A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Renan Barroso - twitter.com/renanbarroso PESQUISA DE MERCADO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Renan Barroso - twitter.com/renanbarroso PESQUISA DE MERCADO."— Transcrição da apresentação:

1 Renan Barroso - twitter.com/renanbarroso PESQUISA DE MERCADO

2 Renan Barroso - twitter.com/renanbarroso PESQUISA DE MARKETING Pesquisa de Mercado ou Pesquisa de Marketing ? Pesquisa de Mercado – procura determinar as características de um mercado em relação a tamanho, condições, taxa de crescimento, segmento e posicionamento competitivo. Pesquisa de Marketing – é mais abrangente e investiga todas as atividades de marketing de uma empresa. Tais como: elasticidade de preço, recall de publicidade, avaliação de conceito criativo, posicionamento de produto ou marca, teste de campanha e outros. A organizacão que aprende é aquela que aprende à medida que seus funcionários vão ganhando novos conhecimentos, o que leva à maior capacidade de tomar decisões acertadas.

3 Renan Barroso - twitter.com/renanbarroso Determina as bases da segmentação Segmentar é identificar grupos de compradores em um mercado, que têm necessidades distintas dos consumidores médios. Base demográfica (idade, ciclo de vida familiar*, gênero, grupos étnicos…) Base psicográfica (estilo de vida, atitudes, valores…) Base socioeconômica (renda, ocupação…) PESQUISA DE MARKETING Tipos de pesquisa

4 Renan Barroso - twitter.com/renanbarroso Qual é a participação de mercado da marca “X” na categoria de produto ? Qual é o perfil demográfico, sócieconômico e psicológico do consumidor do produto ? Qual é o grau de satisfação dos usuários com relação aos produtos e serviços? Quais são os pontos fortes e os pontos fracos do produto, na percepção do usuário? Quais as razões de rejeição/ não uso do produto? Quais critérios eu posso utilizar para identificar e compor uma estratégia de segmentação de mercado? PESQUISA DE MARKETING Algumas dúvidas envolvidas nas decisões dos executivos de Marketing...

5 Renan Barroso - twitter.com/renanbarroso Os executivos de Marketing e Comunicação se deparam diariamente com muitas dúvidas que envolvem, de alguma maneira, riscos para a organização. PESQUISA DE MARKETING Dúvida Informação Decisão Há, então, a necessidade de informações sistematizadas e obtidas por correta metodologia que venham a indicar respostas para as dúvidas, suposições ou hipóteses. A Pesquisa de Marketing irá colaborar para tornar as decisões do executivo de marketing mais seguras, fornecendo a informação objetiva, precisa e que atenda às suas necessidades.

6 Renan Barroso - twitter.com/renanbarroso A Pesquisa poderá ser desenvolvida para qualquer necessidade de informação relacionada ao Mix de Marketing das organizações PESQUISA DE MARKETING Preço Produto Comunicação Distribuição Mercado Alvo

7 Renan Barroso - twitter.com/renanbarroso Produto Preço Comunicação Distribuição PESQUISA DE MARKETING Algumas dúvidas envolvidas nas decisões dos executivos de Marketing... Satisfação e expectativas Teste de conceito e de produto Hábitos e atitudes Imagem de produto e de marca Avaliação de preço para produtos/ serviços Teste de sensibilidade a preços Avaliação de custo x benefícios Pré-teste de propaganda Pós-teste de propaganda Avaliação de conceitos para campanhas Segmentação psicográfica Potencial para produtos/ serviços Mercado Alvo Satisfação e expectativas dos canais Avaliação/ aceitação para novos canaisc

8 Renan Barroso - twitter.com/renanbarroso Entender o ambiente e o mercado (consumidor, públicos, economia, concorrência e tendências) Entender o ambiente e o mercado (consumidor, públicos, economia, concorrência e tendências) Observando o conceito dos 4As, desenvolvido por Raimar Richers, é possível concluir que a pesquisa pode ser desenvolvida em qualquer fase do modelo proposto desde que haja a necessidade de informação para subsidiar as decisões. ANÁLISE ADAPTAÇÃO ATIVAÇÃO AVALIAÇÃO Ajustar a oferta - desenvolver e modificar produtos/ serviços. Comunicar, distribuir e vender Avaliar os resultados / monitorar o desempenho

9 Renan Barroso - twitter.com/renanbarroso Após a análise da situação de mercado, identificando os problemas, as ameaças e as oportunidades com que a empresa se depara, é que se inicia o planejamento de ações de marketing A partir da adoção de uma estratégia, formulação de objetivos e metas, as táticas necessárias são elaboradas para que a empresa obtenha o melhor posicionamento no mercado. PESQUISA DE MARKETING

10 Renan Barroso - twitter.com/renanbarroso CONTROLES ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS ANÁLISE SITUACIONAL DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAS DE MARKETING Monitorar o desempenho Aperfeiçoar estratégias Entender o ambiente e o mercado identificar problemas e oportunidades Avaliar a posição competitiva Definir plano de ação e segmentação de mercado Estabelecer vantagens competitivas Indicar objetivos Tomar decisões quanto ao produto e o canal Criar ações de comunicação Estabelecer política de preços Tomar decisões de vendas PROCESSO DE PLANEJAMENTO EM MKT

11 Renan Barroso - twitter.com/renanbarroso PESQUISA DE MARKETING Como a pesquisa de mercado ajudou a Globosat?

12 Renan Barroso - twitter.com/renanbarroso SEGMENTO CARACTERÍSTICAS E PERFIL Dedicadas (18%)Segmento composto por mulheres que são donas-de-casa, na maioria. Boa-gente (18%)Os equivalentes masculinos das Dedicadas. Mulheres Atuais (16%)Mulheres que dividem suas preocupações entre a casa e o trabalho. Bem-informados (16%)Os equivalentes masculinos das Mulheres Atuais. Descoladas (13%)Mulheres jovens qualificadas no campo profissional. Ligados (15%)Os equivalentes masculinos das Descoladas. Absolutos (4%)Pessoas consideradas auto-suficientes. Fonte: Adaptado dos Segmentos da TV por Assinatura. Introdução ao MKT, Palmer, A. 2004 Pesquisa realizada em 2004 pelo Instituto Ipsos Marplan por encomenda da Globosat que revelou 7 segmentos de mercado no Brasil em 09 praças principais. PESQUISA DE MARKETING Base da Segmentação – Preferências e Hábitos


Carregar ppt "Renan Barroso - twitter.com/renanbarroso PESQUISA DE MERCADO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google