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Utilizando o QFD para promover o BA
Valdinei Santana
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O conceito de “BA”
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Alinhamento Estratégico
potencial de impacto da TI nos negócios Estratégia de Negócios Para onde os negócios estão indo e porque Decisões de Negócios Direção e Objetivos Mudanças Suporta Negócios Direção para Negócios Estratégia de SI O que é necessário Baseada nos Negócios Orientação para Demanda Aplicação Focada Infra-estrutura & Serviços Necessidade & Prioridades Estratégia de TI Como isso pode ser entregue Orientada para o Suprimento Focada na Tecnologia
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Ênfase nas Fases Iniciais TEMPO DE DESENVOLVIMENTO
Definição do Produto Projeto Reprojeto Sistema Tradicional Ênfase nas Fases Iniciais TEMPO DE DESENVOLVIMENTO No processo tradicional, relativamente pouco tempo é gasto na definição do produto. Um tempo relativamente longo é gasto no projeto do produto e um tempo surpreedentemente longo é gasto em reprojeto. O final do reprojeto muitas vezes é o que limita o início da produção. A chave para redução do tempo total do ciclo de desenvolvimento, é uma definição mais completa e detalhada do produto e melhor documentação do processo de projeto. Isto melhora a eficiência do projeto inicial e drasticamente reduz a necessidade de reprojeto.
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CONCENTRAÇÃO DE ESFORÇOS NO DESENVOLVIMENTO
Ênfase nas Fases Iniciais % de Esforço Modelo Tradicional CONCENTRAÇÃO DE ESFORÇOS NO DESENVOLVIMENTO Esta figura procura mostrar a diferença de concentração de esforços do modelo tradicional de desenvolvimento de produtos, em relação ao modelo no qual a ênfase é dada nos estágios iniciais do projeto. No modelo tradicional o esforço inicial é muito pequeno, com apebas algumas pessoas envolvidas. A medida que o processo se desenvolve e atinge a fase de detalhamento do projeto, o esforço aumenta através da concentração de recursos. Esta concentração é crescente durante a fase de produção e no pós-venda, para a resolução dos problemas gerados. Quando é dada grande ênfase nos estágios iniciais, com concentração de recursos nas fases de especificação e concepção, o eforço tende a reduzir ao longo do desenvolvimento e principalmente nas etapas de produção e pós-venda, pela baixa quantidade de problemas gerados. A concentração de recursos logo no início do desenvolvimento é dificultada pela baixa visibilidade dos resultados gerados, que se tem nestas fases iniciais. Especificação Concepção Projeto Produção Resolução de Problemas
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Nr. De Alterações no Projeto
Alterações de Projeto Ciclo Típico Sem QFD Ciclo Típico Com QFD Nr. De Alterações no Projeto Lançamento do Produto Meses 1 - 3 + 3
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Benchmarking Competitivo
Bom Excesso? Melhor do que Adequado Desempenho em relação ao concorrente O mesmo Melhoramento Ação Urgente Pior do que Ruim Alta Baixa Menos importante Qualificador Ganhador de Pedidos Importância para os clientes
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Priorização em Projetos
Decisões Gerenciais Metodologia FCS do Negócio Prioridade, Vendas, Benchmarking, Metas Definição de Consultas do Sistema de Informações Gerenciais Forte Média Fraca Priorização
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Características da Qualidade CONSTRUINDO A MATRIZ DO QFD
Matriz da Qualidade Características da Qualidade Qualidade Planejada Grau de Importância Nossa Empresa Hoje Concorrente 1 Concorrente 2 Plano Taxa de Melhoria Aspecto de Venda Peso Absoluto Peso Relativo K B C D E F G H I J A L CONSTRUINDO A MATRIZ DO QFD A - Requisitos do Cliente: - Lista o que os clientes esperam do produto ou serviço B - Grau de Importância: - Gradua os requisitos do cliente em uma escala de 1 a 5, sendo o 5 o mais importante. C - Empresa Agora: - Avalia onde nós estamos agora na opinião dos clientes, em uma escala de 1 a 5, sendo o 5 a melhor posição. D - Concorrente 1: - Avalia onde qual a posição do competidor 1 na opinião dos clientes, em uma escala de 1 a 5, sendo o 5 a melhor posição. E - Concorrente 2: - Avalia onde qual a posição do competidor 2 na opinião dos clientes, em uma escala de 1 a 5, sendo o 5 a melhor posição. F - Plano: - Define onde nós planejamos estar em um futuro próximo. G - Taxa de Melhoria: - Razão entre o plano (F) e a empresa agora (C). H - Aspecto de Venda: - Caso o atendimento deste requisito dos clientes afetar fortemente as vendas, assume o valor 1,5. Se as vendas forem afetadas moderadamente, assume o valor 1,2. Se não afetar as vendas, assume o valor 1,0. I - Peso Absoluto: - Produto do grau de importância (B), pela taxa de melhoria (G) e pelo aspecto de venda (H). J - Peso Relativo: - Conversão do peso absoluto (I) para um percentual da soma dos pesos absolutos. K - Características da Qualidade: - Lista das características técnicas do produto ou serviço, que afetam os requisitos do cliente. L - Correlações: - Mostra a correlação entre os requisitos dos clientes e as características da qualidade. A correlação pode ser forte (9 pontos), alguma (3 pontos), fraca (1 ponto), nenhuma (0). Indica também o prodduto do peso relativo pelo impacto da correlação. Requisitos do Cliente Total % Empresa Agora Competidor 1 Competidor 2 Plano M Total N Relações : Qualidade Projetada 1,5 = Aspecto de Venda 1,2 = Possivel Aspecto de Venda 1,0 = Não Aspecto de Venda O (9) = Forte (3) = Alguma (1) = Possível P Q R
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QFD - Quality Function Deployment
Plano de Ação Como O que Plano de Ação Como Relação Oque-Como O que Plano de Ação Forte Como Fraca Alguma O que Como Plano de Ação 5W/1H What? Why? Who? When? Where? How? O que? Por que? Quem? Quando? Onde? Como? O que
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