Cleviton Monteiro (cleviton@gmail.com) Concepção de soluções Cleviton Monteiro (cleviton@gmail.com)

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1 Cleviton Monteiro (cleviton@gmail.com)
Concepção de soluções Cleviton Monteiro

2 Roteiro Noções de marketing Proposta de valor

3 Quem já desenvolveu uma solução em software completa?

4 Quem já possui ou pretende montar uma empresa?

5 X Todo mundo tem ideias Quais necessidades elas atendem?
Quais problemas elas resolvem? Se houvesse um concurso das piores ideias, estas seriam as campeãs... X Inventor Empreendedor

6 5º lugar Modelo verão de 32

7 Roupa de baixo Antiflatulencia Evita brigas do casal!
4º Lugar Roupa de baixo Antiflatulencia Evita brigas do casal!

8 3º Lugar: Empate técnico
Lenço mobile Papel higiênico Sudoku

9 2º Lugar Soneca no metrô É o fim da pescaria!

10 Grande vencedor! Protegendo a banana

11 Formato anatômico e com entrada de ar!

12 Serve para comida chinesa e japonesa
Premio participação Serve para comida chinesa e japonesa

13 Mas… Existem boas ideias!

14 300 mil vendas no dia do lançamento
500 mil na primeira semana 1 milhão em 28 dias 3 milhões em 80 dias Além de (em 28 dias): 12 milhões de apps 1.5 milhões de ebooks

15 Como ideias devem ser? Resolver problemas Diferencial Eficiência
Eficácia Diferencial

16 Como obter boas ideias? Brainstorm (toró de palpite)
Planejado (em cima de necessidades/oportunidades) Defina um tema previamente Estude sobre o tema Problemas Soluções atuais Temas associados Juntos: proponham ideias e anotem todas elas Não critiquem ideias Escolha as melhores ideias ao final Prepare uma lista de ações pós-reunião Analise em mais detalhes as “melhores ideias”

17 Como obter boas ideias? TRIZ (Teoria Rechenia Izobretatelskih Zadatchi) Criado por Altshuller Investigou cerca de 200 mil patentes; Seus seguidores chegaram a perto de 3 milhões; Contradições possuem princípios que podem ajudar a resolvê-las Metodologia sistemática, orientada ao ser humano, para a solução inventiva de problemas Problemas são contradições Ex: Para escapar da atração da terra um foguete tem que ter muito combustível para queimar, mas não pode ter muito combustível, pois fica pesado demais e não escapa. Solução: descarte os tanques assim que ficarem vazios. (princípio inventivo 34 – descarte ou recupere) Mais detalhes: Livro “Inovatrix - Inovação para não gênios” e no wikipedia.

18 Minha ideia tem que ser pioneira?

19 Pode trazer grande vantagem!

20 ... Mas, o que dizer sobre: Google Android (market) Facebook

21 Diferencial Má notícia
Alguém já faz o que você quer fazer, ou já resolve o problema de outra maneira Diretamente: produto/serviço semelhante Indiretamente: produto/serviço substitutos

22 Diferencial Boa notícia
Você pode melhorar a forma de resolver um problema Menor barreira de adoção Mercado já existente

23 Diferencial Qual o diferencial da sua ideia? Preço
Retorno para o cliente “Qualidade” Serviço associado Fornecedores Facilidade de uso Localização ...

24 Resumindo... Por que seu cliente vai comprar sua solução?
Por que um investidor deve colocar dinheiro? Qual o seu diferencial?

25 Um pouco de mArketing

26 Fazem parte da constituição humana. São estados de carência percebida!
Necessidades? Fazem parte da constituição humana. São estados de carência percebida!

27 Hierarquia de Maslow Fonte: Wikipedia

28 Desejo? Necessidades humanas moldadas pela cultura e características individuais São ‘objetos’ que satisfazem as necessidades

29 Necessidade -> Desejo
Escrita Locomoção Comunicação

30 Como construir um negócio?
1. Identificar problemas/necessidades 2. Construir um produto/serviço que satisfaz a necessidade 3. Despertar desejo pelo produto/serviço

31 1. Onde estão as necessidades?
Nas pessoas e empresas lá fora! (não vale “eu acho”)

32 Necessidade e oportunidade andam juntas!

33 2. Como construir o produto/serviço?

34 2. Como construir o produto/serviço?
Contato constante com o mercado/clientes

35 2. Como construir o produto/serviço?
Criação de muitas ideias

36 2. Como construir o produto/serviço?
Criação de muitas ideias Seleção de opções viáveis

37 2. Como construir o produto/serviço?
Criação de muitas ideias Maturação Seleção de opções viáveis Seleção de opções viáveis

38 2. Como construir o produto/serviço?
Criação de muitas ideias Maturação Conceito(s) Seleção das melhores opções viáveis Seleção das melhores opções viáveis

39 3. Como despertar desejo? Alguns são fáceis...

40 3. Como despertar desejo? Outros nem tanto...

41 Criação de muitas ideias
3. Como despertar desejo? Teste de mercado MVP Testes de conceito Conceito Criação de muitas ideias Maturação Conceito(s) Conceito Seleção de opções viáveis Seleção de opções viáveis

42 3. Como despertar desejo? Custo Valor Percebido Preço Concorrência

43 3. Como despertar desejo? Custo Desejo que pode ser comprado!
Valor Percebido Preço Demanda Tamanho do mercado Concorrência Viabilidade do negócio

44 Resumindo... Ideia Mercado Necessidades Desejos Produto

45 Resumindo... Ideia Mercado Necessidades Desejos Produto

46 Resumindo... Ideia Mercado Necessidades Desejos Produto

47 Resumindo... Ideia Mercado Necessidades Desejos Produto

48 Resumindo... Ideia Mercado Necessidades Desejos Demanda Produto

49 Ideia Mercado Necessidades Marketing! Desejos Demanda Produto

50 Marketing O marketing é o processo que busca identificar, quantificar e satisfazer as necessidades e desejos dos clientes, através de produtos e serviços, atendendo a uma demanda e gerando riqueza para a empresa (Kotler)

51 Plano de Marketing Analise de situação Estratégias de marketing
Vendas, custos, mercado, concorrentes, SWOT Estratégias de marketing Objetivos, necessidades que o produto/serviço deve satisfazer, posicionamento, plano de ação Projeções financeiras Projeções de vendas, custos (em particular do marketing), ponto de equilíbrio Controle Monitoramento, metas, orçamento

52 Marketing Vimos o início de tudo Visão clássica do marketing
Identificação de problemas/necessidades/oportunidades Geração de ideias Visão clássica do marketing Novas abordagens para empresas nascentes Próxima aula (Lean Canvas)

53 Proposta de valor

54 Proposta de valor Qual problema seu projeto (sua startup) vai resolver? Qual o valor entregue ao cliente? Exemplos: “Aplicativo que chama o taxi mais próximo” “Be less Busy All your communication in one place, integrating with the tools and services you use every day.” “Milhares de músicas no seu bolso”

55 Proposta de valor Qual problema seu projeto (sua startup) vai resolver? Qual o valor entregue ao cliente? Exemplos: “Aplicativo que chama o taxi mais próximo” (99taxis) “Be less Busy All your communication in one place, integrating with the tools and services you use every day.” (Slack) “Milhares de músicas no seu bolso” (iPod)

56 Design thinking “Processo de design envolve uma série de ações integradas para que seja elaborado um artefato, seja um produto ou serviço.” (André Neves)

57 Design Thinking Process
Fonte: Design Thinking Canvas (white paper)

58 Design Thinking Observação Concepção Configuração Publicação

59 Design Thinking Canvas

60 Por onde começar?

61 Observar – Cenário (problema: chamar um taxi)
Quem (perfil) Quando (tempo) Adulto com 40 anos Jovem com 20 anos Quando vai/volta ao/do trabalho Quando quer voltar da balada Onde (espaço) Porque (razões) Em casa/Trabalho Na rua Não sabe dirigir, não tem carro, está atrasado e não pode esperar ônibus, conforto. Ingeriu álcool, não tem ônibus de madrugada, não tem carona

62 Observar – Personas (problema: chamar um taxi)
Persona (perfil) Atividade (O que) Adulto com 40 anos, curso superior, classe média, não possui carro Jovem com 20 anos, universitário, estagiário Trabalha em um escritório em horário comercial Estuda, trabalha e frequenta festas sexta e sábado à noite Atividades (características) Atividade (dores) Tem horário rígido, Precisa pegar taxi na ida e volta do trabalho Tem horário rígido na aula, flexível no estágio e dinâmico na volta de festas O serviço de taxi demora a ter disponibilidade. Esperar na rua é incerto, ... Está cansado para esperar um taxi, os taxis em frente à festa não têm maquineta de cartão, ...

63 Observar - Oportunidades
Problema Oportunidade Frequentemente chega atrasado no trabalho. Medo de ser assaltado de madrugada. Chamar um taxi em horários pré-programados Aceitar cartão Problema Oportunidade ... ...

64 Observar - Concorrentes
Ligue Taxi, ônibus, pontos de taxi, pega na rua, outro app, carona Taxis parados na porta da festa, caronas, “Ligue Taxi”, outro app

65 Bom estudo! Bom trabalho!
“Um desafio é a maneira apropriada de ver um inconveniente, e inconveniente é a maneira errada de ver um desafio.” Provérbio Budista

66 Referências Keller Kevin Lane; Kotler, Philip (2012) Administração em Marketing, 14ª Edição, Pearson. (Capitulo 2) André Neves; Design Thinking Canvas, conteúdo livre e disponível em

67 Classificando a sua ideia
Grau de dependência Need to have Must have Nice to have Mercado-alvo B2C (business to consumer) B2B (business to business)


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