A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

II Encontro Internacional de Estudantes  de Educação Física

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "II Encontro Internacional de Estudantes  de Educação Física"— Transcrição da apresentação:

1 II Encontro Internacional de Estudantes  de Educação Física
14 a 18 de janeiro de Foz do Iguaçu - PR - Brasil A preparação do acadêmico de Educação Física visando a participação em equipes multidisciplinares na área da saúde Prof.Dr. José Marques Novo Jr. CREF-MG 5720-G REPRESENTANTE CONFEF-CT3-CNRMS Depto.Educação Física e Motricidade Humana Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Universidade Federal de São Carlos

2 APRESENTAÇÃO Caminhada Orientada PESQUISA EXTENSÃO GRADUAÇÃO Física &
Câmara Técnica 3 – Atenção Básica, Saúde da Família e Comunidades, Saúde Coletiva GRADUAÇÃO Física & Educação Física DOUTORADO & Pós-Doutorado Engenharia Biomédica MESTRADO Bioengenharia Caminhada Orientada Inovação, empreendedorismo e desenvolvimento de produtos Avaliação Muscular Quantitativa Avaliação do Desempenho de Atletas com Deficiência PESQUISA EXTENSÃO

3 A preparação do acadêmico de Educação Física
PROGRAMA DE CAMINHADA ORIENTADA A preparação do acadêmico de Educação Física

4 1. Conquistas e Responsabilidades!
Regulamentação da Profissão de Educação Física e criação do CONFEF/CREF’s

5 Profissionais da Saúde
Conquistas e Responsabilidades! Resolução CNS 218/1997 Profissionais da Saúde

6 Conquistas e Responsabilidades!

7 Conquistas e Responsabilidades!

8 Conquistas e Responsabilidades!

9 Conquistas e Responsabilidades!

10 Conquistas e Responsabilidades!

11 Conquistas e Responsabilidades!

12 Conquistas e Responsabilidades!

13 INFORME-SE, SEMPRE! Estratégia Global para Alimentação Saudável, Atividade Física e Saúde - OMS

14 INFORME-SE, SEMPRE! Estratégia Global para Alimentação Saudável, Atividade Física e Saúde - OMS

15 INFORME-SE, SEMPRE!

16 INFORME-SE, SEMPRE!

17 INFORME-SE, SEMPRE!

18 Em 278 páginas, encontramos as seguintes ocorrências:
INFORME-SE, SEMPRE! “coach” - 1 “physical education teacher” – 5 “dance” - 14 “teachers” – 21 “sedentary” - 116 “leisure” - 163 “physical education” – 172 “sport(s)” - 398 “exercise” – 1071 “physical activity” – 2127 Em 278 páginas, encontramos as seguintes ocorrências:

19 INFORME-SE, SEMPRE! 13 definições 43 definições

20 Conselho Federal de Educação Física
INFORME-SE, SEMPRE! Conselho Federal de Educação Física Conselhos Regionais

21 Ministério da Saúde INFORME-SE, SEMPRE!

22 Ministério da Saúde INFORME-SE, SEMPRE!

23 RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL
INFORME-SE, SEMPRE! Ministério da Cultura RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL

24 Portaria No. 2.488: ampliação dos NASF’s:
INFORME-SE, SEMPRE! Portaria No : ampliação dos NASF’s: de 870 podendo chegar a 4.524

25 Ministério da Saúde INFORME-SE, SEMPRE!

26 Ministério da Saúde INFORME-SE, SEMPRE!

27 DAS CONQUISTAS e RESPONSABILIDADES (ações)
AO PERFIL (formação) FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ATUAR NA ÁREA DA SAÚDE

28 Disciplinas específicas
2. APRENDA A APRENDER! Disciplinas específicas Qualidade de vida; Aspectos epidemiológicos; Fisiopatologia; Avaliação física; Prescrição de exercícios físicos; Projetos sociais; etc... OUTRAS MATÉRIAS ? Quais?

29 Sistema Educacional Mas como romper essa parede? ENSINO EXTENSÃO
APRENDA A APRENDER! Sistema Educacional Disciplinas (conhecimento inicial) Graduação (local/regional) ENSINO Estágios (Problem Based Learning) EXTENSÃO PESQUISA aplicação do conhecimento Formação continuada geração de novos conhecimentos Especialização, Residência, Mestrado, Doutorado, Mestrado profissional Pós-graduação mercado de trabalho Mas como romper essa parede?

30 Em nosso sistema educacional tradicional...
APRENDA A APRENDER! Em nosso sistema educacional tradicional... Especialistas do passado... Lidamos com conhecimentos dominados... É assim que a Ciência caminha...só que... Ações empreendedoras! Futuro: especialista do que não existe... Soluções do passado não interessam... Você tem que inovar para encontrar o seu espaço no mercado!

31 As 3 fases da aquisição do conhecimento
APRENDA A APRENDER! As 3 fases da aquisição do conhecimento COMPARTILHAMENTO aplicação Conhecimento adquirido aprendizado Dedicação, tempo e esforço COMPARTILHE CONHECIMENTO, SEMPRE!

32 CONSENSOS MÉDICOS e diretrizes
(Soc. Brasileira de Diabetes) (Soc. Brasileira de Cardiologia) APRENDA A APRENDER!

33 CONSENSOS MÉDICOS e diretrizes
(Soc. Brasileira de Medicina do Exercício do Esporte) APRENDA A APRENDER!

34 CONSENSOS MÉDICOS e diretrizes
(Soc. Brasileira de Medicina do Exercício do Esporte) APRENDA A APRENDER!

35 CONSENSOS MÉDICOS e diretrizes
(American College of Sports Medicine) APRENDA A APRENDER!

36 CONSENSOS MÉDICOS e diretrizes
(American College of Sports Medicine) APRENDA A APRENDER!

37 3. E O QUE MAIS? Valores Eficiência X Eficácia Avaliação Objetivos
equipe multiprofissional de saúde Valores Eficiência X Eficácia Avaliação Objetivos O indivíduo

38 Eqüidade VALORES norteadores
E o que mais? VALORES norteadores para as ações de uma equipe multiprofissional Eqüidade Lutar por igualdade e justiça mediante a eliminação das diferenças desnecessárias e evitáveis

39 Excelência VALORES norteadores
E o que mais? VALORES norteadores para as ações de uma equipe multiprofissional Eqüidade Excelência Chegar ao mais alto padrão de qualidade naquilo que fazemos

40 E o que mais? VALORES norteadores para as ações de uma equipe multiprofissional Promover os interesses e responsabilidades comuns e os esforços coletivos para alcançar as metas comuns Eqüidade Excelência Solidariedade

41 Respeito VALORES norteadores
E o que mais? VALORES norteadores para as ações de uma equipe multiprofissional Eqüidade Acolher a dignidade e a diversidade de indivíduos, grupos e necessidades Excelência Solidariedade Respeito

42 Integridade VALORES norteadores
E o que mais? VALORES norteadores para as ações de uma equipe multiprofissional Eqüidade Garantir um desempenho compartilhado, ético e confiável Excelência Solidariedade Respeito Integridade

43 Alcance de objetivos INDIVIDUAIS Alcance de objetivos ORGANIZACIONAIS
Participação da pessoa na equipe multiprofissional em saúde E o que mais? EFICIÊNCIA EFICÁCIA Como fazer as “coisas” certas... Fazer o que deve ser feito... Como fazer certo as “coisas”... Como fazer o que tem para ser feito... Alcance de objetivos INDIVIDUAIS promoção, prestígio, maior salário, carreira, segurança pessoal, cursos de pós-graduação, cargos, etc... Alcance de objetivos ORGANIZACIONAIS resolutividade, humanização da assistência, equidade, redução de custos, valorização e crescimento da equipe, etc...

44 AVALIAÇÃO das ações da equipe multiprofissional função diagnóstica
E o que mais? início durante a cada período função diagnóstica função formativa função somativa “informações sobre o conhecimento prévio das coisas e das pessoas, bem como sobre os seus interesses e necessidades” “permite detectar dificuldades no momento em que elas surgem como também estabelecer planos imediatos de adequação e atualização” “fornece uma visão mais precisa do desempenho do usuário em relação à sua condição física e dos profissionais em relação às suas condutas na equipe”

45 OBJETIVOS atenção integral à saúde
E o que mais? OBJETIVOS para a formação de uma equipe multidisciplinar atenção integral à saúde 1º. qualquer proposta de intervenção deverá agregar às ações de interdisciplinaridade, os princípios norteadores do SUS: integralidade, eqüidade, universalidade. 2º. a resolutividade das ações deverá caracterizar-se pela humanização da assistência, assegurando acolhimento e vínculo.

46 O indivíduo Futuro? Passado? Cultura/tradição PERGUNTAS! RESPOSTAS!
numa equipe multidisciplinar E o que mais? Quem sou? Passado? Cultura/tradição RESPOSTAS! Futuro? Empreendedorismo Inovação PERGUNTAS!

47 A SÍNDROME do empregado... E o que mais?
1ª. Depende de terceiros para trabalhar 2ª. Exige supervisão 3ª. Só busca conhecimentos na sua especialidade 4ª. Não busca conhecer como funciona a saúde pública para poder contribuir na melhoria do atendimento 5ª. Apega-se com o que existe: não se preocupa com o que não existe 6ª. Não sabe identificar e aproveitar oportunidades 7ª. Não é agente de inovações e não muda a si mesmo 8ª. Faz mais do que aprende e tem medo do erro 9ª. Realiza o sonho dos outros e não o seu

48 5. CONCLUSÃO COMPETÊNCIA HABILIDADE CONHECIMENTO ATITUDES
Saber fazer acontecer Alcançar resultado por meio do conhecimento Transformação do conhecimento em RIQUEZA Mudança, INOVAÇÃO e empreendedorismo HABILIDADE Saber fazer Aplicação do conhecimento Transformação do conhecimento em resultado RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS CONHECIMENTO Saber Saber o que e como Informação organizada e estruturada REFERENCIAL COGNITIVO ATITUDES Pró-atividade Empatia Ética HUMILDADE CIENTÍFICA

49 PRINCIPAIS DESAFIOS Trabalho árduo, engloba equipe multi-profissional
Conclusão PRINCIPAIS DESAFIOS Trabalho árduo, engloba equipe multi-profissional “ A ação multiprofissional requer clareza e definição das relações inter-pessoais, da interdisciplinaridade e da comunicação. ” Treinamento continuado: Estudo, pesquisa e ações interdisciplinares

50 Contatos: marques.novojr@gmail.com marques.novojr@ufscar.br
II Encontro Internacional de Estudantes  de Educação Física 14 a 18 de janeiro de Foz do Iguaçu - PR - Brasil Contatos: © JMNovo Jr. 2012


Carregar ppt "II Encontro Internacional de Estudantes  de Educação Física"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google