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Histórias em Quadrinhos

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Apresentação em tema: "Histórias em Quadrinhos"— Transcrição da apresentação:

1 Histórias em Quadrinhos
Cristiana Silveira Franco Manuela P. L. Bueno Mirella B. A. Soares Regina Raquel de Paula Educação Fundamental: Anos Iniciais II Francisco Mazzeu

2 A evolução das histórias em quadrinhos
As histórias em quadrinhos aparecem como um meio de comunicação desde o início da história da humanidade. Devido à necessidade do homem primitivo em registrar os acontecimentos, nasce o que podemos chamar de representação, fazia-se uso de gravuras desenhadas nas paredes das cavernas, estas simbolizavam fatos e serviam para registrar ou projetar diversas situações. Na modernidade as histórias em quadrinhos aparecem como meio de comunicação em massa, devido à evolução da indústria tipográfica e o surgimento de grandes cadeias jornalísticas, sendo desenvolvidas nos Estados Unidos no final do século XIX.

3 A evolução das histórias em quadrinhos
No final da década de 1920 surgem os Gibis acompanhados dos personagens dos super-heróis, que fizeram o consumo dos quadrinhos se tornarem mais populares. As histórias em quadrinhos passam a ser aceitas como um elemento artístico e educativo somente no fim do século XX. A utilização dos quadrinhos em materiais didáticos iniciou-se aos poucos. Por meio de resultados positivos de sua utilização em sala de aula, alguns livros didáticos apresentavam com maior freqüência as histórias em quadrinhos – reconhecimento pela LDB e pelos PCNs.

4 Motivos para o uso dos quadrinhos em sala de aula
Os estudantes querem ler os quadrinhos - motivação para a leitura; Palavras e imagens, juntos, ensinam de forma mais eficiente - ampliam a compreensão dos conteúdos; Alto nível de informação nos quadrinhos – diferentes temas aplicáveis em qualquer área; As possibilidades de comunicação são enriquecidas pela familiaridade com as histórias em quadrinhos – linguagem gráfica às linguagens oral e escrita; Auxiliam no desenvolvimento do hábito da leitura; Enriquecem o vocabulário dos estudantes; Podem ser utilizados em qualquer nível escolar e com qualquer tema.

5 Como utilizar os quadrinhos no ensino
O professor deve buscar integrar os quadrinhos a outros tipos de comunicação, tratando-os como complementares. Também muito importante é a seleção do material a ser utilizado em aula, devendo ser adequado à idade e também ao desenvolvimento intelectual dos alunos. Pré-Escolar: a relação destes alunos com os quadrinhos é basicamente lúdica, será importante desenvolver o contato com a linguagem das HQS, incentivando a produção de narrativas breves em quadrinhos. Nível Fundamental (1º ao 5º ano): a criança irá aos poucos identificando características específicas de grupos e pessoas. Pode-se apresentar a elas diferentes títulos ou revistas de quadrinhos, e também realizar atividades que tenham elementos da linguagem dos quadrinhos de uma forma mais intensa.

6 Como utilizar os quadrinhos no ensino
Com as histórias em quadrinhos, o professor pode trabalhar na aula de Língua Portuguesa com questões voltadas à adequação ou inadequação, por exemplo, se naquele contexto o uso da língua esta ou não adequado a situação. Questões de variação linguística demonstrando ao aluno que a língua não é homogênea e que varia em diferentes aspectos. O professor também poderá explorar e orientar os alunos com respeito ao preconceito lingüístico. Poderá demonstrar aos alunos que a fala e a escrita são línguas diferentes das modalidades linguísticas complementares, trabalhando com os alunos aspectos da oralidade, da coesão textual, da produção de textos.

7 Atividade 1 Objetivo: ambientar os alunos com as histórias em quadrinhos, contando sua história, apontando suas características principais e identificando que tipo de contato esses alunos já tiveram com esse tipo de texto. Desenvolvimento: Mostrar várias histórias em quadrinhos; Através de uma explanação rápida, contar a história das histórias em quadrinhos; Em seguida apontar as características que uma história em quadrinhos possui, por exemplo, explicar para que servem os balões de fala, o que eles indicam... Por último, através de um bate-papo, identificar que tipo de contato os alunos já tiveram com esse tipo de texto.

8 Atividade 2

9 Atividade 2 Objetivo: incitar a reflexão sobre a quantidade de informações que uma HQs pode oferecer com elementos visuais; permitir ao aluno a percepção de narrar usando palavras ou imagens; desenvolver a capacidade de narrar verbalmente. Desenvolvimento: Após uma discussão e interpretação verbal das imagens, os alunos poderão inserir balões em cada quadrinho e escrever a história. A produção poderá ser coletiva: cada grupo pode expor sua história.

10 Atividade 3 Objetivo: o reconhecimento do gênero textual, e a produção de texto. Desenvolvimento: o professor deverá trabalhar o reconhecimento das partes de uma história, mostrar para os alunos que uma história é composta por começo, meio e fim; Os alunos deverá reconhecer que parte da história está faltando; será proposto aos alunos uma atividade de produção de texto – uma história em quadrinhos - , pedindo para que contem a história e imaginem um novo final para ela.

11 Atividade 3

12 Atividade 3 Reconhecendo as partes da história: O que esta faltando na história? Ilustre a parte que esta faltando.

13 Atividade 3 Vamos construir um novo final para a história?

14 Atividade 4 Objetivo: análise crítica do quadrinho feita pelos alunos e comparação das relações sociais presenciadas em casa. Discussão sobre os diversos tipos de profissão. Desenvolvimento: Após a leitura do professor em voz alta para os alunos, que em grupo terão uma cópia do quadrinho, os alunos deverão analisar o motivo do personagem “Cebolinha” não querer mais brincar, questionar se o trabalho doméstico é reconhecido e se pode ser considerado uma profissão. Fazer na lousa duas listas : uma de profissões que os alunos gostariam de seguir e outra que eles não gostariam e pedir que eles falem seus motivos, pode ser que o que um aluno ache um ponto favorável outro considere desfavorável

15 Referências Bibliográficas
BARBOSA, Alexandre. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula/ Alexandre Barbosa, Paulo Ramos, Túlio Vilela; Ângela Rama, Waldomiro Vergueiro, (orgs). 3. Ed., - São Paulo: Contexto, (Coleção Como usar na sala de aula) GIMENEZ, Anselmo Menso. História em quadrinhos: impresso vs. Web. 1. Ed. São Paulo: Editora UNESP, p. acesso em 29 de Agosto de 2011 às 14:37


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