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PIPA (Programa de Iniciação às Práticas Administrativas)

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Apresentação em tema: "PIPA (Programa de Iniciação às Práticas Administrativas)"— Transcrição da apresentação:

1 PIPA - 2010 (Programa de Iniciação às Práticas Administrativas)
UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA ICSC - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO Curso de Administração ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – PIPA (Programa de Iniciação às Práticas Administrativas)

2 O que é? Conforme consta do Projeto Pedagógico do Curso de Administração da UNIP, o PIPA constitui-se em um meio ou instrumento pedagógico para o aprimoramento da aprendizagem via: Interdisciplinaridade - integração e relacionamento dos conteúdos das disciplinas que compõem os semestres do curso – em um trabalho extra-classe; Integração teoria e prática por meio da aplicação do conhecimento adquirido - nos planos teórico, conceitual e técnico - à realidade.

3 Justificativa: Contribuir para desenvolver nos alunos as competências requeridas dos Administradores, dentro da expectativa de que, no mercado de trabalho, eles poderão atuar em funções executivas, em funções especializadas relativas às muitas das práticas de gestão requeridas pelas organizações e como empreendedores (de negócios próprios).

4 Objetivo: Favorecer aos alunos um meio de reflexão crítica da realidade a partir dos fundamentos teóricos das disciplinas do semestre letivo e da observação, descrição e análise de importantes temas e desafios, que cercam o campo da Administração de negócios, em uma situação real.

5 Etapas do PIPA: O PIPA é realizado em equipes - de quatro a seis integrantes - que são orientadas a: elaborarem um trabalho escrito a partir de um TEMA – que tem como referência o conteúdo de disciplinas do semestre letivo - e do respectivo ROTEIRO que conduzirão a observação, descrição e análise de um negócio ou a sua criação (empreendedorismo); Apresentarem oralmente o resultado desse trabalho a uma banca de professores, ou outra modalidade de avaliação.

6 Procedimentos para realização do PIPA:
Manual do PIPA 2010: Conjunto de ferramentas/procedimentos, a ser ajustado de acordo com a necessidade de cada campus, que visam a tornar viável a realização do PIPA em um semestre letivo.

7 Procedimentos para realização do PIPA :
Composição do Manual do PIPA 2010: Tema/Roteiro do conteúdo do PIPA do semestre letivo. Orientações Gerais. Ficha de Composição da Equipe. Cronograma de Atividades Previstas – APÊNDICE A. Registro de Atividades Realizadas – APÊNDICE B.

8 Avaliação: A avaliação do PIPA incide sobre a participação - ou seja, o cumprimento, com pontualidade, das etapas do trabalho pela equipe, o conteúdo do trabalho escrito, o respeito às normas para a elaboração de trabalhos acadêmicos e a apresentação oral. As notas dos trabalhos escritos são atribuídas – individualmente - pelos professores, respeitando-se a autonomia do processo de avaliação, mas a nota final é única, ou seja, é a média aritmética das notas individuais atribuídas pelos professores, tendo como referência a interdisciplinaridade e, portanto, a integração das disciplinas.

9 Avaliação: As Atividades Práticas Supervisionadas – PIPA - terão nota independente, com peso 1(um), na Média Semestral (MS): MS = (NP1 x 4) + (NP2 x 5) + (APS* x 1) 10 * APS, no curso de Administração, realiza-se no PIPA. IMPORTANTE: A nota mínima para aprovação em APS = 7,0 (sete), sem arredondamento. Não há Exame e nem Prova que substitua as APS = PIPA . Os alunos da equipe, que não obteve a nota mínima 7,0 (sete) em APS, estarão de DP (Dependência) em APS.

10 FIM!


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