A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Wallon: Psicogênise da Pessoa Completa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Wallon: Psicogênise da Pessoa Completa"— Transcrição da apresentação:

1 Wallon: Psicogênise da Pessoa Completa
Faculdade Projeção Psicologia da Educação Professora Cassiane Amaral

2 Apresentação Biografia Percurso Intelectual Rumo à educação
Da Medicina à Psicologia da Criança Estágios do Desenvolvimento Mental

3 Biografia Nasceu em1879 na França Viveu toda sua vida em Paris
E morreu em 1962 Integrou estudos científicos com a ação social,por meio de um engajamento concreto na realidade. Terminou o curso de Filosofia em 1902

4 Percurso Intelectual 1903-Foi professor de filosofia no 2º grau
Ele questionava os métodos autoritários para controle de disciplina e no discurso de formatura de seus alunos 1908-Concluiu o curso de Medicina Seu interesse pela Psicologia apareceu na sua adolescência.

5 “fez-se independentemente de qualquer influência exterior(. )
“fez-se independentemente de qualquer influência exterior(...).Foi antes de mais nada uma disposição geral, uma questão de gosto, de curiosidade pessoal, pelos motivos e razões que levam as pessoas a agir. Ainda hoje ocorre com frequência de eu extrair uma palavra de uma conversa e registrá-la sem bem saber porquê”. (Wallon,1968)

6 Rumo à educação Presidente do Grupo Francês da Educação Nova. Sociedade Francesa de Pedagogia (dentre os grandes mestres da Escola Nova identificou-se com Decroly (educador belga), pois considerava que a escola deveria perceber “a criança com um ser total,concreto e ativo e de manter-se em contato com o meio soial”)

7 Rumo à educação 1935-Visitou o Brasil. Foi hóspede de Gilberto Freire. (Passava o dia percorrendo escolas e o Morro da Mangueira). Durante a Resistência Francesa, por designação do Conselho Nacional da Resistência, assumiu o cargo de Secretário Geral da Educação Nacional

8 Da Medicina à Psicologia da Criança
Até 1931-trabalhou como médico em instituições psiquiátricas, atendendo crianças com distúrbios neurológicos e comportamentais. 1914-atuou como médico no “Front” de guerra (1ª GM). No retorno a Paris, atende crianças feridas de guerra.

9 Da Medicina à Psicologia da Criança
Foi o responsável por Conferências sobre a Psicologia da criança na Sorbonne. 1925-Criou um laboratório para pesquisa e atendimento clínico de crianças consideradas “anormais” junto a uma escola na periferia de Paris

10 Da Medicina à Psicologia da Criança
1925-Publica sua tese de doutorado “A Criança Turbulenta”inaugurando um período de intensa produtividade. 1945-Publica o livro “As Origens do Pensamento na Criança”. 1948-Criou a revista “Enfance”, que contava com artigos e pesquisas e atestava o “seu interesse pela multiplicidade de campos onde se dá a atividade da criança.

11 Estágios do Desenvolvimento Mental
1º Estágio:impulsivo-emocional (1º ano de vida) O colorido é dado pelo emocional Interação com o meio é afetiva, compensação pela inaptidão para agir sobre a realidade exterior. Funções fisiológicas,sorriso(3 meses), dependência, participação total, absorção no outro é fecunda (Mãe)

12 Estágios do Desenvolvimento Mental
2º Estágio: sensório-motor/projetivo (até o 3º ano de vida) Marcha e preensão (maior autonomia) exploração do mundo físico (espaço) e manipulação de objetos Desenvolvimento da função simbólica e da linguagem Funcionamento mental;”projetivo” O ato mental precisa dos gestos par se exteriorizar Predominam as relações cognitivas com o meio (inteligência prática e simbólica)

13 Estágios do Desenvolvimento Mental
3º Estágio:personalismo (3-6anos de vida) Fase do “não”, do “eu” e do “meu”. Tarefa central-processo de formação da personalidade. A construção da consciência de si se dá por meio das interações sociais,reorienta o interesse da criança para as pessoas. Necessidade de auto-afirmação Imitação Retorno da predominância das relações afetivas. A criança escolhe a roupa.

14 Estágios do Desenvolvimento Mental
4º Estágio: categorial (7-12 anos de vida) Consolidação da função simbólica e diferenciação da personalidade ocorridas no estágio anterior Progressos intelectuais-interesse da criança pelas coisas, pelo conhecimento e conquista do mundo exterior.Preponderância do aspecto cognitivo Análise e síntese no lugar do sincretismo

15 Estágios do Desenvolvimento Mental
5º Estágio:adolescência A crise pubertária rompe a tranquilidade afetiva que caracteriza o estágio categorial. Impõe a necessidade de ma nova definição dos contornos da personalidade devido às modificações corporais resultantes da ação hormonal. Traz à tona questões morais,pessoais e existenciais numa retomada do predomínio da afetividade mais racionalizada (sentimento elaborado no plano mental)

16 Estágios do Desenvolvimento Mental
5º Estágio:adolescência Os jovens teorizam sobre suas relações Superação do mundo das coisas para o das leis Passagem do pensamento sincrético( principal característica do pensamento infantil) ao categorial

17 Estágios do Desenvolvimento
5º Estágio:adolescência Caráter confuso e global do pensamento e percepções infantis. Percepção e representação da realidade de forma indiferenciada Combinações de informações mais próximos da associação livre da poesia do que da lógica. Impregnação afetiva na atividade cognitiva (advém das origens afetivas da atividade cognitiva) Importante para o processo criativo Pensamento categorial Intensificação da realização da diferenciação necessária à redução do sincretismo do pensamento.

18 Wallon/Piaget Wallon-Piaget.doc


Carregar ppt "Wallon: Psicogênise da Pessoa Completa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google