Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouStefany Liliana Gameiro de Oliveira Alterado mais de 8 anos atrás
1
Estudo de funções através do esporte Ricardo R. Roque Luciane Z. H. Braz
2
Introdução Estabelecer um exemplo motivacional para o estudo de funções através da relação existente entre as grandezas espaço e tempo. Para isso propomos !!
3
Tarefa Levar a turma para a quadra de esportes da escola e dividir a turma em grupos de três alunos, propondo a divisão de tarefas para cada membro do grupo; um dos alunos deverá realizar a prática esportiva, ao outro caberá cronometrar o tempo gasto e o último ficará responsável pelo registro do tempo em uma tabela
4
PROCESSO A atividade proposta busca desenvolver relação entre o estudo das Funções através da prática esportiva relacionada ao espaço e tempo
5
ETAPA 1 Um dos alunos deverá realizar 5 voltas ao redor da quadra, outro deverá cronometrar o tempo de cada volta realizada e o último deverá registrar na tabela a seguir
6
ETAPA 2 Tabela para registro da atividade Nº de voltas Tempo por volta função 01 02 03 04 05
7
ETAPA 3 Para o encerramento da atividade mostramos que a cada instante (x), em minutos, corresponde a uma única distância (y), em metros. Dizemos então que a distância percorrida pelo aluno encontra-se em função do tempo gasto no percurso.
8
AVALIAÇÃO Através da prática esportiva, pode-se introduzir o estudo das funções de uma forma diferente do tradicional em sala de aula.
9
CONCLUSÃO As funções possuem diversas aplicações no cotidiano, sempre relacionando grandezas, valores, índices, variações entre outras situações. Cabe ao professor propor ao aluno situações que propiciem estabelecer o conteúdo formal e abstrato de uma maneira que o aluno possa estabelecer relações com o seu cotidiano.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.