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BILINGUISMO E EDUCAÇÃO BILÍNGUE – DISCUTINDO CONCEITOS

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Apresentação em tema: "BILINGUISMO E EDUCAÇÃO BILÍNGUE – DISCUTINDO CONCEITOS"— Transcrição da apresentação:

1 BILINGUISMO E EDUCAÇÃO BILÍNGUE – DISCUTINDO CONCEITOS
Antonieta Heyden Megale ReVEL. V. 3, n. 5, agosto de 2005.

2 OBJETIVO Propor uma reflexão acerca do que é bilinguismo e do que é educação bilíngue no Brasil.

3 RELATOS Tudo hoje em dia é bilíngue. Não existe escola bilíngue no Brasil. Eu nunca colocaria um filho meu em uma escola bilíngue porque se um dia ele rir do meu inglês. Não admito...

4 RELATOS Escola bilíngue não existe, já li um trabalho que prova isso.
Não se pode ter grandes expectativas com uma criança que sai de uma escola bilíngue. (falando de competência linguística)

5 RELATOS - Escola bilíngue não existe. - Por que?
- Porque não funciona. Antonieta, pense bem se você quer trabalhar mesmo com escolas bilíngues.

6 RELATOS Por que você não faz sua pesquisa na escola pública. É mais real, né? Eu sou super a favor de aprender novas línguas, mas não em escolas bilíngues.

7 RELATOS Tem uma professora que estudou aqui no LAEL que trabalhava em uma escola bilíngue. Quando ela descobriu que isso não existia saiu da escola que trabalhava e agora ela dá aula de inglês de verdade.

8 BILINGUISMO

9 OXFORD (2000:117) “Ser capaz de falar duas línguas igualmente bem porque as utiliza desde muito jovem”

10 “O controle nativo de duas línguas”
BLOOMFIELD (1935) “O controle nativo de duas línguas”

11 MACNAMARA (1967) “Um indivíduo bilíngüe é alguém que possui competência mínima em uma das quatro habilidades lingüísticas em uma língua diferente de sua língua nativa”

12 TITONE (1972) “A capacidade individual de falar uma segunda língua obedecendo às estruturas desta língua e não parafraseando a primeira língua”

13 BARKER E PRYS (1998) - Fluência - Competência lingüística equivalente
Proficiência

14 PODEMOS CONSIDERAR O BILINGUISMO UM TERMO RELATIVO?
BARKER E PRYS (1998)

15 indivíduos com diferentes graus de proficiência
LI WEI (2000) indivíduos com diferentes graus de proficiência

16 MACKEY (2000) - Grau de proficiência - Função e uso das línguas - Alternância de códigos - Interferência

17 HARMERS E BLANC (2000) - Competência relativa - Organização cognitiva - Idade de aquisição - Presença ou não de indivíduos falantes da L2 no ambiente em questão - Status das duas línguas envolvidas - Identidade cultural

18 COMPETÊNCIA RELATIVA Bilinguismo balanceado Bilinguismo dominante

19 ORGANIZAÇÃO COGNITIVA
Bilinguismo composto Bilinguismo coordenado

20 IDADE DE AQUISIÇÃO Bilinguismo infantil: - simultâneo - consecutivo Bilinguismo adulto Bilinguismo adolescente

21 FALANTES DA L2 Bilinguismo endógeno Bilinguismo exógeno

22 STATUS Bilinguismo aditivo Bilinguismo subtrativo

23 IDENTIDADE CULTURAL Bilinguismo bicultural Bilinguismo monocultural
Bilinguismo acultural Bilinguismo descultural

24 EDUCAÇÃO BILÍNGUE Escolas no Reino Unido nas quais metade das matérias escolares é ensinada em inglês são denominadas escolas bilíngües. Escolas no Canadá em que todas as matérias são ensinadas em inglês para crianças franco-canadenses são denominadas bilíngües. Escolas na União Soviética em que todas as matérias exceto o Russo são ensinadas em inglês são escolas bilíngües, assim como escolas nas quais algumas matérias são ensinadas em georgiano e o restante em russo. Escolas nos Estados Unidos nas quais o inglês é ensinado como segunda língua são chamadas escolas bilíngües, assim como escolas paroquiais e até mesmo escolas étnicas de final de semana... [Conseqüentemente] o conceito de escola bilíngüe tem sido utilizado sem qualificação para cobrir tamanha variedade de usos de duas línguas na educação.(MACKEY, 1972, apud GROSJEAN, F. 1982:213).

25 FISHMAN E LOVAS (1970) 1. Intensidade: transicional mono-letrado parcial bi-letrado total biletrado 2. Objetivo: compensatório enriquecimento manutenção do grupo 3. Status

26 HARMERS E BLANC (2000) “Qualquer sistema de educação escolar no qual, em dado momento e período, simultânea ou consecutivamente, a instrução é planejada e ministrada em pelo menos duas línguas”

27 HARMERS E BLANC (2000) - A instrução é dada em ambas as línguas simultaneamente. - A instrução é dada primeiramente na L1 e os alunos aprendem a L2 até o momento em que estão aptos a utilizá-la para fins acadêmicos. - Grande parte da instrução é dada através da L2 e a L1 é introduzida num estágio posterior, primeiramente como matéria e depois como meio de instrução.

28 DOMÍNIOS a. Grupo Dominante: - programas de imersão - escolas internacionais multilíngues b. Grupo minoritário

29 IMERSÃO “Grupo de crianças falantes de uma certa L1 recebe toda ou parte da instrução escolar através de uma L2.”

30 HIPÓTESES - A L2 é aprendida de modo equivalente ao aprendizado da L1 - A língua é aprendida de modo mais eficaz em um contexto estimulante, que aprimore as funções da língua, expondo as crianças a formas naturais da mesma.

31 TIPOS DE IMERSÃO - Imersão Inicial Total - Imersão Inicial Parcial - Imersão Tardia


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