A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS"— Transcrição da apresentação:

1 RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
METODOLOGIAS DE ENSINO: A CONTRIBUIÇÃO E O DINAMISMO DO PIBID NAS AULAS DE GEOGRAFIA  Alícia de Paiva COSTA– EB¹ Sibelle Tarcis N. SANTANA– EB² Alunas da E.E.E.F.M Senador Argemiro de Figueiredo (Polivalente) Ana Maria Canuto BANDEIRA Professora supervisora e titular das turmas envolvidas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES/UEPB. RESULTADOS E DISCUSSÃO INTRODUÇÃO As aulas de Geografia, quando centradas de forma excessiva no livro didático acaba desinteressando os alunos em relação aos conteúdos que não se identificam com os mesmos. A Geografia enquanto disciplina escolar, para que seja atuante na área das ciências humanas na formação do cidadão critico/reflexivo necessita que se cumpra algumas exigências, sendo uma delas a postura de professor na sala de aula como mediador do conhecimento e não como único detentor do conhecimento. O objetivo deste trabalho é enfatizar a relevância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) nas aulas da disciplina Geografia nas turmas do 1º ano “B e D” Manha, ensino médio no espaço educacional da escola E.E.E.F.M. Senador Argemiro de Figueiredo (Polivalente), localizado no bairro do Catolé na cidade de Campina Grande - PB. A partir do mesmo foi possível assimilar conteúdos relevantes como (Formas de relevo...) através da construção de Maquetes e Painéis que facilitaram o entendimento e o aprendizado, a fim de dinamizar todo o processo de ensino aprendizagem da disciplina. Os bolsistas pibidianos usaram métodos como a confecção de maquetes (Fig 01) que levou o conteúdo do livro didático ao aluno de maneira mais compreensível por meio da utilização de outros recursos didáticos com atividades que diferenciaram as aulas despertando e motivando a todos a interessar-se um pouco mais pela Geografia. OBJETIVOS Demonstrar a importância da atuação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID Geografia); Reconhecer a importância do painel e cartaz como recurso didático-pedagógico facilitador e motivador do ensino aprendizagem. Figura 01: produção e apresentação das Maquetes. 1º ano “A “ manhã Referindo-se a turma “ D” os bolsistas buscaram inserir metodologias que deixassem as aulas de Geografia mais atrativas como, a produção de painéis temáticos (Fig 3) com imagens representando o conteúdo “formas de relevo” contido no livro didático. METODOLOGIA Localização e caracterização da área de estudo A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador Argemiro de Figueiredo - Polivalente localiza-se na Avenida Elpídio de Almeida, bairro do Catolé, em Campina Grande-PB (Fig 01). MATERIAL E MÉTODO A produção das maquetes e dos painéis iniciou com a reunião dos bolsistas em conjunto com a professora supervisora titular da turma no intuito de fazer o levantamento e seleção dos materiais necessários para confecção e realização do produtos (Figs 1 e 2 ) em sala de aula. Figura 02: exposição dos painéis produzidos. 1º Ano “D” manhã CONCLUSÃO A utilização de maquetes painéis e cartazes como recurso didático não deixa de ser um resgate de material simples a ser reutilizado pelos professores. O trabalho de confecção e exposição de cartazes e painéis juntamente com a construção das maquetes em sala de aula foi de extrema importância para os alunos, professores e bolsistas. Neste contexto é de extrema importância o reconhecimento do uso frequente dos painéis e cartazes e as maquetes como um instrumento didático-pedagógico simples e indispensável para facilitar ensino aprendizagem nas diferentes modalidades de ensino. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BIGOTTO, José Francisco. Geografia: Sociedade e Cotidiano, fundamentos. José Francisco Bigotto, Márcio Abondanza Vitiello, Maria Adailza Martins de Albuquerque. -1ed – São Paulo: Escala Educacional, – (coleção Geografia: Sociedade e Cotidiano). LESSAN, J. Geografia no ensino fundamental I. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2009. P 139 a 180.  PILETTI, N. Psicologia Educacional. 4º ed. São Paulo:, Àtica,1986,63p.


Carregar ppt "RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google