A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DISCUTINDO OS DIAGNOSTICOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DISCUTINDO OS DIAGNOSTICOS"— Transcrição da apresentação:

1 DISCUTINDO OS DIAGNOSTICOS

2 CRIANÇAS E ADOLESCENTES
10% a 20% sofrem de transtorno mental; 3% a 4 % necessitam de cuidados intensivos;

3 Transtornos mais freqüentes
Deficiência Mental; Autismo; Psicose infantil; Transtorno de ansiedade; Aumento do uso de substâncias psicoativas e do suicídio entre adolescentes; Fontes do Ministério da Saúde/2005

4 CID -10 classificação Internacional das Doenças Mentais
Classificação de transtornos Mentais e de Comportamento da CID -10 Descrições clinicas e diretrizes diagnosticas

5 Transtorno O termo Transtorno é usado no CID-10 para “indicar a existência de um conjunto de sintomas ou comportamentos clinicamente reconhecível associado na maioria dos casos, a sofrimento e interferência com funções pessoais. Desvio ou conflito social sozinho, sem disfunção pessoal, não deve ser incluído em transtornos mental, como aqui definido”

6 CRIANÇAS E ADOLESCENTES
“Os blocos F 80 – F 89 (transtorno de desenvolvimento psicológico) e F 90 – F 98 (transtornos emocionais e de comportamento com inicio usualmente ocorrendo na infância e adolescência) cobrem apenas aqueles transtornos que são específicos da infância e adolescência.”

7 transtorno de desenvolvimento psicológico
F 84 TRANSTORNO INVASIVO DO DESENVOLVIMENTO F 84.0 autismo infantil F 84.1 autismo atípico F 84.2 Síndrome de Rett F 84.3 outros transtornos desintegrativos da infância F 84.4 transtorno da hiperatividade associado a retardo mental e movimentos estereotipados F 84.5 Síndrome de Asperger F 84.8 outros transtornos invansivos do desenvolvimento F 84.9 Transtorno invasivo do desenvolvimento, não especificado

8 F 84.0 autismo infantil “ Um transtorno invasivo do desenvolvimento definido pela presença de desenvolvimento anormal e /ou comprometido que se manifesta antes da idade de 3 anos e pelo tipo característico de funcionamento anormal em todas as três áreas de interação social, comunicação e comportamento restritivo e repetitivo. O transtorno ocorre em garotos três a quatro vezes mais freqüentemente que em meninas”

9 transtornos emocionais e de comportamento
F 90 transtornos hipercinéticos F 91 transtorno de conduta F 92 transtorno misto de conduta e de emoções F 93 transtornos emocionais com inicio especifico na infância F 94 transtorno de funcionamento social com inicio especifico na infância e adolescência F 95 Transtornos de tique F 98 Outros transtornos emocionais e de comportamento com inicio ocorrendo usualmente na infância e adolescência

10 transtorno de conduta “ Os transtornos de conduta são caracterizados por um padrão repetitivo e persistente de conduta anti social, agressiva ou desafiadora. tal comportamento, quando em seu maior extremo, deve alcançar violações importantes das expectativas sociais apropriadas para a idade do individuo e é portanto, a mais grave que travessuras infantis ou rebeldia adolescente normais.“

11 Transtornos do Desenvolvimento
Retardo Mental Transtornos Invasivos Transtornos de linguagem Transtornos específicos das habilidades escolares Transtornos específicos do desenvolvimento motor Enurese e encoprese

12 Outro Transtorno Desintegrativo da Infância
Transtornos Globais do Desenvolvimento Subtipos Autimo Infantil Autismo Atípico Síndrome de Asperger Síndrome de Rett Outro Transtorno Desintegrativo da Infância Transtorno com hipercinesia associada a retardo mental e movimentos estereotipados

13 Saindo dos diagnósticos....
Cada ser é único e por tanto deve ser respeitado em toda sua individualidade/ singularidade. Sejam cuidadosos com os rótulos, isto pode determinar o destino da vida de uma família.

14


Carregar ppt "DISCUTINDO OS DIAGNOSTICOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google