A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA
Profa. Dra. Rosangela Maria Cunha

2 Dimensões avaliadas em Credenciamento de cursos (MEC):
Dimensão 1 Organização Institucional Dimensão 2 Corpo Social Dimensão 3 Infraestrutura Dimensão 4 Requisitos legais Dimensões avaliadas em Credenciamento de cursos (MEC): Transição (IES): GLS Giz Lousa Saliva CHA Competência Habilidade Atitude

3 Gestão de Competências para EaD
Programas com aplicabilidade e capacitação Infra estrutura Avaliação Institucional

4 Mantenedor Ouvidoria Marketing Secretaria Acadêmica Suporte Acadêmico
Reitoria Pró-reitores Coordenadores Professores Alunos Ouvidoria Marketing Secretaria Acadêmica Suporte Acadêmico Suporte Técnico

5 Desafios da gestão para oferta de EaD
Resistência dos professores e cultura de de negação Mapeamento de competências técnicas e acadêmicas pré-existentes Rompimento de paradigmas Capacitação do pessoal Integração de pessoas, tecnologia e processos Abertura de novos polos de apoio presencial Definição de Plano de Carreira específica

6 LUCRO QUALIDADE IES = empresa prestadora de serviços
Preço atrativo para provocar alto consumo Modelo de negócio que garanta lucro Indicadores de performance Captação e retenção de alunos Marcos Regulatórios Diretrizes Curriculares Missão e Visão da IES PDI e PPP Avaliação Institucional LUCRO QUALIDADE

7 Estratégias que resultarão em melhorias do desempenho da IES
Elaborar diagnósticos (visão macro do negócio): informações acadêmicas, administrativas, financeira Romper paradigmas, modificar estruturas, envolver departamentos Pesquisar empresas que estão se saindo bem no mercado: examinar a oferta de competências complementares observar as tendências de mercado necessidades regionais de cursos Padrão de qualidade que incorpore na missão e na cultura institucionais as áreas prioritárias e a melhoria dos serviços Repensar formas de relacionamento entre as equipes (gerações X, Y) Capacitar e otimizar recursos humanos e tecnológicos Explicar o significado e a importância dos processos de avaliação

8 Gestão de programa de EaD
Quais profissionais/tempo serão envolvidos nos projeto: administradores, tutores e técnicos Capacitação e avaliação acadêmica e administrativa (departamentos e secretárias); Decidir quais os cursos a serem ofertados com base em pesquisa (mercado/polos parceiros) Coordenar todo o processo de criação, implementação e avaliação de cursos (base em pesquisas) Apoio, marketing e avaliação junto aos alunos e coordenadores de pólos constantes; Instalação e manutenção de bibliotecas nos pólos parceiros; Constante capacitação e avaliação acadêmica e administrativa (departamentos e secretarias);

9 Alguns pontos que auxiliam na reflexão:
Qual é o nosso negócio? Por que existimos? Quem são nossos clientes? Quais são nossos concorrentes? O que efetivamente nos distinguem das demais IES? Qual a proposta de valor de nossos cursos? Como nossos egressos são reconhecidos pelo mercado de trabalho? Como queremos que seja esse reconhecimento? Como podemos utilizar as novas tics para agregar valor aos nossos serviços?

10 Obrigada Rosangela Maria Cunha profarosangela@yahoo.com.br


Carregar ppt "GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google