A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MEMÓRIA Importância da memória na vida mental. Distinções Estágios Codificação - Hemisfério esquerdo Armazenamento Recuperação - Hemisfério direito. Período.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MEMÓRIA Importância da memória na vida mental. Distinções Estágios Codificação - Hemisfério esquerdo Armazenamento Recuperação - Hemisfério direito. Período."— Transcrição da apresentação:

1 MEMÓRIA Importância da memória na vida mental. Distinções Estágios Codificação - Hemisfério esquerdo Armazenamento Recuperação - Hemisfério direito. Período Curto (operação) + icônica ou sensorial (cortéx frontal) Longo (hipocampo) Tipos de Informação Sistema para fatos (explicita) Sistema para habilidades (implicita)

2 Memória de Operação Consiste em memórias que são armazenadas por apenas alguns segundos. Codificação: dar atenção à informação Código Visual – itens não-verbais Fonológica – ensaio Semântica RLBKSJ (mostra) - RLTKSJ (repete)

3 Dois sistemas de memória de operação: buffer (reserva) Buffer Fonológico – hemisfério esquerdo Visuoespacial – hemisfério direito G L G P G

4 Armazenamento Capacidade limitada: (7 ± 2) - itens não relacionado com a memória a longo prazo. Recodificação ETNEMASOICNETA - ATENCIOSAMENTE 149 – 2177 – 619 – 96 / 1492 – 1776 - 1996 Esquecimento: A informação vai sumindo (extensão: ± tempo para serem ditas) Substituição de itens antigos por novos. (capacidade fixa)

5 Recuperação Quanto mais itens mais lenta a recuperação. 361 Digito de teste: 6/ sim Digito de teste: 2/ não Os itens são buscados um de cada vez Quanto mais itens menos ativação para qualquer um deles. Hipótese

6 Memória de operação e pensamento Resolver um problema conscientemente Resolver calculos mentais ex.: 35 ∕ 8 Analogias geometricas ex.: teste de inteligência Processos de linguagem ex.: ler um texto. Transferencia da memória de operação para memória de longo prazo Repetição consciente de informação na memória de operação Ensaio Manutenção: esforços ativos para manter a informação na M.O. Elaboração: esforço para codificar a informação na M L P

7 Quando a informação precisa ser retida por intervalos tão curtos quanto alguns minutos ou durante uma vida inteira. ex.: memória autobiográfica. Memória de longo prazo Codificação Semântico: significado dos itens Fonológico Palavras Impressões visuais Sabores Odores

8 Acrescimo de conexões significativas Reais Arbitrária Ex.: EGBDF: Ela Ganhou Buquês De Flores. - rotas de recuperação Compreensão e memória Recuperação Esquecimento: perda de acesso a informação. Falha de recuperação: quanto melhor as pistas de auxílio, melhor nossa memória. Teste de reconhecimento X teste de recordação

9 Interferência Retroativa: uma informação nova interfere na antiga Proativa: a informação antiga interfere na nova Armazenamento Hipocampo e o córtex circunjacente: consolida a memória relativamente nova. Córtex, nas regiões onde a informação sensorial é interpretada Interação entre codificação e recuperação Organização: codificar em categorias Contexto: externo e interno

10 Fatores emocionais no esquecimento: emoção/memória Ensaio – organização: tendemos a pensar mais sobre situações emocionalmente carregadas do que situações neutras. Memória instantânea: é um registro vívido e relativamente permanente das circunstâncias em que soubemos de um evento significativo carregado de emoção. Ansiedade – pensamentos alheios - falha na recuperação Contexto: tristeza/alegria Repressão: o acesso às informações-alvo está ativamente bloqueado.

11 Memória Implícita Manifesta-se em habilidades e aparece como um aperfeiçoamento no desempenho de alguma tarefa perceptiva, motora ou cognitiva, sem recordação consciente das experiências que levaram ao aperfeiçoamento. Memória na Amnésia Amnésia Anterógrada: profunda incapacidade de lembrar eventos do dia-a-dia e, consequentemente de adquirir novas informações fatuais. Retrógrada: a incapacidade de recordar eventos que ocorreram antes do dano ou doença.

12 Habilidades e Preparação Os amnésicos melhoram as habilidades com a prática na mesma taxa que os normais, embora possam não ter lembrança de ter participado anteriormente de sessões de prática. Amnésia Infantil Freud descobriu o fenômeno ao observar que seus pacientes geralmente não conseguiram recordar eventos de seus primeiros três a cinco anos de vida. Explicação Os adultos estruturam suas memórias em termos de categorias e esquemas, enquanto as crianças pequenas codificam suas experiências sem as enfeitar ou ligar a eventos relacionados.

13 O hipocampo não está maduro até aproximadamente um ou dois depois do nascimento. O desenvolvimento da linguagem (pico aos 3 anos) e o início da escolarização Maneiras em que aparece a memória implicita e explicita Explicita Declarativa Episódica Semântica Implicita Não-declarativa Habilidades Preparação Condicionamento Não-associativa

14 Melhorando a memória Recodificação e Extensão da Memória Memória de operação: 7 ± 2 unidades: podemos aumentar o tamanho da unidade. Imaginação e Codificação: a imagens mentais são úteis para conectar pares de itens sem relação entre si. Método de loci. Elaboração e Codificação: desenvolva o significado do fato. ex.: perguntar sobre as causas e consequencias do fato. Contexto e Recodificação: tentar mentalmente recordar o contexto para lembrar do nome de um colega.

15 Organização: fazer um árvore hierárquica do conteúdo. Praticando a recuperação: fazer perguntas sobre o que você está tentando aprender. Memória implícita: prática mental – imaginar-se ensaiando uma habilidade motora. O Método PQRST: visa melhorar a capacidade dos estudantes de estudar e memorizar material apresentado em livros didáticos. Nome: Prever, Perguntar, Ler, Descrever para si mesmo e testar. 1º – prevêem o material do capítulo para obter uma ideia de seus principais tópicos e seções. 2º – aplicar as etapas de perguntar, ler e descrever a cada seção antes de prosseguir para a seguinte. No final do capítulo ocorre o testar.

16 Memória construtiva Inferência simples: uma pergunta formulada de uma determinada maneira pode alterar as estruturas de memória de um testemunho que um advogado está tentando investigar. Estereótipos: um conjunto de inferências sobre traços e personalidade ou atributos físicos de uma classe inteira de pessoas. Nossa memória das pessoas se constrói em parte a partir do esteriótipo. Esquemas: uma representação mental de uma classe de pessoas, objetos, eventos ou situações. A percepção e o pensamento em termos de esquemas nos permite processar grandes quantidades de informação de maneira rápida e econômica.


Carregar ppt "MEMÓRIA Importância da memória na vida mental. Distinções Estágios Codificação - Hemisfério esquerdo Armazenamento Recuperação - Hemisfério direito. Período."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google