A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Feliz aquele que transfere o que sabe, e aprende o que ensina

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Feliz aquele que transfere o que sabe, e aprende o que ensina"— Transcrição da apresentação:

1 Feliz aquele que transfere o que sabe, e aprende o que ensina
Feliz aquele que transfere o que sabe, e aprende o que ensina. Cora Coralina

2 Pedagogia X Andragogia
Embora o adulto tenha características de aprendizado completamente diferentes da criança, muitas vezes as ferramentas e técnicas de ensino utilizadas são as mesmas para os dois públicos.

3 Andrago quê

4 Andragogia “A arte e ciência de auxiliar o adulto a aprender” (Malcolm Knowles)
4

5 ANDRAGOGIA Necessidade do saber Auto-imagem O papel da experiência
Prontidão para o aprendizado Orientação para o aprendizado Motivação ANDRAGOGIA

6 Necessidade do saber

7 1 Por que você está me ensinando isso?
Os adultos precisam saber porque precisam aprender algo antes de começar a aprendê-lo. (...) quando os adultos decidem aprender algo sozinhos, eles investem energia considerável para investigar os benefícios que serão obtidos com esta aprendizagem e as conseqüências negativas de não aprendê-la.

8 Auto-Imagem

9 2 Como posso ser independente e aluno?
O adulto é responsável por suas ações e quer ser visto desta forma. Portanto, a postura professor/aluno que o coloque em uma posição passiva pode criar um conflito. O facilitador deve criar experiências que ajudem o participante a fazer a transição de dependente para auto-orientado.

10 Experiências

11 3 Minhas experiências são a base do meu aprendizado.

12 3 Minhas experiências são a base do meu aprendizado.
O adulto chega à sala de aula com muito mais experiência do que uma criança. O aprendizado será muito mais rico e intenso se cada participante sentir a oportunidade de contribuir no processo. O adulto é a sua experiência de vida, portanto, negar a experiência é negar a pessoa.

13 Prontidão para aprender

14 4 Qual problema vou resolver com isso que você quer que eu aprenda? Os adultos ficam prontos para aprender as coisas das quais precisam saber e para as quais precisam se tornar capazes de realizar a fim de enfrentar as situações da vida real. Uma fonte particularmente rica de “prontidão para aprender” são as tarefas de desenvolvimento associadas com a passagem de um estágio de desenvolvimento para o próximo.

15 Orientação para a aprendizagem

16 5 Estou aprendendo matérias ou ganhando ferramentas? Em comparação com a orientação para aprendizagem de crianças e jovens, baseada em disciplinas, os adultos são centrados na vida (ou centrados na tarefa ou problema). Eles assimilam novos conhecimentos, percepções, habilidades, valores e atitudes de maneira mais eficaz quando estes são apresentados dentro de contextos de aplicação a situações da vida real.

17 Motivação

18 6 E daí que isso cai na prova? Recompensa pessoal Embora alguns fatores externos possam ser importantes motivadores (melhores salários, promoções, etc.), os aspectos intrínsecos geram uma motivação muito mais ativa. Dessa forma, devem ser levados em conta programas que auxiliem no desenvolvimento de uma maior auto-estima, satisfação no trabalho ou qualidade de vida.

19 Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. ”
“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. ” Paulo Freire


Carregar ppt "Feliz aquele que transfere o que sabe, e aprende o que ensina"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google