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Curso: Práticas Pedagógicas Unidade Curricular: Pesquisa Aplicada/intervenção Professor: Vanessa Elsas Suporte Pedagógico: Nair Martins.

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1 Curso: Práticas Pedagógicas Unidade Curricular: Pesquisa Aplicada/intervenção Professor: Vanessa Elsas Suporte Pedagógico: Nair Martins

2 Etapas de um estudo de caso a) delimitação da unidade-caso; b) coleta de dados; c) seleção, análise e interpretação dos dados; d) elaboração do relatório.

3 Compartilhamento dos casos identificados Quando cada caso é um caso? - Reconhecer semelhanças e particularidades; - Reconhecer casos típicos, extremos e atípicos; - Reconhecer margens entre fenômeno e contextos; - Selecionar 1 caso para apresentação; - Delinear perguntas e objetivos do estudo de caso; - Pensar em métodos de coleta de dados.

4 Apresentar uma resenha do artigo selecionado Identificar: Caso estudado (o quê?) Contexto (onde, quando, quem?) Objetivos do estudo (por quê?) Técnicas metodológicas adotadas (como?) Bases teóricas (que concepções, ideias, hipóteses e teorias contribuíram com o trabalho?) Resultados encontrados Reflexão do Grupo: A leitura auxiliou a pensar no caso escolhido pelo grupo e ampliar as possibilidades de explorá-lo?

5 Pesquisa-ação Como processo de melhora da prática, considera-se às vezes que a pesquisa-ação é ateórica, mas embora seja verdade que a teoria disciplinar tradicional não é prioridade principal, é contudo importante recorrer a ela para compreender as situações, planejar melhoras eficazes e explicar resultados. (TRIPP, 2005)

6 Etapas da Pesquisa-ação - A pesquisa-ação começa com um reconhecimento; - Pesquisa-ação é concebida num ciclo iterativo; - Investigação-ação é utilizada em cada fase; - A reflexão é essencial para o processo de pesquisa-ação; - A pesquisa-ação tende a ser participativa.

7 PESQUISA-AÇÃO

8 PROJETO DE PESQUISA-AÇÃO 1 - trata de tópicos de interesse mútuo; 2 - baseia-se num compromisso compartilhado de realização da pesquisa; 3 - permite que todos os envolvidos participem ativamente do modo que desejarem; 4 - partilha o controle sobre os processos de pesquisa o quanto possível de maneira igualitária; 5 - produz uma relação de custo-benefício igualmente benéfica para todos os participantes; 6 - estabelece procedimentos de inclusão para a decisão sobre questões de justiça entre os participantes.

9 O ensino democrático não é só aquele que permite o acesso de todos os que o procuram, mas, também oferece a qualidade que não pode ser privilégio de minorias econômicas e sociais. O ensino democrático é aquele que, sendo estatal, não está subordinado ao mandonismo de castas burocráticas, nem sujeito às oscilações dos administradores do momento [...]. O ensino democrático é, também, aquele cuja gestão é exercida pelos interessados, seja indiretamente, pela intermediação do Estado (que precisamos fazer democrático), seja diretamente, pelo princípio da representação e da administração colegiada. (CUNHA, 1987, p. 6).


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