A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prática Investigativa 2

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prática Investigativa 2"— Transcrição da apresentação:

1 Prática Investigativa 2
Passos para construção do artigo científico E instrumento de coleta de dados.

2 ESTRUTURA DO ARTIGO Capa
Título, nomes dos autores, resumo de até 250 palavras, palavras-chaves (três a cinco); Introdução problema, justificativa, possíveis hipóteses, objetivo do estudo. Referencial teórico Metodologia – intervenção Discussão dos dados Conclusão Referência

3 Coleta de Dados: como o pesquisador pretende obter os dados de que precisa para responder ao problema?

4 Observação * Simples: certo distanciamento do grupo ou situação; * Participante: engajamento na vida do grupo ou na situação (ator ou expectador interativo). Questionário * Aberto: respostas livres dadas pelos respondentes; * Fechado: respondente faz escolhas ou pondera diante das alternativas.

5 Formulário (presença física de ambos e respostas por escrito) Entrevista (presença física de ambos e respostas orais) * Informal; * Focalizada (apenas um assunto a ser discutido); * Tópicos.

6 Quanto à obtenção dos dados
Técnicas de Pesquisa Quanto à obtenção dos dados coleta documental; questionários; entrevista;

7 Coleta Documental Essa técnica consiste em buscar dados em Instituições que tenham relação com a pesquisa e com os subproblemas elaborados no Projeto. Ex: fichas, relatórios, arquivos, sites, etc; Vantagem: Reduz o tempo da pesquisa e os custos Desvantagem Dados incompletos ou inacessíveis

8 Questionário É um conjunto ordenado e consistente de perguntas a respeito das variáveis e/ou de situações que se deseja medir ou descrever. Os questionários podem ser redigidos em forma de perguntas abertas, fechadas ou mistas.

9 Questionário Aberto Permite ao sujeito/informante responder livremente usando linguagem própria. Vantagens: possibilita uma investigação mais profunda e precisa: permite identificar o pensamento ou o posicionamento do informante acerca do que foi questionado. Desvantagens: difícil tabulação dos dados (tratamento estatístico e interpretação das respostas); análise complexa, cansativa e demorada.

10 Questionário Fechado As perguntas fechadas pode ser classificadas de acordo com o número de respostas disponíveis Vantagem: facilita a tabulação dos resultados Desvantagem: restringe a liberdade as respostas

11 Questionário Misto É a combinação de perguntas fechadas e abertas que são utilizadas quando se deseja obter uma contribuição ou parecer do informante, além da resposta fechada padrão. Vantagem: permite uma manifestação ou complemento por parte do informante. Desvantagem: dá mais de trabalho analisar as informações colhidas.

12 Questionário: Considerações
redigir perguntas preferencialmente fechadas permitir ao informante complementar sua resposta se desejar; formular alternativas que abriguem respostas lógicas e possíveis; incluir apenas perguntas relacionadas ao problema; elaborar perguntas claras, concretas e precisas;

13 Cont. elaborar perguntas que não induzam respostas;
elaborar instruções claras e precisas para o preenchimento do questionário; propor mais de uma pergunta para avaliar a mesma variável.

14 Entrevista Envolve duas pessoas em que uma delas
formula questões e outra responde. Podem ser: estruturadas (roteiro de entrevista); entrevistas semi-estruturadas (quando planeja-se as perguntas, mas se admite ampliar o tema durante a entrevista)

15 Considerações Pesquisar em ciências sociais envolve risco, pois os fenômenos da sociedade são dotados de complexidade, em que não se pode manipular o ambiente para chegar à resultados pré-determinados. O elemento mais importante é o procedimento adotado para a coleta de dados.

16 Uma vez que sabemos que nossa pesquisa é mais um “tijolo” na construção do conhecimento, ter espírito crítico e humildade na condução do estudo representa uma excelente iniciação no universo científico.


Carregar ppt "Prática Investigativa 2"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google