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Projetos.

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Apresentação em tema: "Projetos."— Transcrição da apresentação:

1 Projetos

2 SELEÇÃO DE PRODUTOS Consumidores Concorrentes Fornecedores e sociedade
Flexibilidade e capacidade de produção, estrutura de custos, controle de qualidade, situação de estoque Diretrizes da empresa, linha de produção, habilidade dos operários, fundos disponíveis, capacidade do processo, habilidade diferenciada Ambiente de mercado Economia da Produção Recursos e tecnologia Decisões sobre produto e processo A B C

3 PRINCÍPIOS GERAIS DE PROJETO
Projeto de produto Projeto de processo Geração e filtragem de idéias Projeto da Rede Projeto inicial do produto Arranjo físico e fluxo Testes do protótipo Tecnologia de processo Projeto do trabalho Projeto Final

4 CICLO DE VIDA DE UM PRODUTO
PROJETO DO PRODUTO CICLO DE VIDA DE UM PRODUTO Crescimento TEMPO Introdução Maturidade Declínio Saturação DEMANDA

5 CICLO DE VIDA DE UM PRODUTO

6 Introdução: o produto começa a ser fabricado e colocado no mercado, pois a demanda não é alta porque o mercado não está familiarizado com o produto e muitos consumidores aguardam a queda de preço e/ou aperfeiçoamentos do produto.

7 Crescimento: o produto começa a se tornar competitivo e a publicidade ajuda o mercado a conhecê-lo melhor. Maturidade: o produto está bem integrado no mercado e as vendas começam a se estabilizar.

8 Declínio: o produto começa a perder espaço para outros produtos
Declínio: o produto começa a perder espaço para outros produtos. É hora de tirá-lo do mercado, substituí-lo ou modificar radicalmente o projeto

9 Saturação: após a estabilização das vendas, começa um eventual declínio, daqui por diante, tendem a diminuir as mudanças no projeto e as estratégias centram-se em preços competitivos.

10 ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO
PROJETO DO PRODUTO ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DO PRODUTO O que é projetado em um produto ou serviço? Um conceito, um pacote e o processo Geração e filtragem de idéias Análise Econômica Projeto inicial do produto Testes do protótipo Projeto Final

11 GERAÇÃO E FILTRAGEM DE IDÉIAS
CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DE IDÉIAS: Mercado (necessidades dos consumidores) Tecnologia existente e seus desenvolvimentos Possibilidade e facilidade de desenvolvimento do produto Aceitação e possível sucesso no mercado Grau financeiro de sucesso esperado Viabilidade Aceitabilidade Vulnerabilidade QUAL É A TAXA DE MORTALIDADE DE NOVAS IDÉIAS SOBRE PRODUTOS?

12 PROJETO INICIAL DO PRODUTO
O PROJETO PRELIMINAR DEVE RESULTAR NUM PRODUTO QUE SEJA COMPETITIVO NO MERCADO E POSSÍVEL DE SER FABRICADO O QUE DEVE SER CONSIDERA NO PROJETO INICIAL: Detalhes funcionais do produto Necessidades técnicas Considerações de ordem econômica

13 ANÁLISE ECONÔMICA DEVE-SE OBTER UMA ESTIMATIVA DA DEMANDA E DO SEU CRESCIMENTO POTENCIAL O QUE DEVE SER CONSIDERA NA ANÁLISE ECONÔMICA: Estimativas de custos fixos e variáveis Cálculo do ponto de equilíbrio (em quanto tempo a empresa atingirá o ponto de equilíbrio) Em quanto tempo os custos e investimentos vão se pagar ESSAS INFORMAÇÕES PERMITIRÃO A DECISÃO DE CONTINUIDADE OU NÃO DO PROJETO DO PONTO DE VISTA ECONÔMICO

14 TESTES DO PROTÓTIPO O protótipo serve para testar o produto sob condições reais de operação, levando em conta o desempenho técnico e de mercado (aceitação do produto pelo consumidor). Nesta etapa resolve-se os problemas que podem acontecer e ser resolvidos antes da produção em escala. Pode-se também testar a interação entre o produto e o processo, o que pode ocasionar a construção de verdadeiras fábricas piloto.

15 PROJETO FINAL Nesta fase são elaborados os desenhos e especificações finais detalhadas do produto, incorporando-se as eventuais mudanças devidas aos testes com protótipos. O produto está pronto para o início da produção em escala comercial.

16 ADAPTAÇÃO DO PRODUTO AO PROCESSO
Sistemas de produção: produção contínua, intermitente e para grandes projetos Sistema de Produção Cruzada Schroeder

17 TIPOS DE PROCESSO DECRESCENTE CRESCENTE VARIEDADE VOLUME EM MANUFATURA
PROCESSOS DE PROJETO PROCESSOS DE JOBBING (Baixo volume e alta variedade) PROCESSOS DE LOTES OU BATELADAS PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM MASSA PROCESSOS DE CONTÍNUOS CRESCENTE VOLUME DECRESCENTE VARIEDADE EM SERVIÇO SERVIÇOS PROFISSIONAIS LOJA DE SERVIÇOS SERVIÇOS DE MASSA

18 PROJETO DE SERVIÇOS Ações para nortear o estudo de um serviço a ser implantado ou melhorado: Identificar os processos Identificar os pontos de falha real e potencial Estabelecer tempos de execução Analisar tempos de execução Analisar a rentabilidade/produtividade

19 Atividade em sala 1º Faça uma análise do ciclo de vida de um produto, preferencialmente um produzido pela empresa que você trabalha. 2º Quais são as implicações do ciclo de vida do produto para a área de Produção e Operações? 3º Apresente um fluxograma da fabricação deste – produto. 4º Defina o tipo de produção (Empurrada x Puxada)

20 FLUXOGRAMA Ferramentas para priorizar, definir ordem de importância, mapear processos...

21 MAPEAMENTO DE PROCESSOS
Fundamental para identificação dos processos essenciais e para análise sistêmica das organizações. Análise Fluxo: volume/unidade de tempo; Seqüência das atividades; Esperas e duração do ciclo; Dados e informações; Pessoas envolvidas; Relações e dependências

22 remetido ao escritório central
Fluxograma de um pedido de compra de peça de reposição SÍMBOLOS Inicio Pedido de compra preenchido em 3 vias pelo supervisor O fluxograma utiliza um conjunto de símbolos que representam as fases dos processos, ou as pessoas ou setores envolvidos. Por uma questão de simplificação, só representaremos os quatros mais utilizados, sendo eles: Retângulo - OPERAÇÃO: representação de uma fase ou etapa do processo que registra tanto a etapa quanto o responsável pela sua execução. Losango - DECISÃO: Representa o ponto onde uma decisão tem que ser tomada. Registra-se a decisão na forma de pergunta e que a resposta seja Sim ou Não. Linha dirigida - SENTIDO DO FLUXO: Representa o sentido e a ordem entre as fases do processo. Oblongo - LIMITES: Representa o início e o final do processo. Pedido de compra entregue ao comprador Pedido examinado e aprovado Não Sim Pedido de compra remetido ao escritório central Fim

23 Fluxograma de Resolução de Problemas na Empresa
A COISA FUNCIONA? NÃO SIM NÃO MEXA VOCÊ MEXEU NELA? SIM VOCÊ É MESMO UM IDIOTA! NÃO ALGUÉM SABE? VAI ESTOURAR NA SUA MÃO? VOCÊ ESTA FERRADO SIM SIM VOCÊ PODE CULPAR OUTRA PESSOA? NÃO NÃO NÃO ESCONDA FINJA QUE NÃO VIU SIM ENTÃO, NÃO HÁ PROBLEMA!

24 Produção Empurrada x Puxada
É chamada de Produção Empurrada o sistema em que a primeira operação do processo recebe uma ordem de produção, geralmente extraída de um sistema, e executa sua operação produzindo um lote padrão de produtos que é"empurrado" para a operação seguinte do processo de produção. Não existe uma ligação direta entre o que é produzido e a real demanda do cliente. PRODUÇÃO PUXADA É chamada de Produção Puxada o sistema em que a última operação do processo enxerga a quantidade de produtos realmente faturados do estoque para o cliente, e produz para repor este consumo do estoque "puxando" a quantidade de peças do estoque da operação anterior. Existe uma ligação direta entre o consumo real do cliente e a quantidade produzida.


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