A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola Pública

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola Pública"— Transcrição da apresentação:

1 Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola Pública
PUC –D 111th WORKSHOP "Songs: an amazing tool for  involving young readers" June, 23, 2012 Organização e elaboração: Aurélio, Haka, Nery, Spavieri, Wada 1

2 CHILDREN LEARNING PLAYING AND SINGING

3 OBJETIVOS Refletir sobre como a utilização e o uso de canções infantis pode contribuir para o Ensino e Aprendizagem de Inglês. Utilizar músicas folclóricas brasileiras como fonte de prazer através de brincadeiras . Compartilhar atividades pedagógicas envolvendo a utilização de canções para o ensino-aprendizagem da língua inglesa. 3

4 INTRODUÇÃO Geralmente confundida com passar tempo.
Música na Educação e no Ensino e Aprendizagem de Inglês Geralmente confundida com passar tempo. Muitas vezes utilizada sem o propósito de dar ao aprendiz a oportunidade de convivência com gêneros musicais na língua estrangeira e, através dele, facilitar a aprendizagem da Língua Inglesa ou até mesmo auxiliar no desenvolvimento cognitivo/linguístico, psicomotor e sócio-afetivo.

5 CONTRIBUIÇÃO DAS CANÇÕES INFANTIS PARA O ENSINO - APRENDIZAGEM DE INGLÊS PARA CRIANÇAS.
O uso apropriado da música como ferramenta didático-pedagógica oferece a oportunidade de integração das quatro habilidades da língua: Ouvir,ver, falar, ler e escrever. A experiência com música pode acontecer antes do aprendizado do código convencional. 5

6 CONTRIBUIÇÃO DAS CANÇÕES INFANTIS PARA O ENSINO - APRENDIZAGEM DE INGLÊS PARA CRIANÇAS.
Os jogos, as histórias e as canções infantis são consideradas como gênero (Marcuschi,2006, entre outros). Tais práticas podem ser consideradas atividades sociais, que envolvem o uso da linguagem de forma culturalmente organizada e que seguem padrões convencionais, de modo interativo, processual, flexível e dinâmico. 6

7 O PAPEL DA MÚSICA NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA
Rocha (2007) - ensino de inglês para crianças a partir de práticas sociais como cantar, brincar, contar histórias já presentes no imaginário das crianças e constitutivas do mundo INFANTIL facilitam o processo. Bréscia (2003) - Ao se envolverem com as músicas, as crianças melhoram sua audição, interpretação e suas capacidades de compreensão.

8 O PAPEL DA MÚSICA NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA
Brewster, Ellis & Girard (2002: 162) a natureza rítmica e repetitiva das canções - excelente veículo para o processo ensino-aprendizagem. Cantigas e rimas: fonte de recursos linguísticos, afetivos, cognitivos e sócio-culturais, o que se alinha aos objetivos estabelecidos para o ensino em questão. A música contribui para o desenvolvimento da linguagem e da comunicação. 8

9 O PAPEL DA MÚSICA NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA
A Música na educação estimula diversas áreas do cérebro e facilita o aprendizado. (Gardner.1995: 21) Inteligência Musical: habilidade para reconhecer sons e ritmos e o gosto pelo cantar . Área cerebral responsável pela música: muito próxima da área de raciocínio lógico-matemático.

10 DESENVOLVIMENTO COGNITIVO-LINGUÍSTICO
Conhecimento da criança são as situações que ela tem oportunidade em seu dia a dia - Maior riqueza de estímulos, melhor desenvolvimento intelectual. Experiências rítmico-musicais: participação ativa (ver, ouvir, tocar) desenvolve os sentidos das crianças.

11 DESENVOLVIMENTO COGNITIVO-LINGUÍSTICO
O trabalho com a música desenvolve: Acuidade auditiva Acompanhamento de gestos ou dança – coordenação motora e atenção Cantar/imitar – descobre suas capacidades e estabelece relações com o ambiente em que vive. 11

12 DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR
Aprimora habilidade motora. Ajuda a contrair músculos e mover-se com desenvoltura. Ritmo: papel importante na formação e equilíbrio do sistema nervoso.

13 DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR
Expressão musical: favorece descarga emocional/alívio de tensões Movimento adaptado a um ritmo: cantar/ gestos/ dança/ bater palmas - desenvolvimento de senso rítmico, coordenação motora que são fatores importantes para o processo de aquisição da leitura e escrita. 13

14 DESENVOLVIMENTO SÓCIO-AFETIVO
Formação de identidade: percebendo-se diferente dos outros e ao mesmo tempo buscando-se integrar-se com os outros. Autoestima: Aprender a aceitar-se (capacidades). Auto-realização: Atividades musicas coletivas – socialização – conceito de grupo – sentimento de segurança.

15 MÚSICAS FOLCLÓRICAS COMO FONTE DE PRAZER
Valores sócio-culturalmente estabelecidos: interculturalidade. BRASIL, (1998) – Aprender música integra experiências que envolvem a vivência, a percepção e a reflexão encaminhando – as para níveis cada vez mais elaborados.

16 CRENÇAS POPULARES “Segundo Hilsdorf, em Ellis, (2004: 15), uma língua, seja ela materna ou estrangeira, constitui-se de “crenças culturais, comportamentos e significados” e a criança, por sua vez, necessita, cada vez mais, adquirir “competência linguística e cultural para sua realidade presente e para o futuro”. HOPSCOTCH

17 CRENÇAS POPULARES Ainda segundo Hilsdorf, e outros estudiosos da área, dentre eles, Moon (2000), Cameron (2001) e Phillips (2003), reforçam que esse ensino deve, além de promover o desenvolvimento linguístico, contribuir para o crescimento intelectual, físico, emocional e sócio-cultural da criança.” PLAY MUSICAL CHAIRS PLAY MUSICAL CHAIRS 17

18 CRENÇAS POPULARES Segundo Rajagopalan ( 2005: 37), precisamos analisar se não estamos “repassando valores culturais contrários ao interesse nacional dos aprendizes por meio de nosso ensino; mas sim ampliando a visão de mundo do aluno, sem considerarmos, contudo, seus próprios interesses ou desqualificarmos seus valores e constituição cultural.” PLAY RING-AROUND-THE-ROSE

19 DICAS E SUGESTÕES DE FONTES

20 DICAS E SUGESTÕES DE FONTES
20

21 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BASSO, R. A. A.; Vicentini, C. T. O Ensino de Inglês através da Música BRASIL ESCOLA. A importância da música no processo de ensino-aprendizagem. 05/01/ BREWSTER, J.; Ellis& D. Girard. The Primary English Teacher's Guid- New Edition. London: Penguin. (2002:162)

22 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CHIARELLI, L.M.M.;Barreto.S.J. A importância da Musicalização na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. A Música como Meio de desenvolver a Inteligência e a Integração do Ser Revista Nº3 Junio 2005 ISSN: GARDNER, H. . Inteligências Múltiplas - Inteligência Musical. 1995, p21. NASSIF.S.Musicalidade, desenvolvimento e educação: um olhar pela psicologia vigotskiana. In: Anais do SIMCAM4 – IV Simpósio de Cognição e Artes Musicais – maio de 2008. 22

23 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
NOGUEIRA, M. A. - A música e o desenvolvimento da criança. Revista da UFG, Vol. 5, No. 2, dez 2003 on line ( ONGARO, C. F./ RICCI, S. M. / SILVA, C. S. A importância da música na aprendizagem. Blog Educar é Amar. 10 abril 23

24 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ROCHA, C.H. o Ensino de línguas para crianas no contexto educacional brasileiro: breves reflexões e possíveis provisões. (The Teaching of children in the Brazilian educational context: brief reflections and possible provisions) – In: Delta. Vol.23. no.2 São Paulo (PUC-SP-LAEL). VIVALDO, J. V. S. L. A importância da música na Educação Infantil. Artigo publicado em 05/01/2010. Portes – a sua Revista Virtual. 24


Carregar ppt "Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola Pública"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google