
25
A ESTRUTURA INFORMAL SERÁ BEM UTILIZADA QUANDO...
Os objetivos da empresa forem idênticos aos objetivos dos indivíduos; Existir habilidade das pessoas em lidar com a estrutura informal.
26
CARACTERÍSTICAS DAS EMPRESAS
As empresas são orientadas para o lucro; As empresas precisam assumir riscos analisados; As empresas modernas precisam buscar forma de gestão mais flexíveis; As empresas estão em constante mudança assim como o mercado.
27
ESTUDOS DE CASO CARACTERÍSTICAS DAS EMPRESAS FAMILIARES;
CARACTERÍSTICAS DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS CARACTERÍSTICAS DAS EMPRESAS MULTINACIONAIS
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.