A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OFICINA: UTILIZANDO O JORNAL VAMOS APRENDENDO HISTÓRIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OFICINA: UTILIZANDO O JORNAL VAMOS APRENDENDO HISTÓRIA"— Transcrição da apresentação:

1 OFICINA: UTILIZANDO O JORNAL VAMOS APRENDENDO HISTÓRIA
MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2

2 Ementa: Exercícios para refletir sobre os usos do jornal no ensino fundamental para aproximar as crianças de conceitos temporais e espaciais utilizando e construindo um jornal impresso e/ou um blog-jornal on-line.

3 “Oficinar” aqui é: É um exercício prático, individual e coletivo, para desenvolver práticas cooperativas em sala. Útil na construção do agente social, aquele indivíduo com potencial cooperativo e participativo na vida em sociedade. Para esta finalidade, o contato com a realidade é chave.

4 Oficina para utilização pedagógica de jornal:
A oficina irá abordar os usos pedagógicos do jornal, enquanto fonte histórica e da realidade local, nacional e internacional. Abordagem sobre os usos dos jornais impressos como material didático e motivacional, para trabalhar noções de tempo e espaço e o papel da informação na formação do agente social. Este, é aqui entendido, como o indivíduo que atua cooperativa, crítica e criativamente na sociedade, para o bem comum.

5 A provocação: O jornal revela-se um excelente material para trabalhar tempo e espaço, para reconhecer o movimento da história utilizando suas informações. Valorização do jornal como peça formativa e informativa, com amplas possibilidades de exploração. O jornal tem potencial para estimular o diálogo, motiva o ensino-aprendizagem pelo acesso à informação.

6 OBJETIVOS PROJETUAIS:
Difundir para os docentes o potencial pedagógico que carrega um jornal e as possibilidades de sua utilização para motivar construção do conhecimento. Utilizar jornal de grande circulação na sala de aula, ressaltando a leitura crítica do passado, presente e dos fatos portadores de futuro para a sociedade. Analisar os custos ambientais do jornal e a sua versão on-line como alternativa.

7 OBJETIVOS PROJETUAIS:
Utilizar o jornal como fonte de informação, possibilidade de formação do agente social e incorporação de novos conhecimentos pela leitura de matérias jornalísticas. Motivar o estudante a utilizar o jornal como fonte de informação histórica e da realidade, a partir de pesquisas sobre notícias de jornais. Valorizar as informações jornalísticas para estimular a linguagem oral e escrita, incentivar a sociabilidade e cooperação.

8 OBJETIVOS GERAIS: Utilizar o jornal como recurso de apoio didático e pedagógico. Estimular ações reflexivas, críticas, criativas. Desenvolver o gosto pela leitura de jornais e os caminhos para adquirir conhecimentos e poder dialogar sobre a realidade, interpretando, criticando.

9 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Utilizar o jornal como recurso didático para integração de áreas do conhecimento, reconhecimento da realidade e movimentos da história. Produzir exercícios de estimulação à leitura de jornais. .

10 METODOLOGIA: Exposição dialógica para apresentação da proposta e fundamentos teóricos e metodológicos. Trabalho em equipe simulando para estimular a cooperação, crítica e criatividade.

11 PROGRAMA / CONTEÚDOS: Fundamentos teóricos e metodológicos sobre o ensino de História e análise sobre tempo, espaço e realidade nos jornais; A construção de um jornal impresso; Localizar partes constitutivas de um jornal: o nome; a periodicidade; local e data de publicação; preço; formato; manchetes; Estabelecer relações com o ensino.

12 PROGRAMA PROCEDIMENTOS:
1º momento- Usos pedagógicos do jornal. 2º momento- A exploração de notícias e seus conteúdos. 3º momento- Exercício: construção de TRABALHO EM EQUIPE. AVALIAÇÃO: apresentação da produção.


Carregar ppt "OFICINA: UTILIZANDO O JORNAL VAMOS APRENDENDO HISTÓRIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google