A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Anemia Ferropriva Luciana R. Malheiros.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Anemia Ferropriva Luciana R. Malheiros."— Transcrição da apresentação:

1 Anemia Ferropriva Luciana R. Malheiros

2 Anemia Definição de Anemia(OMS) :
“Condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais, seja qual for a causa dessa deficiência.”

3 Anemia A hemoglobina é o pigmento dos glóbulos vermelhos (eritrócitos): transporta o oxigênio dos pulmões aos tecidos. Os valores normais para a concentração de hemoglobina sanguínea é de 13g∕dL para homens, 12 g ∕dL para mulheres e 11 g ∕dL para gestantes e crianças entre 6 meses e 6 anos.

4 Anemia Prevalência (OMS): 30% da população mundial é anêmica
Mulheres em idade fértil e gestantes são mais afetadas Entre as crianças menores de 2 anos a anemia chega a quase 50%.

5 Anemias - Tipos Qualquer condição passível de comprometer a produção ou de aumentar a taxa de destruição ou de perda dos glóbulos vermelhos pode resultar em anemia, se a medula óssea não conseguir compensar a perda dos glóbulos vermelhos, ou mesmo um aumento das necessidades de ferro.

6 Anemia Ferropriva Anemia ferropriva: mais comum no mundo.
Outros tipos de anemias: Anemia das carências de vitamina B12 (anemia perniciosa) e de ácido fólico; Anemias por defeitos genéticos; Anemias decorrentes de doenças da medula óssea

7 Anemia Ferropriva Sintomas: fadiga generalizada, anorexia,
palidez de pele e mucosas (parte interna do olho, gengivas), menor disposição para o trabalho, dificuldade de aprendizagem nas crianças, apatia (crianças muito "paradas").

8 Anemia Ferropriva Sintomas pioram com a atividade física e aumentam quanto menor o nível de hemoglobina. Níveis de hemoglobina entre 9 e 11 g ∕dL: irritabilidade, indisposição e dor de cabeça, Entre 6 e 9 há aceleração dos batimentos cardíacos, falta de ar e cansaço aos mínimos esforços; Concentração de hemoglobina abaixo 6g ∕dL :os sintomas acima em repouso.

9 Anemia Ferropriva Prevenção: Alimentação variada
Carnes em geral, leguminosas, nozes, castanha , açúcar mascavo, rapadura, alimentos enriquecidos com ferro, frutas secas, vegetais verdes escuros. Vitamina C : melhora absorção de ferro. Ferro de origem animal x Ferro origem vegetal.

10 Anemia Ferropriva Tratamento: Sulfato ferroso
Absorção oral é de 10% em pessoas com reservas normais de ferro. Absorção pode aumentar de 20% a 30% em pessoas com reserva deficiente de ferro.

11 Anemia ferropriva – sulfato ferroso
Absorção prejudicada pela presença de alimentos. O início do efeito terapêutico ocorre entre 7 e 10 dias. Pico plasmático: 2 horas após dose oral. A meia-vida de eliminação é de 6 horas. Excretado na urina e fezes.

12 Anemia ferropriva – ferro quelato
O ferro quelato glicinato tem sido usado com sucesso. A favor: melhor tolerado que o sulfato ferroso. Contra: preço mais caro

13 Anemia ferropriva Absorção de ferro diminui na presença de: leite, antiácidos, cimetidina diminui sua absorção. Ferro diminui a absorção de alguns medicamentos como: levodopa, metildopa (antiparkinsonianos), penicilinas, quinolonas e tetraciclinas (antibióticos).

14 Anemia Ferropriva Sulfato ferroso:
Deve ser administrado entre as refeições para obter melhor absorção. Em pacientes com problemas gastrintestinais, deve ser administrado junto às refeições para minimizar este efeito

15 Anemia Ferropriva Sulfato ferroso – reações adversas mais comuns:
Irritação gastrintestinal, Dor epigástrica, Náusea, vômito, Fezes pretas, Constipação, Cólica estomacal.


Carregar ppt "Anemia Ferropriva Luciana R. Malheiros."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google