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ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.

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1 ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca Fundação Oswaldo Cruz Ministério da Saúde BRASIL

2 Educação em saúde Strito sensu Pesquisadores Docentes Formação profissional em saúde pública novo contexto novo contexto novo profissional novo profissional novas exigências formativas novas exigências formativas Lato sensu

3 grande quantidade de novos postos de trabalho criados pela descentralizaçãoEscala da clientela: grande quantidade de novos postos de trabalho criados pela descentralização : interdisciplinaridade e da intersetorialidadeDiversidade da clientela: interdisciplinaridade e da intersetorialidade Novas exigências de formação: capacidades técnicas e políticas para solucionar problemas complexos Perfil profissional requerido: capacidades técnicas e políticas para solucionar problemas complexos

4 Educação a Distância Objetivos  Acompanhar e coordenar o conjunto das iniciativas de EAD Elaboração de material pedagógico Elaboração de material pedagógico Formação de Tutores Formação de Tutores Gestão Acadêmica Gestão Acadêmica Base Tecnológica Base Tecnológica  Potencializar a formação e a qualificação profissional dos trabalhadores de saúde de saúde  Consolidar formas interativas, flexíveis e participativas do processo ensino-aprendizagem participativas do processo ensino-aprendizagem  Estabelecer relações com instituições nacionais e internacionais para intercâmbio de idéias e práticas e internacionais para intercâmbio de idéias e práticas

5 Marco teórico conceitual A estreita relação entre teoria e práticaA estreita relação entre teoria e prática O sujeito é agente ativo do seu próprio conhecimentoO sujeito é agente ativo do seu próprio conhecimento O saber/conhecimento como construção coletivaO saber/conhecimento como construção coletiva O aprendiz é o ponto central do processo de aprendizagemO aprendiz é o ponto central do processo de aprendizagem A educação é uma prática social construída através da participação, do diálogo, e dosA educação é uma prática social construída através da participação, do diálogo, e dos significados da colaboração entre indivíduos significados da colaboração entre indivíduosEducação

6 Sistema de Tutoria  A Tutoria/orientação da aprendizagem desempenha papel fundamental na mediação entre o material didático oferecido pelo curso e o contexto concreto no qual o aluno desenvolve sua relação de construção do conhecimento.  Atua como um facilitador na construção do processo de conhecimento

7 Material Didático  Os materiais didáticos são ferramentas que devem estar alicerçados dentro de um sólido modelo pedagógico.  O aprendizado se dá a partir da interação do aluno com os materiais didáticos especialmente elaborados para proporcionar um ambiente adequado.  O material é elaborado para incentivar o diálogo com o texto através da inserção de exercícios e de questões para reflexão junto aos conteúdos desenvolvidos.  A linguagem é cuidadosamente pensada, visando evitar o excesso de formalismo.

8 Gestão Acadêmica  A administração de sistemas de educação a distância é de extrema importância, pois somente um gerenciamento efetivo permitirá o cumprimento adequado das finalidades, atingindo maior credibilidade e respondendo à demanda da sociedade.  A Gestão Acadêmica dos sistemas de educação a distância se apoia em procedimentos administrativos confiáveis, sistematizados e racionais que possibilitam uma metodologia adequada para a formulação de planos e um gerenciamento capaz de elaborar, executar e avaliar esses planos.

9 Cursos e Projetos Especialização = 5 Aperfeiçoamento = 6 Atualização = 2 Desenvolvimento = 9 Novos Projetos = 3 Demandas Institucionais = 7

10 Números expressivos Mais 40 mil alunos matriculados Mais de 18 mil alunos formados (até o momento) Mais de 1550 docentes em todo pais

11 A Política de Educação Permanente do Ministério da Saúde e a Demanda/ENSP 5.000.000 de trabalhadores no sistema de saúde (SUS) Instrumento para promover mudanças no modelo de formação do Sistema Único de Saúde – SUS Busca potencializar mudanças nos processos de trabalho, problematizando questões da própria prática Possibilita a interlocução entre a gestão do SUS, instituições formadoras, profissionais da saúde e controle social/usuários.

12 Participação no Sistema Universidade Aberta do Brasil 23 Pólos Municipais 3.000 vagas ofertadas em 2007 5 Cursos: –Vigilância Sanitária –Gestão em Saúde –Facilitadores de Educação Permanente em Saúde –Ativadores de Processos de Mudançca na Formação Superior em Saúde –Gestão de Projetos de Investimentos em Saúde

13 Expansão da EAD com qualidade pedagógicaExpansão da EAD com qualidade pedagógica Acompanhamento e Avaliação dos Programas de FormaçãoAcompanhamento e Avaliação dos Programas de Formação Ampliação do Acesso / Inclusão DigitalAmpliação do Acesso / Inclusão Digital Desafios...


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