A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior."— Transcrição da apresentação:

1 A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior

2 Introdução Objetivo Geral: – Avaliar a qualidade do PPGAd da FURB, na perspectiva dos corpo discente da turma de 2011, por intermédio dos critérios de qualidade de órgãos avaliadores de IES. Questão da pesquisa: – Qual avaliação do Programa de Mestrado (PPGAd), para o corpo discente, a partir de critérios dos órgãos avaliadores de Programas de Mestrado nas IES? 2

3 Justificativa Desenvolver uma pesquisa sobre avaliação do pós-graduação pelo corpo discente: poucas pesquisas sobre o tema. Apontar indicadores que possam contribuir para a qualificação do programa de pós- graduação PPGAd. Contribuir para produção acadêmica do grupo de pesquisa no campo da avaliação. 3

4 Metodologia Bibliográfica e de Campo. Levantamento. Instrumento: questionário estruturado com perguntas abertas e fechadas. – Elaboração do instrumento busca um alinhamento com os instrumentos de avaliação do MEC. Sujeitos: estudantes do mestrado em Administração, do PPGAd, da FURB. Amostra: alunos da turma 18, entrantes em março de 2011. Natureza: quantitativa /qualitativa. 4

5 Fundamentação Teórica Documentos Oficiais: MEC e CAPES AUTORES DA ÁREA DA AVALIAÇÃO: -AFONSO JANELA, Almerindo -SOBRINHO, José Dias -FREITAS, Luiz Carlos de AVALIAÇÃO : REVISTA DA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (CAMPINAS) 5

6 Instrumento de Coleta de Dados Questionário Estruturado 6

7 1. CARACTERIZAÇÃO DO MESTRANDO 1.1. Sexo: F ( ) M ( ) 1.2. Idade: 1.3. Estado Civil: 1.4. Filhos: Não ( ) Sim ( ) Quantos? 1.5. Instituição em que se graduou: 1.6. Curso concluído na graduação: 1.7. Quando graduando, participou de projetos de pesquisa, extensão ou iniciação científica? Não ( ) Sim ( ) Qual (pesquisa, extensão ou iniciação)? 1.8. Caso possua especialização, cite qual curso e em qual instituição: 1.9. Atualmente é bolsista do Programa de Pós-Graduação? Não ( ) Sim ( ) Qual modalidade de bolsa? 1.10. Atualmente, trabalha? Não ( ) Sim ( ) Em quê? 1.11. Por que decidiu cursar o mestrado? 1.12. Explique por que você escolheu essa instituição para realizar o curso de mestrado em administração: 7

8 2. ALINHAMENTO DA PESQUISA ÀS LINHAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO (PPGAd). 2.1. A sua dissertação está relacionada à qual linha de pesquisa do PPGAd? ( ) Linha 1: Estratégia e Competitividade ( ) Linha 2: Inovação e Gestão Tecnológica ( ) Linha 3: Cultura, Comportamento Organizacional e Sustentabilidade ( ) Nenhuma resposta anterior 2.2. A sua dissertação está relacionada a algum grupo de pesquisa do PPGAd? ( ) Não ( ) Sim, qual? ( ) Empreendedorismo, Inovação e Competitividade em Organizações ( ) Estratégia e Competitividade de Organizações ( ) Gestão Universitária e Ensino Superior ( ) Gestão de Sistemas de Informação. ( ) Cultura, Comportamento Organizacional e Sustentabilidade ( ) Nenhuma resposta anterior. Qual? 8

9 2.3. A sua dissertação está relacionada com outro projeto de seu(s) orientador(es)? ( ) Não ( ) Sim. Qual? ( ) Ensino ( ) Pesquisa ( ) Extensão ( ) Iniciação científica 2.4. Você, junto com seu orientador, ou com o grupo de pesquisa a que pertence, participou da elaboração de algum projeto de captação de recursos? Não ( ) Sim ( ) Quantos? 2.4.1. Esse projeto viabiliza sua pesquisa (dissertação) de Mestrado? Não ( ) Sim ( ) 2.5. Indique pontos fortes no Programa de Pós-Graduação em Administração que você cursa: 2.6. Destaque pontos que poderiam melhorar no Programa de Pós- Graduação em Administração que você cursa: 9

10 3. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE CORRESPONDE AO DESEMPENHO DE SEU CURSO DE MESTRADO EM RELAÇÃO AOS SEGUINTES ATRIBUTOS: PARA ASSINALAR AS QUESTÕES A SEGUIR, CONSIDERE A SEGUINTE ESCALA DE VALORES: 10 Escala 012345 Não se aplica Precário/ Insuficiente Evidência acidental Adequado Muito adequado Excelente MUITO ABAIXO do Referencial de Qualidade ABAIXO do Referencial de Qualidade Referencial de Qualidade ALÉM do Referencial de Qualidade MUITO ALÉM do Referencial de Qualidade

11 11 Atributos012345 3.1. Qualificação da equipe docente (currículo Lattes ). 3.2. Qualidade da equipe docente. 3.3. Variedade e pertinência das disciplinas oferecidas pelo curso. 3.4. Qualidade das disciplinas oferecidas pelo curso. 3.5. Atendimento/cortesia da secretaria acadêmica. 3.6. Presteza da coordenação do curso. 3.7. O ambiente de sala de aula (iluminação, climatização, acesso à internet). 3.8. Bases de dados disponíveis para pesquisa. 3.9. Laboratórios do mestrado disponíveis para pesquisa e trabalhos acadêmicos. 3.10. Diversidade e quantidade de livros da biblioteca. 3.11. Os recursos didáticos (multimídia, TV, vídeo). 3.12. O acesso (facilidade de contatar professores, horas de atendimento). 3.13. Reputação/reconhecimento do curso pelo mercado e pela sociedade. 3.14. Apoio da IES à participação discente em eventos. 3.15. Apoio da IES à divulgação de trabalhos/ produção discente.

12 4. RESPONDA ÀS SEGUINTES AFIRMAÇÕES, CONSIDERANDO QUE MUITO INSATISFEITO CORRESPONDE À PLENA INSATISFAÇÃO E MUITO SATISFEITO CORRESPONDE À PLENA SATISFAÇÃO COM O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO. PARA ASSINALAR AS QUESTÕES A SEGUIR, CONSIDERE A SEGUINTE ESCALA DE VALORES: 12 Escala 012345 Não se aplica Discordo Totalmente Discordo Parcialmente Neutro Concordo, em partes. Concordo Totalmente. Muito insatisfeito InsatisfeitoNeutroSatisfeitoMuito satisfeito

13 13 Atributos012345 4.1. Estou satisfeito com o curso. 4.2. Eu indicaria este curso para um amigo. 4.3. Se eu fosse reiniciar, escolheria o mestrado desta mesma IES. 4.4 O curso superou minhas expectativas quanto à sua qualidade geral.

14 5. APONTE UM ACONTECIMENTO QUE O(A) MARCOU NO ATUAL PROGRAMA DE MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO: 6. CITE AS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DO MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE SEUS CONHECIMENTOS. 7. VOCÊ PARTICIPOU DE ALGUM SEMINÁRIO OU ENCONTRO PROMOVIDO PELA IES VERSANDO SOBRE O TEMA RESPONSABILIDADE SOCIAL NA PESQUISA? Não ( ) Sim ( ) Qual(is)? 14


Carregar ppt "A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google