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Princípios de tipografia
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A busca do significado
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A percepção está condicionada pela aprendizagem ou conhecimento prévio.
O cérebro tende a localizar os elementos dentro dos parâmetros referenciais que construímos por meio da experiência prévia ou conhecimento.
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Tipos de tipografia Tipografia de leitura contínua ou de longa durabilidade Livros Jornais Revistas Manuais Hipertexto Tipografia efêmera ou de impacto Posters Capas Logotiós Embaçlagens Anúncios Sinalética
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Corpo Visual Olho Olho superior AbeDjghij Olho inferior Olho médio
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CLASSIFICAÇÃO PELO DNA DA FAMÍLIA
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Uma boa tipografia estabelece uma hierarquia visual que facilita a leitura, ao proporcionar tanto interrupções visuais como ênfases gráficas, que ajudam o leitor a entender a relação entre o texto e a imagem, entre os títulos e os blocos de textos. A boa tipografia depende do contraste visual entre os diferentes tipos de letra e entre os blocos de texto, títulos e espaços em branco. “Nada atrai mais o olho e a mente do que um estudado contraste e uma adequada diferença no tratamento de cada um dos elementos”.
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O alfabeto latino é composto de 26 sinais, mas uma fonte não se limita a isso.
Existem também os sinais que não são letras: os sinais de pontuação, acentuação, numerais, símbolos decorativos etc. Eles formam um conjunto de elementos que transcrevem sons e ritmos da fala para a escrita.
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Uma fonte para uso internacional costuma ter 256 caracteres, entre letras e sinais não alfabéticos.
Baseados no estilo de cada letra esse sinais devem ser projetados para se encaixar visualmente no texto, de maneira quase invisível.
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FAMÍLIA TIPOGRÁFICA CARACTERÍSTICAS COMUNS
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Alfabeto unicameral x Alfabeto bicameral
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ALPHABET 26: Um alfabeto sem maiúsculas e minúsculas!
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Bauhaus – Caixa baixa
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Maiúscula e minúscula As letras maiúsculas e minúsculas tem uma grande influência na legibilidade do texto. Nossa leitura consiste em reconhecer o formato geral das palavras; Árvore Rapaz Carnal Textos em maiúsculos são retângulos monótonos pouco distintos que não atraem a atenção do olhar. MONÓTONO RETÂNGULO Monótono Retângulo
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Maiúsculo e minúsculo Legibilidade depende do topo das letras
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Maiúsculo e minúsculo Legibilidade depende do topo das letras
Textos em minúscula é mais legível porque exploramos a parte superior das palavras; Legibilidade depende do topo das letras
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Sistema de medidas do Corpo
Corpo é a medida usada para calcular a área de composição e conversão de textos manuscritos para tipos de impressão, marcando os blocos (ou manchas). Não havia medida durante a revolução industria. Durante a evolução das prensas, nasceram dois sistemas: Didot Usado na maior parte da Europa Equivale a 0,376 mm 12 pontos = Cícero (4,511 mm) Fournier Criado pelos ingleses e usado como padrão atualmente Equivale a 0,351 mm ou 1/72 de uma polegada 12 pontos = Paica (4,212 mm)
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Exemplo de tamanhos de corpo
Tamanho do Corpo ABCDEFabcdef 6 8 10 12 16 26 ABCDEabcde 48 ABCabc 72 Exemplo de tamanhos de corpo
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Ligaturas
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Como escolher a fonte? A escolha da família tipográfica mais adequada deve levar em conta: A personalidade da fonte: A natureza da ideia; O perfil do produto; O público-alvo; A legibilidade.
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Composição tipográfica
Legibilidade: grau de distinção entre os caracteres; C - G | E - F | N - H | c - e | I - l - 1 | i - j | b - h | rn - m | Ti - T1 A legibilidade deve manter um equilíbrio entre: Necessidades expressivas Tamanho do texto Corpo de fonte Adequação à mídia
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Composição tipográfica
Repetição: cria um padrão de identidade visual com o leitor, estabelecendo uma hierarquia; Estuda que você passa
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Composição tipográfica
Alinhamento: possibilita uma coerência na narrativa da leitura, garantindo uma coexistência entre os elementos, além de permitir um alívio visual ao leitor.
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Áreas visíveis de bloco
Cuidado com texto em fundo preto, pois reduz as área visíveis de bloco, forçando a vista na leitura. Veja os quadros com atenção e teste para saber em qual dá mais trabalho para ler o texto e qual a leitura é mais agradável. Veja os quadros com atenção e teste para saber em qual dá mais trabalho para ler o texto e qual a leitura é mais agradável.
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Cuidados com a composição do texto
Linha de texto não deve possuir mais que 12 palavras O espaço entre palavras deve ser menor que a entrelinha Para linhas longas e corpos pequenos, aumente a entrelinha.
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PRINCIPAIS FAMÍLIAS TIPOGRÁFICAS
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ROMANA ANTIGA Com inspiração na escrita romana os franceses criaram em meados do século XVIII uma família de letras que é ótima para textos extensos por possuir um descanso visual decorrente do contraste entre hastes e serifas.
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ROMANA MODERNA É uma evolução do romano clássico com um contraste maior entre as hastes, as serifas triangulares foram substituídas por serifas retilíneas. Este tipo é meio delicado no momento da reprodução por causa das hastes muito finas. A Romana Moderna é um pouco mais leve e com maior legibilidade.
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EGÍPCIA Foi criada no período da Revolução Industrial (século XVIII). Sua principal característica é a regularidade das hastes e serifas quadradas. Seu uso é desaconselhável em textos longos, pois suas serifas deixam o texto pesado demais
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LAPIDÁRIA Inspirada nas inscrições fenícias que eram feitas usando-se bastões de argila, esta letra foi criada na Alemanha no século XIX. Esta família não possui variação entre suas hastes e seus arremates não formam serifas. É o tipo mais utilizado em textos publicitários e em embalagens.
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CURSIVA Neste grupo estão todos os tipos de letras que não se enquadram em nenhum dos parâmetros de classificação anteriores. Temos os caracteres góticos, as letras que imitam a escrita manual, e muitas outras letras que contenham sombras e ou ornamentos. Por serem mais decorativas estas letras têm a legibilidade comprometida.
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Decorativa ou Fantasia
São tipos ótimos, engraçados, diferentes, fáceis de usar. Ex.: Shabby Não é utilizada em textos longos e devem ser usados com parcimônia em títulos, a partir da adequação com o conteúdo.
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ELEMENTOS DA TIPOGRAFIA
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A palavra Tipografia foi composta com as fontes Bernhard Modern e Palatino, ambas com o mesmo corpo (72’).
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10 regras básicas
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Se a mancha for em duas colunas
* Se a mancha for em duas colunas. A largura da coluna determina a variação do número de caracteres
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Colunas A largura da coluna é determinada pelo corpo da fonte. Muller-Brockmann indica a escala de 8 a 12 pontos como apropriada para a composição do texto de livros, folhetos ou catálogos. Ele recomenda de 7 a 10 palavras por linha, em textos longos. Willi Kunz define o comprimento das linhas de texto em função do número de caracteres. Aponta para valores na ordem dos 40 a 60 caracteres por linha, para uma ótima legibilidade.
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Estilos tipográficos
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Tipografia Elemental Desenvolvida no fim da Primeira Guerra Mundial
Utiliza formas claras e reducionistas do construtivismo Busca a ordem Predominantemente San Serif Claridade e nada de ornamentação Representantes: Paul Renner, Ferdinand Kramer Ppica
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Art Decó Divulgada em 1925 em París
Utiliza linhas geométricas básicas com motivos florais Destaca o consumismo Principalmente uso publicitario Legibilidade en segundo plano Representantes: Cassandre, Morris Benton Ppica
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Cassandre ( ) O mestre do cartaz
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Morris Fuller Benton (1872–1948), considerado o “pai desconhecido” do design americano de tipos, desenvolveu tipos para a American Type Founders por 35 anos.
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Tradicional Surge depois dos anos 30, como retorno ao conservadorismo
Regresso aos valores clássicos e rejeição ao “degenerado” Retomada da legibilidade como elemento central Principal representante - Stanley Morrison Ppica
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Tradicional Surge depois dos anos 50 e dura até os anos 70
Influenciado por um contexto de comunicação global Integra a fotografia como parte de seu contexto Uso da internet San serif e assimetria como elementos Iniciadores - Armin Hoffman, Emil Ruder Ppica
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Pop Anos 60 Influenciado pela rebelião jovem e pela televisão
Apoio em mensagens visuais complexas Principais representantes: Andy Warhol, Roy Lichtenstein, Herb Lubalin Ppica
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Funcionalismo e new wave
Anos 70 Experimentação com elementos fotográficos e legibilidade Busca representar a expressividade da própria tipografia Tipografia como grafismo e não como elemento de leitura Principais representantes: Herb Lubalin, Aaron Burns, Wolfgang Weingart Ppica
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Autoedição Anos 80 Disseminação do computador
Ampla liberdade de manuseio de todos os elementos de formação e controle Principais representantes: Rudy Vanderlans, Zuzana Licko, Neville Brody Ppica
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Steve Jobs by Dylan Roscover/2009
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Dez/
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Capas - Esquire George Lois – capista entre 1962 e 1972.
As capas do cara revolucionaram a maneira de se fazer e se pensar uma capa – conceito A revista se transformou num veículo a frente de seu tempo e até os dias de hoje se posiciona na vanguarda editorial em todos os sentidos.
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Ago/ Set/2006
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Todo elemento visual tem significado.
Todo ordenamento visual tem significado. Todo significado presupõe uma ordem. Toda ordem está baseada em princípios visuais de integração e segregação Toda mensagem visual é constituida por dois níveis: forma e significado Ppica
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Para ler: BRINGHURST, Robert. Elementos do estilo tipográfico. São Paulo: Cosacnaify, 2005.
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