A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIJUI- UNIVERSIDADE DE NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIJUI- UNIVERSIDADE DE NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL"— Transcrição da apresentação:

1 UNIJUI- UNIVERSIDADE DE NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL
CUMPONENTE CURRICULAR-TEORIA POLÍTICA PROFESSOR-DEJALMA CREMONESE ALUNA- ADELVAZ COSTA DE MATOS SANTOS THOMAS HOBBES E O ABSOLUTISMO MARAGOGIPE 23 de Março 2008

2 DADOS PESSOAIS NOME Thomas Hobbes NASCIMENTO 05 de abril de 1588, uma sexta-feira santa. LOCAL DE NASCIMENTO Westport atual Malmesbury Inglaterra. NACIONALIDADE Inglês FILIAÇÃO Thomas Hobbes, mãe desconhecida. FALECIMENTO 04 de dezembro de 1679, em Hardwick, Inglaterra.

3 INFÂNCIA Marcada pelo medo da invasão da Inglaterra pelo espanhóis, Período do reinado da rainha Elizabete I (1558 à 1603). O pai, um clérigo anglicano, homem turbulento que desapareceu após uma briga na porta da sua própria igreja. Viveu a infância aos cuidados de um tio com seus dois irmãos.

4 Aos quatros anos foi colocado na escola da igreja de Westport.
Aos catorze anos traduziu Medeia de Eurípedes. Aos 15 anos, ingressou no Magdalen Hall da Universidade de Oxford. Dedicou a maior parte do tempo a ler livros de viagem e estudar cartas e mapas. Formou-se em 1608, em lógica escolástica e filosofia.

5 VIDA INTELECTUAL Escreveu várias obras entre as quais:
De Corpore Político (1640). Demonstrando que os fenômenos físicos são explicáveis em termos de movimento. E reduzia a filosofia ao estudo dos corpos em movimento.

6 De Homine, tratava especialmente do movimento envolvido.
No conhecimento e apetite do ser humano. De Cive, se referia a organização social e fazia referência a cidadania. Obra que trouxe impressa nos seus manuscritos trechos de o Leviatã.

7 O LEVIATÃ Leviatã siginificado. Leviatã mitológico
Vem do hebraico, e significa; Serpente tortuosa. É dado na demonologia como um dos quatros príncipes coroados do inferno. É o monstro marinho bíblico, de enormes proporções e rei de todas as criaturas do mar.

8 O Leviatã Leviatã no campo espiritual é chamado de o embusteiro pela facilidade com que triunfa em lances políticos, tratados comerciais e intrigas palacianas. O dicionário Judaico de Lendas e Tradições afirma que os olhos do leviatã iluminam o mar a noite e podem ser vistos a milhares de distância.

9 ABSOLUTISMO O poder do Estado, que pode decidir se um homem deve ou não viver e como deve viver independente do seu estado de natureza. Um estudo filosófico sobre o poder político que sucede a supremacia da Igreja medival. Somente as normas postas pelo Estado são jurídicas porque são as únicas que são respeitadas graças à coação do Estado.

10 Para Hobbes: O direito nada mais é do que o fruto da vontade e dos interesses racionais de quem detém o Poder, em face das necessidades do Estado de manter a paz e a estabilidade social. O direito é uma ideologia ou um mero elemento integrante da estrutura política do Estado. A partir do momento que se constitui o Estado, deixa, portanto, de ter valor o Direito Natural e o único Direito que vale é o civil ou do Estado.

11 No livro o Leviatã Hobbes expressa a preocupação com o ordenamento jurídico e institucional do Estado, no momento histórico que antecedeu a grande revolução burguesa que mais tarde consolidou o sistema capitalista. Segundo ele, não existe respeito espontâneo ao direito dos outros nem tão pouco justiça,tal situação leva a um estado permanente de guerra entre os homens.

12 ATUAIS LEVIATÃS Lideres político que usam poder do Estado para impor sua soberania através da barbárie institui um poder forte e absoluto capaz de induzir os homens pelo medo do castigo e da repressão

13 Hobbes diz: O soberano governa pelo temor que inflige a seus súditos. Porque sem medo ninguém abriria mão de toda a liberdade que tem naturalmente; se não temesse a morte violenta. Aquele que tentar depor seu soberano, for morto, ou por ele castigado devido a essa tentativa, será autor do seu próprio castigo.

14 O estado hobbesiano, estado da sociedade, partindo do pressuposto da fixação das condições para a existência de uma sociedade pacífica, assenta num contrato social que envolve a passagem para o soberano do direito de cada homem se governar a si mesmo de modo a instaurar um poder político forte capaz de manter a paz e salvaguardar o bem comum da comunidade.

15 Hobbes define o estado de natureza à:
Uma situação de guerra e anarquia, pois para ele os homens são todos iguais, porém dessa igualdade pode proceder a desconfiança onde cada um deles procuraria satisfazer suas necessidades e aspirações a partir de então os outros passam a ser considerados concorrentes que precisam ser eliminados

16 Para Hobbes a sociedade civil é fruto de um contrato social, mediante o qual homens livres e iguais, dotados da razão, renunciam a uma parcela de seus direitos naturais com o objetivo de serem livres uma vez por todas da guerra e de suas conseqüências nefastas para a sociedade.

17 Segundo sua concepção, o homem é um animal social por natureza que, enquanto individuo dotado de emoções e desejos, só é capaz de viver em sociedade se abdicar de sua liberdade e parcela de poder em favor do titular da Soberania: O Estado Absoluto.

18 Hobbes identifica a ausência do Estado de Natureza com a sociabilidade humana alicerçada na descontinuidade das ações políticas e na independência das vontades individuais e por via de conseqüência, de uma ordem política e social interna inconteste.

19 FORMAS DE GOVERNO Para Hobbes a monarquia é a melhor forma para se governar um Estado Soberano. pois a autoridade absoluta do rei é a única forma de exercer um poder soberano, já que este é uno e indivisível. A oligarquia seria possível, mas poderia acarretar a descontinuidade do exercício do poder soberano. A Democracia seria inviável, porque fatalmente iria acarretar a dissolução do poder soberano.

20 O absolutismo deu lugar ao que seria concebido posteriormente como um Estado de Direito, onde, se inicialmente este tinha uma presença em funções essenciais e abrangentes, que hoje caminha para uma redução estratégica de suas áreas de atuação.

21 REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA
A EVOLUÇÃO DAS GARANTIAS DELETRASUOL.COM.BR RENATO JANINE RIBEIRO –O MEDO E A ESPERANÇA


Carregar ppt "UNIJUI- UNIVERSIDADE DE NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google