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PublicouMaria das Graças Camilo Barreto Alterado mais de 8 anos atrás
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Teoria e Desenvolvimento do Currículo “Avaliação de escolas em Portugal: que futuro?” Inês Coelho, Cláudia Sarrico, Maria João Rosa Docente: Preciosa Fernandes Discentes: Bárbara Carmo, Débora Carvalho, Fátima Machado, Sandra Rodrigues
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Autoras Inês Coelho Cláudia Sarrico Maria João Rosa
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O que é a qualidade educativa?
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“ A Qualidade tem a ver com a forma como o processo de ensino/aprendizagem, e tudo o que o suporta, se planeia, se desenvolve e melhora continuamente” Saraiva et al (2003, p.3)
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Avaliação das escolas Desenvolve-se a partir de uma análise e diagnósticos que impulsione níveis de exigências, assim como, boas práticas pedagógicas como a relação de ensino-aprendizagem que valorizem e incentivem o trabalho educativo.
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Avaliação Interna Avaliação Externa A avaliação estrutura-se com base na auto- avaliação, a realizar em cada escola ou agrupamento de escolas. Assenta na conformidade legislativa das atuações pedagógicas, bem como, na eficiência e eficácia das mesmas, desenvolvendo-se fora do âmbito do sistema educativo.
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Incentivos à avaliação Autonomia das organizações escolares Existência de alternativas Elevado grau de exigência
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Principais objetivos da avaliação: Organização do sistema educativo; Estrutura curricular; Formação dos docentes; Autonomia, administração e gestão das escolas; Incentivos e apoios diversificados às escolas; Regime de avaliação dos alunos.
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Decreto-lei n.º 31/2002 Artigo 15 “ Os resultados da avaliação devem permitir às escolas aperfeiçoar a sua organização e funcionamento, em especial, quanto: a) Ao projeto educativo da escola; b) Ao plano de desenvolvimento a médio e longo prazos c) Ao programa de atividades; d) À interação com a comunidade educativa; e) Aos programas de formação; f) À organização das atividades letivas; g) À gestão dos recursos.”
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Projetos de avaliação
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1992 Observatório da Qualidade da Escola 1999 Projeto Qualidade XXI 1999 Programa Avaliação Integrada das Escolas 2000 Projeto Melhorar a Qualidade 2000 Programa AVES 2004 Projeto Aferição da Efetividade da Auto- Avaliação das Escolas 2006 Programa de Avaliação Externa das Escolas
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1992 Observatório da Qualidade da Escola Abrangeu cerca de 1000 escolas Dirigido pelo GEP/Ministério da Educação Terminou em 1999
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1999 Projecto Qualidade XXI Abrangeu as escolas nacionais EB2, 3 Ciclos e Secundário Dirigido pelo IIE (Instituto de Inovação Educacional) Terminou em 2002
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1999 Programa Avaliação Integrada das Escolas Abrangeu 30% estabelecimentos do sistema escolar Dirigido pela Inspeção Geral da Educação (IGE) Terminou em 2002
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2000 Projecto melhorar a qualidade Abrangeu cerca de 50 escolas Dirgido pela Associação dos Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP) e QUAL, Formação e Serviços em Gestão da Qualidade Terminou em 2004
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2000 Programa AVES (Avaliação de EscolasSecundárias) Abrangeu 33 escolas Dirigido pela Fundação Manuel Leão
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2004 Projeto Aferição da Efetividade da Auto-Avaliação das Escolas Abrangeu cerca de 250 escolas Dirigido pela Inspeção Geral das Escolas (IGE) Terminou em 2006
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2006 Programa de Avaliação Externa das Escolas Abrangeu 102 escolas Dirigido pelo Ministério da Educação Várias reformulações até 2011 http://www.youtube.com/watch?feature=play er_embedded&v=NaKLr4KcvE0 http://www.youtube.com/watch?feature=play er_embedded&v=NaKLr4KcvE0
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2011 Programa de Avaliação Externa das Escolas (Renovação de 2006) Irá abranger cerca de 231 agrupamentos Dirigido pela Inspecção Geral da Educação
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Dinâmica ResultadosPrestação do serviço educativo Liderança e Gestão Qualidade do sucessoTrabalho cooperativo entre docentes Valorização das lideranças intermédias Formas de valorização dos sucessos dos alunos Eficácia das medidas de apoio educativo Motivação das pessoas e gestão de conflitos Cumprimento das regras e disciplina Adequação dos apoios aos alunos com necessidades educativas especiais Impacto da autoavaliação no planeamento, na organização e nas práticas profissionais Abandono e desistênciaGestão articulada do currículoPromoção do desenvolvimento profissional Qualidade do sucessoExigência e incentivo à melhoria de desempenhos Desenvolvimento de projectos, parcerias e soluções inovadoras
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Considerações finais Os projectos educativos permitem identificar problemas existentes e assim promover alterações que são necessárias para melhorar o funcionamento das escolas numa perspetiva reflexiva e de aperfeiçoamento contínuo. Assim torna-se fundamental o progressivo entendimento das escolas como organizações dotadas de significativas margens de autonomia, como espaços onde educadores, educandos e toda a comunidade educativa devem assumir uma postura criativa e interventora.
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