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Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing Literatura Básica: Marketing para o Séc. XXI – Philip Kotler – Ediouro Marketing Estratégico – Francisco Gracioso.

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1 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing Literatura Básica: Marketing para o Séc. XXI – Philip Kotler – Ediouro Marketing Estratégico – Francisco Gracioso - Atlas

2 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing Resumo Última Aula:

3 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing. Gestão Estratégica e Balanced Score Card - BSC. De 1990 a 2004. O mundo mudou;. As tecnologias invadiram o dia a dia;. O ciclo de vida dos produtos encurtou;. A velocidade dos acontecimentos triplicou.. De 2004 a 2012 essa situação só se aprofundou. Nesse contexto a Estratégia tornou-se imprescindível.

4 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing. Gestão Estratégica e Balanced Score Card – BSC 4 movimentos estratégicos. Movimento 1: Excelência Operacional. Movimento 2: Orientação ao Cliente. Movimento 3: Inovação. Movimento 4: Sustentabilidade

5 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing. Gestão Estratégica e Balanced Score Card - BSC 4 movimentos estratégicos. Durante a Intervenção Estratégica os ganhos são substanciais, após a estabilização são ganhos incrementais.. Os 4 movimentos podem ocorrer simultaneamente nas empresas, principalmente nas empresa que passaram muitos anos sem se movimentar.. Esses movimentos só ocorrem em mercados competitivos.

6 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing. Balanced Score Card - BSC. Eficiência Operacional x Estratégia Eficiência Operacional é facilmente equiparada.. Estratégia competitiva é ser diferente, escolher um conjunto diferente de atividades que gerem valor para o público-alvo.

7 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing. Balanced Score Card - BSC. Definição das 4 Perspectivas Financeira, Clientes, Aprendizado e Processos. Objetivos Estratégicos. Metas. Indicadores. Planos de Ação. Avaliação.

8 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing DÚVIDAS?

9 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing Pelo que foi visto até agora, qual é a matéria prima principal do marketing?

10 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing Pelo que foi visto até agora, qual é a matéria prima principal do marketing? É a informação.

11 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing. Classificação das Informações Dados Informação Conhecimento

12 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing SIM Sistema de Informação de Marketing

13 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing. Sistema de Informação de Marketing O principal diferencial das empresas, nos dias de hoje, é o seu conhecimento e seu capital intelectual. DadosInformaçãoCapital Intelectual Conhecimento

14 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing. Sistema de Informação de Marketing A Inteligência de Marketing é constituída por informações e conhecimento. As empresas devem coletar, processar e organizar essas informações, tranformando-as em conhecimento.

15 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing. Sistema de Informação de Marketing Assim, três perguntas se apresentam nesse sentido: 1.Que tipo de informações as empresas precisam para tomar melhores decisões de marketing? 2.Quais são as principais maneiras pelas quais as informações relevantes podem ser coletadas? 3.Quais sã as melhores maneiras de gerenciar as informações da empresa, para que as de alta qualidade fiquem fácil e rapidamente disponíveis aos tomadores de decisão?

16 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing. Tipos de Informações Úteis Macroambiente. Tendências Demográficas Previsibilidade. Faixa Etária, Taxa de Natalidade, Índices de casamento, Mortalidade. Brasil é um país que está envelhecendo. O que isso significa? Hábitos alimentares. Mudanças.

17 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing. Tipos de Informações Úteis Macroambiente. Tendências Econômicas É fundamental monitorar permanentemente os dados econômicos de forma a poder se antecipar a acontecimentos significativos. PIB Inflação Taxa Selic Índice de desemprego

18 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing. Tipos de Informações Úteis Macroambiente. Tendências de Estilo de Vida Conhecer e monitorar o estilo de vida do público alvo é, também de grande importância. Estudos realizados nos USA definiram 39 fatores que formam o estilo de vida, agrupados em 5 categorias básicas (PRIZM): 1) escolaridade e afluência, 2) ciclo de vida da família, 3) urbanização, 4) raça e etnia e 5) mobilidade social. O PRIZM é utilizado para responder às seguintes perguntas:

19 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing. Tipos de Informações Úteis Que agrupamentos reúnem nossos melhores clientes? Que mídia e apelo promocional atingem melhor nossos clientes potenciais?

20 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing. Tipos de Informações Úteis Macroambiente. Tendências de Estilo de Vida Dados demográficos: Sexo Masculino Idade entre 50 e 60 anos Classe A Nível Superior

21 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing. Tipos de Informações Úteis Macroambiente. Tendências de Estilo de Vida Dados demográficos Sexo Masculino Idade entre 50 e 60 anos Classe A Nível Superior

22 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing. Tipos de Informações Úteis Macroambiente. Tendências Tecnológicas Dois aspectos devem ser considerados: o primeiro considerando a tecnologia utilizada na produção de bens e serviços. Segundo quando a própria tecnologia é o próprio bem ou serviço. Em ambos os casos deve-se estar atento às inovações e mudanças e procurar atualizar-se permanentemente, chegando até mesmo à canibalização.

23 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing. Tipos de Informações Úteis Macroambiente. Tendências Políticas/ regulatórias Informações relativas à evolução política, alterações na legislação e regulamentações que venham a surgir também devem ser permanentemente monitoradas.

24 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing. Tipos de Informações Úteis Ambiente Interno. Consumidores são aqueles que compram produtos ou serviços para uso próprio ou para incorporar a outro produto. Não para revender. As informações necessárias estão contidas na teoria do sete O’s:

25 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing. Tipos de Informações Úteis Ambiente Interno - Teoria do Sete O’s: PerguntasO’sO’s Quem são os consumidores?Ocupantes De que necessitam e o que querem?Objetos Que objetivos procuram satisfazer?Objetivos Quem participa das decisões de compra? Organizações Como os consumidores tomam as decisões de compra? Operações Quando os consumidores parecem prontos para comprar? Ocasiões Onde os consumidores preferem comprar? Outlets

26 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing. Tipos de Informações Úteis Ambiente Interno. Colaboradores são todos aqueles atores do ambiente de tarefa que ajudam a empresa na execução de suas operações e na consecução de seus objetivos diante dos consumidores. São: Intermediários: distribuidores, concessionárias etc Fornecedores: buscar fornecedor que alinhem-se com a proposta da empresa; Agêncas de Marketing: consultorias, agências de publcidade, assessoria de imprensa etc.

27 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing. Tipos de Informações Úteis Ambiente Interno. Concorrentes. O que saber sobre os concorrentes? Objetivos, estratégias, pontos fortes, pontos fracos e padrões de resposta.

28 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing. Tipos de Informações Úteis Objetivos: O concorrente busca basicamente lucratividade/ Maior participação de mercado? Liderança tecnológica? Está interessado em dominar o mercado ou convive bem com os concorrentes? Estratégias: Como o concorrente procura vencer? Preços mais baixos? Melhor qualidade? Melhor serviço? Menores custos? As ações são voltadas apenas para curto prazo ou visam também o longo prazo? Pontos fortes e fracos: Quais são as forças e fraquezas dos concorrentes em relação a nós mesmos? Padrões de resposta: Como reagirá se abaixarmos ou aumentarmos nossos preços?

29 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing. Tipos de Informações Úteis Ambiente Interno. Observação: a observação atenta do ambiente interno da empresa já é, por si só, uma excelente fonte de informações.. Dados secundários: dados existentes dentro da empresa. Publicações do governo, jornais, IBOPE, IBGE, relatórios de vendas.. Dados Primários: pesquisas de mercado feitas no ambiente externo a partir de entrevistas com o público alvo.

30 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing. Tipos de Informações Úteis Sistema de Informação de Marketing - SIM. Todas essas informações compõe o SIM, que deve ser estruturado para: coletar, organizar, processar, distribuir e armazenar. O que é o SIM? Um complexo estruturado de pessoas, máquinas e procedimentos em interação, projetados para gerar um fluxo ordenado de informações pertinentes, coletadas tanto de fontes internas como externas da empresa, para uso como base para tomada de decisões em áreas específicas da administração de marketing. (Smith, Brien, Sttaford – Readings in Marketing Informations Systems)

31 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing

32 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing. Tipos de Informações Úteis Por que é necessária a manutenção do SIM? Fluxo contínuo de informações. Três tendências determinam essa necessidade de informações: 1.Mudança do marketing local para o marketing global: necessidade de informações de vários países, vários hábitos e várias culturas; 2.Transição de necessidades do consumidor para desejos do consumidor: maior número de informações para que se possa inferir a utilização da renda discricionária; 3.Transição da concorrência do preço para o não-preço: aumenta a necessidade de utilização de todas as ferramentas de marketing.


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