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MARKETING I.

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Apresentação em tema: "MARKETING I."— Transcrição da apresentação:

1 MARKETING I

2 Plano de Marketing e Sistema de Informação de Marketing
Módulo D Plano de Marketing e Sistema de Informação de Marketing

3 Objetivos Entender o que é um Plano de Marketing e a sua importância para as organizações. Entender a importância da informação. Conhecer os componentes de um sistema de informações de marketing. Entender como é realizada a mensuração e a previsão da demanda.

4 PLANO ANUAL DE MARKETING
O que é o Plano Anual de Marketing? Por que as empresas fazem o Plano de Marketing? Para que serve? Como é feito um Plano de Marketing?

5 Análise das Oportunidades e Ameaças Objetivos e Estratégias
PLANO ANUAL DE MARKETING Análise do Macro Ambiente Análise do Micro Ambiente Análise Interna Análise das Oportunidades e Ameaças e Forças e Fraqueza FEED BACK Objetivos e Estratégias PLANOS DE AÇÃO PRODUTO PREÇO DISTRIBUIÇÃO COMUNICAÇÃO ORÇAMENTO 5

6 Ambiente de Marketing AMBIENTE MERCADO EMPRESA PREÇO ECONOMICO
PRODUÇÃO FINANÇAS COMERCIAL RH etc. ECONOMICO POLÍTICO/LEGAL TECNOLOGICO SÓCIOCULTURAL DEMOGRAFICO AMB. NATURAL CONSUMIDOR INTERMEDIÁRIO CONCORRENTE FORNECEDOR EMPRESA MERCADO AMBIENTE PREÇO COMUNICAÇÃO PRODUTO DISTRIBUIÇÃO

7 Porque a informação é importante para as empresas e, consequentemente, para o Plano de Marketing?

8 Porque a Informação é importante ?
 O Ambiente de Marketing está mudando num ritmo cada vez mais acelerado. Na sociedade atual, baseada na informação, empresas com melhores sistemas de informação obtêm uma vantagem competitiva. A empresa pode escolher melhor seus mercados, desenvolver melhores ofertas e executar melhor seu planejamento de marketing.

9 Sistema de Informação de Marketing
O Sistema de Informações em Marketing (SIM) consiste de pessoas, equipamentos e procedimentos para coletar, selecionar, analisar, avaliar e distribuir informações de marketing que sejam necessárias, oportunas e precisas para os tomadores de decisões em marketing.

10 Sistema de Informação de Marketing Sistema de Registros Internos.
Sistema de Inteligência de Marketing. Sistema de Pesquisa de Marketing.

11 Sistema de Informação de Marketing Sistema de Registros Internos
Um Sistema de Registros Internos possibilita a localização de oportunidades e problemas da empresa, através da análise das informações de vendas, preço, custos, níveis de estoque, contas a receber, contas a pagar etc

12 Sistema de Informação de Marketing Sistema de
Inteligência de Marketing Um Sistema de Inteligência de Marketing é um conjunto de procedimentos e fontes usados por administradores para obter informações diárias sobre eventos no ambiente de marketing.

13 Sistema de Informação de Marketing Fontes Secundárias Fontes Primárias
Onde buscar informações Fontes Secundárias Ass. de classe Editais de Balanço Publicações do setor Sites da concorrência Feiras e eventos do setor Empresas especializadas Relatórios e Anuários Pesquisas Governamentais Jornais e Revistas Fontes Primárias Empresas de Pesquisa Equipe de vendas Visitas a canais Contato c/ consumidor Relatórios de vendas

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15 Institutos de pesquisa

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19 Sistema de Pesquisa de Marketing
Pesquisa de Marketing corresponde à elaboração, à coleta, à análise e à edição de relatórios sistemáticos de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing enfrentada pela empresa.

20 O processo da pesquisa de marketing
Definição do problema e objetivos da pesquisa Desenvolvimento do projeto de pesquisa Coleta de informações Analise das informações Apresentação dos resultados Tomada de decisão

21 Definição do problema e objetivos da pesquisa
Qual é o grau de incerteza do problema?? Pesquisa Exploratória Pouco estruturada. Busca entender melhor o tema. Não tem objetivo claramente definido Pesquisa Conclusiva Estruturada, tem objetivos claros. Hipóteses estão bem delineadas. Permite procedimentos formais

22 Definição do problema e objetivos da pesquisa
Busca esclarecimentos do problema Sugere soluções ou novas idéias. Demonstra real natureza de um problema Permite desenvolver hipótese para ser testada Pouco estruturada Pesquisa Exploratória Descreve características de uma população Determina dimensões, o que, quem, quando, onde e como Ex.: quantas pessoas pagariam R$ 20 por uma cerveja Pesquisa Descritiva Identifica relações de causa e efeito entre as variáveis Testa hipóteses sobre as relações de causa e efeito Causal Pesquisa Conclusiva

23 Tipos de Pesquisa Qualitativa – busca entender em profundidade
as motivações e atitudes das pessoas. Subjetiva - Por que? Quantitativa – busca quantificar as motivações e atitudes das pessoas. Objetiva - Quanto?

24 Abordagens da pesquisa
Observação. Grupos de foco. Levantamento. Comportamental. Experimental. Todas as abordagens e técnicas de pesquisa serão estudadas mais profundamente nas disciplinas de Pesquisa I e II.

25 Uma boa pesquisa de marketing
É científica. É criativa. Utiliza métodos múltiplos. Conjuga a interdependência dos modelos com os dados. Conhece o custo e o valor da informação. Mantém um ceticismo sadio. É ética.


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